A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução Sabe-se que a Biblioteca Norte da Ilha tem por finalidade dar suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, percebe-se que poderia ser muito mais explorada pela comunidade acadêmica, levando a que se questione o porquê de os alunos e professores demonstrarem tanta falta de interesse pelos serviços da Biblioteca, mesmo cientes de que ela é muito importante para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Um dado especialmente preocupante é o fato de o nível de empréstimos, além de baixo, ter sido decrescente no período 2004-2006. A retirada de livros por professores, alunos e funcionários caiu de 1,72 em 2004.1 para 1,50 em 2006.2. Embora não se tenham informações sobre o número ideal ou satisfatório de empréstimos, crê-se que os números médios acima sejam baixos, dado que nunca se chegou a dois livros retirados por mês por usuário. Com base nessas informações desenvolveu-se um projeto de pesquisa com o objetivo de avaliar os principais serviços ofertados pela Biblioteca Norte da Ilha. Tendo como foco principal o acervo, a estrutura física e o atendimento. Objetivos 2.1 OBJETIVO GERAL Analisar as necessidades dos usuários e conhecer sua percepção acerca dos serviços ofertados pela Biblioteca para que, por meio de alinhamento estratégico em sua implementação, se possa alavancar seu nível de utilização, contribuindo para a melhoria do nível de aprendizado. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer os padrões de empréstimos de bibliotecas em geral e universitárias, bem como de bibliotecas de universidades congêneres. - Analisar as necessidades dos usuários quanto a títulos e número de exemplares. - Conhecer as facilidades e dificuldades dos usuários quanto à utilização dos serviços prestados pela Biblioteca. - Propor um sistema de informação sobre a utilização de títulos e exemplares. - Analisar o sistema de aquisição de títulos, exemplares, equipamentos e outros materiais. Metodologia A pesquisa envolveu a comunidade acadêmica – alunos, professores e pessoal administrativo – do Campus Norte da Ilha, por se inserirem no conceito de usuários, além de funcionários das bibliotecas de outras unidades, por sua condição de especialistas. A pesquisa de campo se deu em quatro etapas Primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do desempenho de bibliotecas em geral com o objetivo de se extraírem informações necessárias ao subsídio dos grupos de foco. Também nessa primeira etapa, ouviram-se os funcionários de bibliotecas de outras unidades. Na segunda etapa, realizaram-se dois grupos de foco, sendo um com nove alunos e outro com sete professores da Unidade Norte da Ilha. Ambos foram conduzidos pela orientadora e contaram com a observação do aluno e da bibliotecária chefe. A entrevista em grupos de foco é uma das técnicas de pesquisa qualitativa. Surgiu após a 2ª Grande Guerra e se desenvolveu nos anos 50 como contraponto às técnicas fortemente calcadas em números, criticadas por revelarem muito pouco sobre os bastidores do tema estudado. A terceira etapa cuidou de consolidar as duas rodadas de entrevistas (Apêndice A), de modo a gerar os atributos que comporiam o questionário estruturado a ser respondido pela comunidade do NI. Das entrevistas, foram retiradas 38 perguntas, classificadas quanto ao Acervo, à Estrutura Física e a Outros Serviços (Apêndice B). Dessas 38, 37 foram classificadas em quatro níveis e uma foi de resposta livre. Na quarta e última etapa, distribuíram-se os questionários para resposta imediata, na presença do bolsista ou dos professores que auxiliaram na distribuição. Os 449 questionários que puderam ser aproveitados foram, então, tabulados para extração dos resultados. Resultados Os resultados foram agrupados mantendo a organização do questionário, quais sejam, caracterização do respondente e informações sobre o acervo da Biblioteca, sua estrutura física e os outros serviços por ela prestados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, com o apoio do software Excel e constam dos Apêndices C a F. Conclusões Entende-se que o objetivo geral desta pesquisa tenha sido atingido com sucesso, dado que foi possível inferir as necessidades dos usuários e conhecer sua percepção acerca dos serviços ofertados pela Biblioteca. Destaca-se ainda que foram levantadas informações essenciais que nortearão as futuras decisões dos gestores da biblioteca. Com a posse dessa pesquisa certamente será possível compreender e atender as principais percepções dos usuários da Biblioteca Universitária Norte da Ilha, Proporcionando-lhes um ambiente de estudo mais agradável e completo dentro das diversas áreas do conhecimento. Apoio Financeiro: Unisul TABELA DE RESPONDENTES DIREITOADMRITURISMOTOTAL N%N%N%N%N% ALUNO 18291,5%9385,3%6983,1%3181,6%37587,4% PROFESSOR 178,5%1614,7%1416,9%718,4%5412,6% TOTAL 199100,0%109100,0%83100,0%38100,0%429100,0% COLABORADOR 20100,0% TOTAL 20100,0% TOTAL GERAL 449100,0% Rafael Bavaresco Bongiolo, Projeto individual apresentado ao PUIC Orientadora: Profª: Lenise Saraiva de Vasconcelos Costa Administração - Campus Norte da Ilha Rafael Bavaresco Bongiolo, Projeto individual apresentado ao PUIC Orientadora: Profª: Lenise Saraiva de Vasconcelos Costa Administração - Campus Norte da Ilha


Carregar ppt "ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google