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Da fala para o texto O que muda na prática ??????.

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Apresentação em tema: "Da fala para o texto O que muda na prática ??????."— Transcrição da apresentação:

1 Da fala para o texto O que muda na prática ??????

2 (só um parênteses) Barnes e Todd (apud McConnel,1999) sugerem várias categorias de funções para a fala divididas em dois níveis. No nível 1 referem-se:  à condução da discussão;  ao processo lógico. No nível 2, elas se referem:  às habilidades sociais;  às estratégias cognitivas; e  à reflexividade.

3 Dillenbourg propõe ainda outras categorias de análise das interações verbais:  (i) social ou cognitivo(busca de uma solução para a tarefa);  (ii) cognitivo (leituras, coleta de dados, etc.) ou no metacognitivo (planejamento, teste de soluções e hipóteses, etc  (iii) tarefa (o que é) comunicativo (como resolver).

4 McConnel - benefícios dos processos cooperativos. Dentre eles podem ser destacados:  melhores níveis de desempenho e de aprendizado;  maior qualidade das estratégias de raciocínio;  processos de solução novos e criativos;  melhor transferência de aprendizado;  oportunidade do compartilhamento de idéias e informações;  maiores habilidades de comunicação,  promove um contexto capaz de dar aos estudantes mais controle sobre o seu próprio aprendizado;  validação de idéias individuais e maneiras de pensar através da conversação;  capacidade de perceber através de múltiplas perspectivas (reestruturação cognitiva);  e capacidade de argumentação (com resolução de conflitos conceituais).

5 Base Social (Social Grounding) É o mecanismo segundo o qual um indivíduo procura manter a crença de que o seu parceiro entendeu o que ele quis dizer. Ou seja aquele que fala tenta monitorar o ouvinte e checa se ele está entendendo, e tenta reparar e ajudá-lo sempre que necessário (esclarecendo diálogos, apontando para lembranças passadas, ou objetos visíveis, desenhando um esquema, e assim por diante...)

6 Grounding Grounding é o nome dado aos processos nos quais o common ground (ou compreensão mútua) entre os membros do grupo é estabelecido, mantido e ampliado. Através deste mecanismo ambos os parceiros constróem progressivamente uma concepção compartilhada do problema ou conceito.

7 O custo desta base social, muda com o meio de comunicação há dois fatores de custo especialmente relevantes:  o custo da mudança do locutor - um fala de cada vez e é preciso trocar quem fala de tempos em tempos. Em comunicações a longa distâncias as vezes tem-se problemas (câmbio do radio amador - tempos vazios até ouvir a voz do outro em telefonemas de longa distância – chat´s: ver ou não o outro digitando a mensagem)

8 O custo desta base social, muda com o meio de comunicação E ainda:  custo de visualização - o monitoramento das expressões faciais é fundamental para a construção de uma boa base social. Quando não se tem isto disponível o esforço de comunicação cresce e fica muito mais custoso reparar desentendimentos (emoticons e thinking alouds do e.mail)

9 Do not take it for grant? 1.contato. O interlocutor deseja e é capaz de dar continuidade a interação; 2.percepção. O interlocutor deseja e é capaz de perceber a mensagem; 3.compreensão. O interlocutor deseja e é capaz de compreender a mensagem; 4.reação. O interlocutor deseja e é capaz de responder (aceitar, rejeitar) adequadamente à mensagem.

10 PRESENÇA SOCIAL (short et alli, 1976) Perspectiva comunicacional - quando face a face – palavras – sinais não verbais – linguagem corporal – o contexto / tom de voz, etc A presença social afeta o senso de: emoção – intimidade – proximidade...  Mensagens pessoais  têm alto conteúdo emocional e social

11 Mídias de texto filtram os sinais não verbais (conteúdo, social, emocional, contextual) e provocam perda de entendimento (mútuo) common ground têm alto custo na troca de interlocutor... perda de sincronismo e diminuição (interrupção) de intensidade do fluxo energético (MEDIA RICHENESS  capacidade da mídia para feedback imediato (quão bem sinais são convertidos? E quais e como são os sentidos envolvidos?) (As pessoas precisam ser educadas sobre como são percebidas pelos outros online) Por fim há diferenças que permanecem mesmo no espaço virtual (contexto local, zonas de tempo, culturas, linguagens persistem) A redução dos sinais sociais e a perda do senso de presença pode trazer o risco do anonimato... e as benesses

12 Mídias de texto há diferenças que permanecem mesmo no espaço virtual (contexto local, zonas de tempo, culturas, linguagens persistem) A redução dos sinais sociais e a perda do senso de presença pode trazer o risco do anonimato... e as benesses Misunderstandigs – mal entendidos – ocorrem em larga escala? (flamming)

13 Mídias de texto Componente tempo – comunicação é custosa e cara por isso... Ícones, Avatars 3D, fotografias... podem aumentar o senso de presença Emoticons – netiqueta – e uma postura pouco agressiva na forma de se expressar podem ajudar (As pessoas precisam ser educadas sobre como são percebidas pelos outros online)

14 Gênero e idade - Gender bending mas {estilo lingüístico revela o sexo e as emoções ?!) Senso de semelhança (conceito sociológico do outro) Abertura de si para o outro é encorajada pelo anonimato PERSONAS and Screens MARCAS SOCIAIS


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