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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 1º Ano Os modismos e valores estéticos da dança de salão, tabus e preconceitos

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Origem A Dança de salão tem origem nos bailes da corte real na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França.(1) Imagem : George Cruikshank/Public Domain.

3 Como chegou às Américas?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Como chegou às Américas? A dança foi levada pelos colonizadores para diversas regiões, nas quais deu origem a muitas variedades que se mesclavam às formas populares locais.(1) Tango Maxixe Habanera Samba de gafieira no Brasil Salsa, bolero etc. Cuba Argentina

4 Por que é chamada de dança de salão?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Por que é chamada de dança de salão? A dança era praticada nos bailes e reuniões sociais com o objetivo de socializar e divertir. Quanto à sua nomenclatura, o termo salão foi atribuído por causa da necessidade de salas grandes, os salões, para a realização das evoluções da dança. (2) Imagem : Davidgothberg/Public Domain.

5 Evolução da dança valsa polca Século XX
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Evolução da dança Inicialmente, as danças de salão não eram realizadas a dois, mas em grupos formando filas de pares. valsa Século XVIII (Áustria e Alemanha). Colocou damas e cavalheiros para dançarem juntos. polca Século XIX (Boemia). Século XX O apogeu da valsa e da polca; o surgimento de novas danças; os movimentos de giros da valsa e da polca foram trocados por movimentos de deslocamentos para frente e para trás, característicos atualmente de danças como o bolero. (2)

6 Modismos e valores estéticos
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Modismos e valores estéticos No Brasil, a dança de salão chegou no século XVI trazida pelos colonizadores portugueses e imigrantes europeus. Aqui sofreu fortes influências culturais indígenas e africanas, num processo de inovação e modificação que também acarretou o surgimento de novas danças, bem típicas e brasileiras. OCORREU: A transferência da corte para o Brasil, que trouxe: hábitos sociais e culturais (MODA). Professores foram contratados para: manter a nobreza brasileira na moda. Foi inserido da Europa no Brasil: valsa, polca, mazurca, xote e quadrilha. (3)

7 Como é vista a dança de salão atualmente?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Como é vista a dança de salão atualmente? Percebemos que hoje, a dança de Salão tem vivido um novo momento, em que aparentemente começa a alcançar lugares no imaginário popular que ainda não haviam sido atingidos. Mesmo depois de longos anos de prática no Brasil, esse fenômeno é reflexo de um processo ainda maior vivido pela nossa sociedade. Isso porque o momento social influencia diretamente a cultura e as transformações vividas no campo das relações sociais. Por exemplo, a transformação na forma como a sociedade vivencia suas atividades de lazer. Por isso, traçamos um paralelo entre esse novo momento vivido pela dança de salão e um fenômeno bastante expressivo característico dos dias de hoje.(4)

8 Dança de salão: tabus e preconceitos
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Dança de salão: tabus e preconceitos Idade Peso Altura Deficiência Antigo Imagem : Seaman Brandon Myrick/U.S. Federal Government/Public Domain.

9 Dança de salão: tabus e preconceitos
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Dança de salão: tabus e preconceitos É uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades e nunca sai de moda. Deve ser praticada por todas as pessoas, respeitando as limitações. Em alguns casos, pode ser necessária uma orientação médica. Atualmente a dança é vista com respeito e beleza, como uma atividade que causa bem-estar para quem a pratica. Imagem : (A) Ignas Kukenys/Creative Commons Attribution 2.0 Generic / (B) J.Pullinen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

10 Tabus e preconceitos Como foi aceita?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Tabus e preconceitos Segundo Carlinhos de Jesus, “a dança de salão antigamente, e eu peguei esta época, era dançada em gafieiras, locais considerados como marginalizados.” Como foi aceita? Ele conta que a dança de salão começou a ganhar seu espaço na mídia nos anos 80, quando a televisão resolveu incluir o estilo em suas novelas e programas musicais. Na década de 90, os bailes da saudade e as gafieiras começaram cada vez mais a ser frequentados pela geração saúde e beleza, popularizando a dança e colocando por água abaixo os velhos tabus. (5)

11 Dança de salão: benefícios à saúde
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Dança de salão: benefícios à saúde Atividade física para você rodopiar e manter sua glicemia estável! A dança promove: o condicionamento físico, conferindo sensação de plenitude e prazer; uma sugestão tentadora para manter a taxa de glicemia estável; o bom humor; emagrece e ainda modela as formas. (5)

12 Características que embelezam a dança de salão
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Características que embelezam a dança de salão Emoção Postura Condução Vestuário Passos Expressão corporal Imagem : che/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

13 Itens que caracterizam a dança de salão
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Itens que caracterizam a dança de salão Estilo Abarca a forma de conduzir e de ser conduzida na pista de dança. Cada pessoa tem em seus trejeitos e movimentos que determinam as principais características de seu estilo. Ritmo Intensidade: as vibrações que cada música transmite. É de fundamental importância para o correto aprendizado da dança de salão. Imagem : Teetaweepo/GNU Free Documentation License.

14 Qual a função do homem na dança de salão?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Qual a função do homem na dança de salão? Uma série de obrigações, tais como cuidar da mulher, planejar o rumo, variar os passos, segurar com firmeza e orientar delicadamente o corpo da mulher. A mulher só precisa acompanhá-lo. (6)

15 O reencontro das culturas por meio da dança de salão
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos O reencontro das culturas por meio da dança de salão A dança de salão é fruto da reunião do que foi gerado pela separação que originou as diferenças étnicas. Hoje, em um salão de baile, passeia-se pelos continentes a cada dança. No mesmo salão, reúnem-se descendentes das origens mais diversas, em especial num país com uma história de povoamento como o Brasil. Isso nos faz pensar que há conflitos humanos solucionáveis ou passíveis de um enfrentamento, cuja estratégia, por sua vez, é resultado do mesmo fenômeno que gerou tais conflitos. (7)

16 Dança de salão na escola
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Dança de salão na escola É comum a prática corporal visar ao desenvolvimento motor, à coordenação motora e à atividade física em si; porém, além desses parâmetros, a educação física deve proporcionar aos alunos a socialização, o lazer e a cultura. Além disso, deve permitir que os alunos tenham uma visão crítica para que entendam a prática corporal abordada, e não apenas a reproduzam. (8) Existe preconceito com a Dança de Salão na escola?

17 É coisa de mulher. Sou tímido.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Quais são os obstáculos? É coisa de mulher. Sou tímido. Imagem: Lady of hats / Public domain

18 Mostrando as características e vantagens que a dança oferece!
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Como podemos quebrar os obstáculos em nossa aula? Mostrando as características e vantagens que a dança oferece! Conhecimento de outras culturas Melhora a capacidade física Promove a socialização É praticado por homens e mulheres

19 Dança de Salão Brasil Samba de gafieira Forró Soltinho
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Ritmos nacionais Dança de Salão Brasil Samba de gafieira Forró Soltinho

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Samba de gafieira De origem africana, o samba tornou-se símbolo do Brasil. O samba de gafieira derivou do maxixe. Essa dança sofreu muitas transformações e atualmente é bastante requintada e técnica. Contudo, mantém-se a malandragem e desenvoltura do bailarino e a dama continua esbanjando sensualidade e molejo dos quadris. (9) Imagem: Paulo.scardine / GNU Free Documentation License

21 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Forró História: no passado, havia em muitas cidades nordestinas os chamados “forrobodós”, que eram, segundo o pesquisador Câmara Cascudo, “bailes sem etiqueta”, também conhecidos como arrasta-pé, bate-chinela ou fobó. Luiz Gonzaga provavelmente foi o primeiro cantor a registrar o termo “forró” em disco, com o Forró de Mané Vito, escrito com Zé Dantas em 1949. Atualmente, existem dois “estilos”: o forró nordestino (o tradicional, encontrado principalmente nas casas de forró do nordeste) e forró universitário (que tem mais evoluções). O forró é a união de vários ritmos; é possível dançar de forma lenta (ao som do xote) ou mais rápido (arrasta-pé, baião e coco). (10) Imagem: Valter Campanato / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Soltinho Não se sabe ao certo como e quando o soltinho apareceu aqui no Brasil, não tendo música característica. Não se pode afirmar “esta música é um soltinho”, mas sim “esta música pode ser dançada como soltinho”. E que músicas são essas? Todas as que tenham balanço, que normalmente eram dançadas separadas. No Rio de Janeiro, o soltinho começou a ser dançado a partir da década de 80; nos salões paulistanos, ele começou a ser dançado no início da década de 90. O ritmo é contagiante pela sua relativa facilidade no aprendizado pelos giros e alegria dos passos e pela improvisação no estilo (não necessita da técnica do samba de gafieira ou do tango). (11)

23 Ritmos internacionais
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Ritmos internacionais Dança de salão Tango Valsa Bolero

24 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Tango É uma dança a par que nasceu no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes de Buenos Aires. Estendeu-se e teve sucesso na Europa. A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo bandoneón. (12) Imagem: Autor desconhecido / Disponibilizado por GdV / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

25 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Valsa Segundo a história da valsa, ela nasceu em regiões campestres da Alemanha e Áustria e, inicialmente, só quem a praticava eram os camponeses simples dessa região. Rapidamente entrou como um verdadeiro furacão nos salões de baile da alta sociedade vienense em que música e dança foram aceitas de imediato. Contudo, somente a partir do século XVIII, passou a ser aceita pelas pessoas das cortes da Europa, quando começou a ser considerada como uma dança de salão elegante. (13) Imagem: Sigismund von Dobschütz / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

26 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio
Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos Bolero Embora de origem espanhola – de “boleras” (bolas) ou de “volero” (de volar – voar) –, hoje o bolero tem presença mundial devido principalmente à difusão pelo México, e tem contribuído com seu romantismo para a união de muitos casais já há várias gerações. No entanto, mesmo com toda essa trajetória de transformações, sempre foi mantido seu caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada que, por sua vez, seduz o parceiro. (14) Imagem: Ilgar Jafarov / Use it for any purpose

27 EXTRA: sugestões de atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos EXTRA: sugestões de atividade 1-) Etapa1 - Em sala de aula: a) escolher dois tipos de dança de salão. Exemplo: tango e samba de gafieira; b) apresentar um vídeo sobre essas danças: Tango. Acessado em 04/07/2012 Samba de gafieira, Carlinhos de Jesus. Acessado em 04/07/2012 Etapa 2 - Após assistir ao vídeo, pedir para o educando escrever sobre: as diferenças que eles encontraram entre os dois ritmos, e dizer quem já teve uma experiência na dança e gostaria de dançar, porém não teve oportunidade ou estímulo. Indicação: o filme “VEM DANÇAR” retrata a importância da dança de salão na escola.

28 EXTRA: sugestões de atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Os modismos e os valores estéticos da dança de salão: tabus e preconceitos EXTRA: sugestões de atividade 2-) Levar os educandos para a quadra ou pátio da escola: a) o professor deve escolher um ritmo e colocar a música; b) o professor deve iniciar convidando um educando para dançar com ele para quebrar a timidez do grupo; c) em seguida, demonstrar a sequência dos passos e observar se os demais têm iniciativa; d) o professor deve estimular aos demais educandos a organizarem pares e a dançarem livremente. Para incentivo, o professor deve demonstrar a beleza dos ritmos e a importância da postura para desenvoltura da dança de salão.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 George Cruikshank/Public Domain 14/11/2012 4 Davidgothberg/Public Domain 8 Seaman Brandon Myrick/U.S. Federal Government/Public Domain 9A Ignas Kukenys/Creative Commons Attribution 2.0 Generic 9B .Pullinen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 12 che/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 13 Teetaweepo/GNU Free Documentation License 17 Lady of hats / Public domain 15/11/2012 20 Paulo.scardine / GNU Free Documentation License

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 21 Valter Campanato / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 15/11/2012 24 Autor desconhecido / Disponibilizado por GdV / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 25 Sigismund von Dobschütz / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 26 Ilgar Jafarov / Use it for any purpose


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