A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUGUSTO COMTE (1798-1857) Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de 1798. Era filho de Louis-Auguste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUGUSTO COMTE (1798-1857) Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de 1798. Era filho de Louis-Auguste."— Transcrição da apresentação:

1 AUGUSTO COMTE ( ) Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de Era filho de Louis-Auguste Comte (fiscal de impostos) com sua esposa Rosalie Boyer. com dezesseis anos de idade, Comte ingressou na Escola Politécnica de Paris Um de seus primeiros empregos foi o de secretário do Conde Henri de Saint-Simon, o primeiro filósofo a ver claramente a importância da organização econômica na sociedade moderna, e cujas idéias Comte absorveu, sistematizou com um estilo pessoal e difundiu. Porém, em 1824, Comte separou-se de Saint-Simon, acusando-o de ter publicado um escrito seu, intitulado "Planos de Trabalho Científico Necessários à Reorganização da Sociedade".

2 Nesse mesmo ano, Comte casou-se com Caroline Massin
Nesse mesmo ano, Comte casou-se com Caroline Massin. Dois anos depois, iniciou o "Curso de Filosofia Positiva", publicado só em O curso, porém, foi interrompido em sua terceira aula devido a uma crise de depressão melancólica sofrida por Comte. A partir daí, Comte passa por uma difícil fase de sua vida: tenta o suicídio, separa-se de Caroline Massin, sofre várias tentativas nulas de obter a cátedra, perde seu posto de examinador de admissão na Escola Politécnica e começa a ser sustentado por amigos. Em 1844, Comte conhece Clotilde de Vaux, esposa de um presidiário, e apaixona-se perdidamente por ela. Promete transformá-la em nova Beatriz, a musa de Dante. Um ano depois, Clotilde de Vaux morre, e Comte torna-se inspirador de uma nova religião, publicando entre 1851 e 1854 a "Política Positiva ou Tratado de Sociologia Instituindo a Religião da Humanidade". Em 1852, publica "O Catecismo Positivista ou Exposição Sumária da Religião Universal". Comte morre logo depois, em 1857, após viver seus últimos anos em grande solidão.

3 AUGUSTO COMTE ( ) Podemos discernir, nos estudos de Comte, três princípios básicos: Prioridade do todo sobre as partes: significa que, para compreender e explicar um fenômeno social, particular devemos analisa-lo no contexto global a que pertence. O progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana: a sucessão de gerações, com seus conhecimentos permite uma acumulação de experiências e de saber que constitui um patrimônio espiritual. O homem é o mesmo por toda à parte e em todos os tempos, em virtude de possuir idêntica constituição biológica e sistema cerebral.

4 AUGUSTO COMTE ( ) De tais idéias surgiu à classificação das sociedades denominada “A Lei dos Três Estados”. 1- Estado TEOLÓGICO 2- Estado METAFÍSICO 3- Estado POSITIVO ·       TEOLÓGICO ou FICTÍCIO: fenômenos explicados através das causas primeiras, em geral personificados nos deuses: -       Fetichismo – poderes sobrenaturais a seres inanimados e a animais. -   Politeísmo – quando atribui a diversas potências sobrenaturais ou deuses certos traços da natureza humana (motivações, vícios e virtudes). -       Monoteísmo – quando se desenvolve a crença num único deus.

5 METAFÍSICO ou ABSTRATO:
causas primeiras sendo substituídas por causas mais gerais. O sobrenatural buscando nas idéias explicações sobre a natureza das coisas e a causa dos acontecimentos. Substituição dos deuses por forças físicas, químicas e vitais; substituição da imaginação pela argumentação; homem se desvincula do sobrenatural.        POSITIVO ou CIENTÍFICO: a tentativa de compreender as coisas através da observação científica e do raciocínio, formulando leis. OBSERVAÇÃO em troca da imaginação e da argumentação; cada proposição positiva deve corresponder a um fato, seja ele particular ou universal; foge ao empirismo, ou seja, não reduz o conhecimento a fatos isolados; abandona a consideração das CAUSAS, impossibilidade de reduzir diversos tipos de fenômenos em um só princípio.

6 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Simples e Abstratas (matemática,física, astronomia, química,...) evoluem-se... Complexas e Concretas (biologia e finalmente sociologia) SOCIOLOGIA = ápice da ciência e síntese de todo conhecimento humano. Ainda divide-a em:ESTÁTICA SOCIAL e DINÂMICA SOCIAL               - ESTÁTICA SOCIAL, estudo das forças que mantém unida a sociedade. Estática é a teoria da ordem. Estudo das relações mútuas e equilíbrio das diversas instituições de uma sociedade em dado momento. É a ordem ao lado do progresso. Quatro fatores: saúde, educação, economia, cultura. - DINÂMICA SOCIAL, estudo das causas das mudanças. Dinâmica é a teoria do progresso. Estuda a evolução social, na passagem pelos três estados.

7 AUGUSTO COMTE ( ) OBJETIVO ÉTICO Reduzir a filosofia a uma religião – a nova religião da humanidade. Com a descoberta das leis da natureza, a finalidade da ciência é submeter totalmente a natureza ao homem – saber para prever e prever para poder. Na história tudo é racionalmente necessário, passando por incessante aperfeiçoamento. Com o progresso da inteligência o homem atingiu a suprema norma moral: viver para os outros. Regime sociológico com a supressão do egoísmo e império do altruísmo.

8 Algumas máximas de Comte:
AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, E O PROGRESSO POR FIM; TUDO É RELATIVO, EIS O ÚNICO PRINCÍPIO ABSOLUTO. INDUZIR PARA DEDUZIR, AFIM DE CONSTRUIR O ESPÍRITO DEVE SER SEMPRE, O MINISTRO DO CORAÇÃO, JAMAIS SEU ESCRAVO A SUBMISSÃO É A BASE PARA O APERFEIÇOAMENTO O HOMEM RESUME EM SI TODAS AS LEIS DO MUNDO; SATISFAZER OS POBRES,MAS MANTENDO OS RICOS CASO SEJA O CORAÇÃO QUE DEVA COLOCAR AS QUESTÕES, É SEMPRE O ESPÍRITO QUE DEVE RESPONDER NÃO É SOMENTE PARA MODIFICAR A ORDEM UNIVERSAL QUE NÓS NECESSITAMOS CONHECE-LA, MAS PARA USÁ-LA DIGNAMENTE


Carregar ppt "AUGUSTO COMTE (1798-1857) Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de 1798. Era filho de Louis-Auguste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google