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Fundamentos de Engenharia de Software Normas ISO 9000 Alunos Eric da Silva Praxedes Luiz Carlos Prado Mendes Junior.

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1 Fundamentos de Engenharia de Software Normas ISO 9000 Alunos Eric da Silva Praxedes Luiz Carlos Prado Mendes Junior

2 ISO 9000 Norma de Gestão e Garantia de Qualidade ISO (International Standard Organization) objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica.

3 QUALIDADE "Conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e características implícitas que são esperadas do produto ou serviço desenvolvido ". É fazer a coisa certa na primeira vez. É a adequação ao uso; a conformidade às exigências do cliente.

4 Fatores de Qualidade de Software Correção (Corretness) - cumpre os objetivos do cliente? Confiabilidade - ele sempre se comporta bem o tempo todo? Capacidade de teste - posso test á-lo ? Manutenibilidade - posso concertar ? Flexibilidade - posso mud á-lo ? Portabilidade - posso usar em outra m á quina ? Integridade - acesso não autorizado pode ser controlado ? Reusabilidade - posso reutilizar parte do software ? Interoperabilidade - posso compor interface em outro sistema?

5 Para que uma empresa precisaria obter esse certificado? Diferencial de qualidade Abre as portas para o mercado Internacional Benefícios para os colaboradores e empregados. Confiança do cliente. Demonstrar que administra com qualidade e portanto, garante a qualidade de seus produtos e serviços. Relações comerciais facilitadas. Redução de custos e riscos. Trabalho mais organizado e menos sujeito a erros.

6 Como obter a norma ISO 9000 no Brasil ? A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pela distribuição da norma, sob o Título NBR ISO 9000.

7 Objetivos da ABNT Promover a elaboração de normas técnicas e fomentar seu uso nos campos científico, técnico, industrial, comercial, agrícola, de serviços e correlatos, mantêndo-as atualizadas, apoiando-se, para tanto, na melhor experiência técnica e em trabalhos de laboratório; Incentivar e promover a participação das comunidades técnicas na pesquisa, no desenvolvimento e difusão e da normalização do país; Representar o Brasil nas entidades internacionais de normalização técnica e delas participar;

8 ISO Linhas genéricas para a aplicação da norma ISO 9000 ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software adapta a norma ISO 9000 às realidades do negócio de software.

9 O que fazer para implantar? Elaborar procedimentos Elaborar instruções de trabalho e registros Utilizar o que foi elaborado na prática

10 Como obter o Certificado? Auditores de um órgão certificador realizam auditoria Auditores fazem relatório Órgão certificador analisa e emite certificado

11 Auditoria Autorizadas pela administração superior. São feitas avaliações de práticas reais, evidentes, comparadas com requisitos estabelecidos. Têm métodos e objetivos específicos. São programadas com antecedência. São realizadas com prévio conhecimento e na presença das pessoas cujo trabalho será auditado; Realizadas por pessoal experiente, treinado e independente da área auditada. Resultados e recomendações são examinados e, em seguida, acompanhados para verificar o cumprimento das ações corretivas. Não têm ação punitiva, mas corretiva e de aprimoramento.

12 Métricas utilizadas para classificar um software Acurácia Concisão Inteireza Consistência Comunidade de dados Tolerância a erros Eficiência de execução Expansibilidade Generalidade Independência de hardware Instrumentação Modularidade Operabilidade Segurança Independência do software Rastreabilidade Treinamento

13 Os Elementos da ISO série Responsabilidade da administração Requer que a política de qualidade seja definida documentada, comunicada, implementada e mantida. Além disto, requer que se designe um representante da administração para coordenar e controlar o sistema da qualidade. 2 - Sistema da qualidade Deve ser documentado na forma de uma manual e implementado. 3 - Análise crítica de contratos Os requisitos contratuais devem estar completos e bem definidos. A empresa deve assegurar que tenha todos os recursos necessários para atender às exigências contratuais.

14 Os Elementos da ISO série Controle de projeto Todas as atividades referentes à projetos (planejamento, métodos para revisão, mudanças, verificações, etc.) devem ser documentadas. 5 - Controle de documentos Requer procedimentos para controlar a geração, distribuição, mudança e revisão em todos os documentos. 6 - Aquisição Deve-se garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores.

15 Os Elementos da ISO série Produto fornecido pelo cliente Deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso. 8 - Identificação e rastreabilidade do produto Requer a identificação do produto por item, série ou lote durante todos os estágios da produção, entrega e instalação. 9 - Controle de processos Requer que todas as fases de processamento de um produto sejam controladas (por procedimentos, normas, etc.) e documentados Inspeção e ensaios Requer que as matéria-primas sejam inspecionadas (por procedimentos documentados) antes de sua utilização.

16 Os Elementos da ISO série Equipamentos de inspeção, medição e ensaios Requer procedimentos para a calibração/aferição, o controle e a manutenção destes equipamentos Situação da inspeção e ensaios Deve haver, no produto, algum indicador que demonstre por quais inspeções e ensaios ele passou e se foi aprovado ou não Controle de produto não-conforme Requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitos especificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente.

17 Os Elementos da ISO série Ação corretiva e preventiva Exige a investigação e análise das causas de produtos não-conformes e adoção de medidas para prevenir a reincidência destas não- conformidades Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e expedição Requer a existência de procedimentos para o manuseio, o armazenamento, a embalagem e a expedição dos produtos Registros da qualidade Devem ser mantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produção. Estes devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios.

18 Os Elementos da ISO série Auditorias internas da qualidade Deve-se implantar um sistema de avaliação do programa da qualidade Treinamento Devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, atualizar e ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários Assistência técnica R equer procedimentos para garantir a assistência à clientes Técnicas estatísticas Devem ser utilizadas técnicas para verificar a aceitabilidade da capacidade do processo e as características do produto.

19 Algumas empresas que possuem o certificado ISO9000 Kavo Sony Unysis Brasil Sika Synteco Minagás Lego Gradiente Caesar Park Hotel SMK Companhia de Cimento Goiás Séculus veículos Bragalar Indústria de Estofados Farmácia Central de Nova Iguaçu

20 Referências Pressman, Roger (Software Enginering A Practitiones Aprroach)


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