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Filosofia Geral e Ética "Meditar, em filosofia, é encaminharmo-nos do conhecido para o desconhecido, e aqui defrontar o real." Paul Valéry "A filosofia.

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1 Filosofia Geral e Ética "Meditar, em filosofia, é encaminharmo-nos do conhecido para o desconhecido, e aqui defrontar o real." Paul Valéry "A filosofia ensina a agir, não a falar." Sêneca

2 O Que é Filosofia? amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância [Segundo autores clássicos, sentido original do termo, atribuído ao filósofo grego Pitágoras (sVI a.C.).] A Reflexão leva à Transcendência.

3 Sócrates: “Só sei que nada sei” a Ética Socrática O Não-Saber é uma premissa, um princípio do “Método Socrático”. O ponto de partida de questionamento ao interlocutor. O Platonismo

4 Valores: Particulares e Sociais Doxa: “Opinião!” Particular Eidos: “Ideia” Universal Segundo Sócrates/Platão a ideia deveria ser o princípio de criação de valores sociais.

5 Aristóteles A Lógica Instrumento para alcançar o saber Empirismo Clássico Saber Dedutivo e Necessário

6 Rousseau e a Educação "tudo é certo em saindo das mãos do Autor das coisas, tudo degenera nas mãos do homem" [ROUSSEAU. Emílio ou da educação, p. 9] Pensar, então, a infância deste ser é, na verdade, pensar no momento em que ele pode se formar enquanto homem natural. É este homem natural, que identificamos na infância, que se estende dos primeiros momentos de vida até os seus quinze anos, quando começa a sua adolescência, que antecede o cidadão, que somente podemos identificar no homem, quando ele atinge a sua fase adulta.

7 No estado em que se encontram as coisas, um homem abandonado a si mesmo, desde o nascimento, entre os demais, seria o mais desfigurado de todos. Os preconceitos, a autoridade, a necessidade, o exemplo, todas as instituições sociais em que nos achamos submersos abafariam nele a natureza e nada poriam no lugar dela. Ela seria como um arbusto que o acaso fez nascer no meio do caminho e que os passantes logo farão morrer, nele atendo de todos os lados e dobrando-o em todos os sentidos [Emílio ou da educação, p. 9].


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