Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiulia Reza Alterado mais de 8 anos atrás
1
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
Michelângelo Mazzardo Marques Viana Bibliotecário CRB-10/1306 PUCRS
2
O Bibliotecário é o profissional mais qualificado na instituição para saber o que perguntar na hora de adquirir um software para a Biblioteca
3
Porque? Conhece a área Conhece a realidade da biblioteca
Conhece as necessidades Conhece a terminologia É ele quem irá utilizar
4
Necessidades da biblioteca
O que a biblioteca precisa automatizar? Quantidade de usuários Acervo Redes de Cooperação Serviços prestados
5
Funções principais desejadas
O que o sistema deve fazer para facilitar o trabalho na Biblioteca? Catalogação ? Seriados ? Circulação ? Catálogo on-line ? Aquisição ?
6
Opções do mercado Sites na Internet Artigos Páginas de desenvolvedores
Quais sistemas disponíveis atendem os requisitos? Sites na Internet Artigos Páginas de desenvolvedores Bibliotecas que já utilizam sistemas
7
Custos de implantação Quanto custa o software? Quanto a instituição pode pagar? Relação custo X benefício Custo do software Equipamentos Treinamento Manutenção Pessoal
8
E depois de escolher, o que eu faço?
9
Passos para avaliar sistemas
Saber se o software funciona Saber se a empresa é séria Saber se a empresa conhece uma verdadeira biblioteca Contatar Técnicos de Informática para avaliar e adquirir o hardware
10
Saber se o software funciona
O que perguntar para saber se o sistema funciona ou não O sistema permite uso de padrões internacionais como o MARC? É possível personalizar o software? Como? É possível adaptar o software às políticas da instituição? Como?
11
Saber se o software funciona
O que perguntar para saber se o sistema funciona ou não É possível emitir relatórios de forma simples? Como é a emissão? A empresa presta suporte remoto? Como funciona? É possível integrar o software com o sistema da instituição? O que já foi feito?
12
Saber se a empresa é seria
A empresa é uma empresa registrada e conhecida? Verificar com instituições que já utilizam o sistema Verificar com profissionais Bibliotecários Verificar se possui registro Verificar se os técnicos que atuam na empresa são profissionais, com experiência Verificar se a empresa possui política de desenvolvimento de software
13
Saber se a empresa conhece uma verdadeira biblioteca
O maior número de clientes da empresa são bibliotecas? Saber se a empresa conhece a Biblioteconomia e seus detalhes práticos, o dia-a-dia do trabalho Verificar a terminologia utilizada pelos vendedores e pelos técnicos A empresa atua diretamente com as bibliotecas que são suas clientes?
14
Adquirir o hardware Este é o momento de pedir apoio aos Técnicos de Informática para: Avaliar as opções de hardware e Quantificar as necessidades de: Sistema operacional Banco de Dados Processadores Memória Conexão com Internet ...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.