A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novos Relacionamentos: A paternidade e a filiação cristãs Ef 6.1-4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novos Relacionamentos: A paternidade e a filiação cristãs Ef 6.1-4"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Relacionamentos: A paternidade e a filiação cristãs Ef 6.1-4
“A Igreja de Cristo e a Comunidade” Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 09/06/2013

2 Ef 1Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

3 Ef 6.1 Filhos, obedecei a vossos pais...
Hypakouõ = obediência literal à autoridade. É uma mensagem direta do apóstolo Paulo às crianças, ou filhos; Esta obediência flui do amor, da gratidão e do respeito devido aos pais mas, acima de tudo, da reverência devida ao Senhor!

4 Ef 6.1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo
Paulo diz que essa obediência deve ser no Senhor, E que isto (= obedecer) é justo. Devo obedecer aos meus pais porque o Senhor me ordena que assim o faça! Ou... Quando obedeço aos meus pais, estou obedecendo e agradando ao meu Senhor.

5 2Honra a teu pai e a tua mãe...
Que importância Deus dá a isto? Êx

6 Êx 20.1-12 – Os Dez Mandamentos
1Então, falou Deus todas estas palavras: 2Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3Não terás outros deuses diante de mim. 4Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

7 Êx 20.1-12 – Os Dez Mandamentos
6e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.

8 Êx 20.1-12 – Os Dez Mandamentos
10Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. 12Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

9 Fundamentos “Honrar” significa amar, acatar de forma muito elevada, respeito, consideração. Ex Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Dt Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

10 2 ... (que é o primeiro mandamento com promessa),

11 O primeiro mandamento de Deus que traz uma promessa!
Fundamentos Ex Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Dt Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

12 Deus coloca extraordinária importância a este mandamento!
Entretanto... Ex 20.6 Deus coloca extraordinária importância a este mandamento! 6e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Esta promessa de fato precede a que aparece no 5º. Mandamento! Lv Disse o Senhor a Moisés: 2Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. 3Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

13 3 ... sejas de longa vida sobre a terra.

14 A obediência aos pais piedosos não é o único fator que afeta a extensão da vida de uma pessoa...
... mas é um fator importante! A desobediência leva a uma vida indisciplinada; Conduz ao vício e à dissipação; Isto, associado a outras coisas semelhantes, encurta a vida.

15 3 para que te vá bem,

16 Embora uma pessoa dissoluta possa chegar a uma idade centenária...
... mesmo que siga na impiedade, As coisas não lhe irão bem! Nunca terá verdadeira paz!

17 É inequívoco o ensinamento da Palavra de Deus:
Filhos indisciplinados são sinônimo de ruína para si mesmos, para a família, para a igreja, para a sociedade e para a nação! A promessa de Deus de recompensar a obediência continua plenamente vigente!

18 Agora, aos pais:

19 4E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

20 Uma via de duas mãos! A admoestação aos pais segue bem de perto à dirigida aos filhos! A obediência perfeita depende, em grande parte, do exercício correto da autoridade pelos pais

21 Há várias formas de errarmos, neste aspecto:
Cl 3.21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Há várias formas de errarmos, neste aspecto:

22 Por excesso de proteção;
Por favoritismo; Por desestímulo; Por não permitir ao filho o ter as suas próprias idéias; Por negligência; Por meio de palavras ásperas e crueldade física.

23 ... educai-os com brandura

24 Nutrir, educar com brandura:
Prover os filhos de nutrição física, mental e espiritual! Que sejam animados carinhosamente (Calvino);

25 ... na disciplina e admoestação do Senhor.

26 A disciplina no Senhor:
Pode não ser agradável no momento de sua aplicação; Mas depois será apreciada e produzirá bons frutos! 2 Tm Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

27 A disciplina no Senhor:
Pode ser descrita como educação por meio de regras e normas, recompensas e, se necessário for, castigos.

28 Toda disciplina e admoestação deve ser do Senhor;
Disciplina desse caráter equivale à educação cristã! Uma educação tal que o Senhor possa colocar sobre ela o Seu selo de aprovação! O próprio coração da educação cristã é este: conduzir o coração do filho ao coração do seu Salvador!

29 As ordens divinas não podem ser cumpridas sem a graça e o poder provenientes do Espírito do Senhor que habita em nós.


Carregar ppt "Novos Relacionamentos: A paternidade e a filiação cristãs Ef 6.1-4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google