A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os."— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os professores

2 Distinções No texto de Marc Prensky, que será o nosso guia ao longo deste trabalho, é abordado o desenvolvimento humano relativamente às tecnologias. Para ajudar aperceber esta evolução sugere a existência de dois conceitos, duas gerações, que, embora singulares, se complementam: os Nativos Digitais e os Imigrantes Digitais. Nativo Digital – Indivíduo nascido na era digital, falante nativo da linguagem dos computadores, jogos de vídeo, telemóvel e Internet. A tal ponto vão as diferenças que já nascem com o cérebro fisicamente alterado. Imigrante Digital – Indivíduo que, não tendo nascido na era digital, mais tarde se fascinou pelas novas tecnologias e tenta adaptar-se às exigências dessa era.

3 “Os nossos alunos têm mudado radicalmente. Os alunos de hoje não são mais as pessoas que o nosso sistema educativo foi desenhado para ensinar.” (Prensky, 2001) Todos eles são nativos de um mundo onde impera a linguagem digital. As gerações anteriores, mudavam…, roupas, adornos corporais, ou estilos. Deu-se uma enorme transformação pois cresceram rodeados pela tecnologia digital (computadores, jogos vídeo, reprodutores digitais de música, câmaras de vídeo, telemóveis…). Passam:- menos de 5.000 horas das suas vidas a ler; - mais de 10.000 horas a jogar jogos de vídeo; - 20 mil horas a ver TV. Os Nativos Digitais Nasceram com as novas tecnologias. Cresceram e desenvolveram-se simultaneamente.

4 Os Nativos Têm muito que ensinar.

5 Os Imigrantes Digitais Os imigrantes não atingem, nem gostam, do ritmo dos nativos digitais. São aptidões que não compreendem uma vez que gostam das coisas feitas passo a passo e é assim que as ensinam. Os alunos de hoje precisam de ser estimulados e, os imigrantes e os professores, terão de reaprender a ensinar. Temos cérebrozinhos adaptados a esta nova forma de viver e muito que aprender, para conseguir leccionar o currículo “tradicional”. “O conteúdo "Futuro" é, em grande medida, digital e tecnológico. Inclui software, hardware, robótica, nanotecnologia, genética, etc., mas também a ética, política, sociologia, línguas e outros assuntos relacionados com estas dimensões.” (Prensky, 2001) “Existirá alguma razão para que, uma geração que pode memorizar mais de 100 personagens de Pokémon, com todas as suas características, história e evolução não consiga aprender os nomes, as populações, as capitais e as relações de todas as 181 nações no mundo? Tudo depende da forma como essa informação é apresentada.” (Prensky, 2001)

6 Nativos digitaisImigrantes Digitais Preferem receber informação rapidamente de múltiplas fontes multimédia Preferem a disponibilização progressiva e controlada da informação de um número limitado de fontes Preferem o processamento paralelo e a execução de múltiplas tarefas Preferem o processamento singular e tarefas individuais Preferem imagens, sons e vídeo antes do textoPreferem fornecer texto antes do multimédia Preferem o acesso aleatório a recursos hiperligadosPreferem o fornecimento linear de informação, de forma lógica e sequencial Preferem a interacção simultânea com múltiplos interlocutores Preferem a acção independente dos estudantes Preferem a aprendizagem just-in-timePreferem ensinar just-in-case (não vá aparecer no exame) Preferem a gratificação instantâneaPreferem gratificar/atribuir notas em diferido Preferem a aprendizagem relevante, instantânea, útil e divertida Preferem ensinar segundo o currículo e testes padronizados Diferenças

7 Num curto espaço de tempo houve uma geração que mudou com a tecnologia, a nós, resta-nos aprender ao máximo com os nativos, compreender a mudança comportamental e, se necessário, mudar também. Comunicar: email, chat, sms Vs carta escrita à mão Temos formas distintas de: Partilhar: a vida privada através de blogues Vs não partilha Negociar: Efectua compras e vendas de praticamente tudo Vs compras e vendas em lojas reais, físicas Trocar Criar Encontrar pessoas Coleccionar Coordenar Avaliar Jogar: jogos de computador complexos e de difícil conclusão Vs Jogos de pares ou único utilizador Aprender P esquisar: p assa grande parte da sua actividade online a pesquisar Vs queixa de existência de muita informação acerca de cada tema Analisar Programar Dar a conhecer: partilhar Conhecimento é Poder Vs não partilha "conhecimento é poder" Socializar Evoluir Crescer

8 Claramente o Estudante Digital se encaixa no perfil de Nativo Digital

9 “Digital Natives, Digital Immigrants”, Marc Prensky, 2001 “The Emerging Online Life of the Digital Native: What they do differently because of technology, and how they do it “, Marc Prensky, 2004 Bibliografia

10 Grupo Vermelho: Docentes: Emanuel SilvaLúcia Amante Eunice Afonso Daniela Melaré Vieira Barros Mª Cristina Gouveia


Carregar ppt "Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google