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Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho

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Apresentação em tema: "Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
COMUNICAÇÃO

2 Definições de Comunicação:
Ato ou efeito de transmitir e receber por meio de métodos e/ou processos convencionais. Dicionário Aurélio É o processo de transmissão de idéias e informação entre os indivíduos. I.H.C.

3 As Pessoas e a Comunicação
No plano individual, o papel da comunicação na existência intelectual e emocional de uma pessoa (vida psicológica) pode ser comparado ao papel da alimentação e da respiração nos processos fisiológicos humanos. A comunicação é, para o sentimento e o intelecto humano, o que o metabolismo físico representa para os processos fisiológicos do corpo.

4 Desse modo a comunicação pode ser vista como um dos dois processos básicos de todos os sistemas vivos - a transformação do alimento em energia e a transformação dos fatos em informação. Todos os sistemas vivos - tanto pessoas, como organizações - existem apenas dentro e através desses dois processos básicos.

5 A comunicação é tão fundamental para o sistema vivo (indivíduo ou organização), como a ingestão e o consumo de "alimento" e "combustível" para movimentar sua maquinaria física e psicológica. Portanto, é o processo vital através do qual indivíduos e organizações se relacionam uns com os outros, influenciando-se mutuamente.

6 Trace o perfil de sua comunicação – Auto-análise:
Inaudível 0___1___2___3___4___5___6___7___8___9___10 audível Obscura ___1___2___3___4___5___6___7___8___9___10 clara falsa ___1___2___3___4___5___6___7___8___9___10 autêntica Pessimista 0___1___2___3___4___5___6___7___8___9___10 otimista objetiva ___1___2___3___4___5___6___7___8___9___10 “só enrola” desatualizada 0___1___2___3___4___5___6___7___8___9___10 atualizada Faça uma auto-análise, verificando as características positivas e negativas da sua comunicação oral e tente determinar as suas causas.

7 Objetivos: Homens: Se comunicam para conseguir “status” e dominação; Postura: só olha nos olhos e sorri quando deseja estabelecer contato social e não deixa transparecer emoção na voz. Mulheres: Buscam intimidade (parte fundamental do relacionamento); demonstra seu interesse pelo assunto sorrindo. Pergunta. Transmite emoção.

8 Processo de comunicação
Os quatro elementos básicos da comunicação humana: Quem comunica? Comunica o quê? Emissor Mensagem Meio Receptor Através do quê? Comunica a quem?

9 Comunicação verbal: É aquela em que a mensagem é constituída por palavras escritas ou faladas. Comunicação não-verbal: É aquela em que a mensagem não é constituída por palavras.

10 OUTROS ASPECTOS... Reconhecer a importância de "saber" escutar. Alguns procedimentos para se "escutar" melhor: 1- Ouça com atenção, interesse, vontade; 2- Não interrompa sem necessidade (tenha paciência); 3- Olhe para o seu interlocutor; 4- Esqueça antagonismos, antipatias; 5- Pergunte se não entender; 6- Não tire conclusões apressadas; 7- Treine muito o uso destes procedimentos.

11 Reconhecer a importância de "saber" falar...
Alguns procedimentos para se "falar" melhor: 1- Esqueça antagonismos e antipatias; 2- Seja sincero; 3- Olhe para o seu interlocutor; 4- Fale com intensidade de voz adequada ao ambiente; 5- Fale com serenidade e sem afetações.

12 Questionamentos: Como fazer para ouvir e escutar melhor as pessoas?
Porque é tão necessário haver esse procedimento na comunicação?

13 Obstáculos à comunicação:
1) Desencontro Os gestos podem gerar desencontros para uma pessoa idosa, pode significar o V da vitória; para um escoteiro o "Sempre Alerta"; para um aluno, pedido para ir ao banheiro; para um rippie, "Paz e Amor". A utilização dos termos técnicos e gírias pode provocar "desencontro".

14 Uma comunicação honesta nasce da obtenção
2) Generalização Dois amigos se encontram: - Como é, Alfredo, que tal suas férias em São Rosário do Sul? - Ah! rapaz, é uma cidade maravilhosa. - E as moças de lá, como são? - Cara!, 50% das moças de lá ficaram gamadas por mim. - Como? 50%? Como você sabe disso? - Foi fácil: uma noite eu estava no banco do jardim da Matriz quando passou um brotinho. Eu tentei dar uma cantada nela e quase levei uma bolsada na cara. Em compensação, pouco depois passou outra gata e novamente eu larguei uma cantada. - Esta topou namorar. - Não falei? 50% se amarraram em mim. Estamos tão acostumados a tomar a parte pelo todo que, na maioria das vezes, quando assim agimos, temos grandes possibilidades de comunicar inverdades. Uma comunicação honesta nasce da obtenção precisa dos fatos.

15 3) Bitolamento Se você pusesse uma moeda pequena numa garrafa vazia e recolocasse a rolha, como conseguiria tirar a moeda da garrafa sem tirar a rolha nem quebrar a garrafa? Leva-se algum tempo para resolver o problema acima ou algumas vezes não se consegue solucioná-lo. Geralmente nos fixamos (bitolamos) em apenas uma possibilidade (retirar a moeda pelo gargalo, estando aí a rolha), o que nos impede de encontrar a solução correta. Na comunicação, o bitolamento pode impedir-nos de ver a ‘verdadeira verdade.’

16 Na comunicação, o entendimento é fundamental.
4) Extremismo Diálogo entre dois torcedores: - Você viu, Zé? O Corinthians está com um timão! - Deixa disso, ô cara. Lá, só o Ronaldo é mais ou menos... - O que é isso, só? Vamos dar no mínimo sete feras pra próxima seleção. - Tá doido? De lá ninguém mais vai ser convocado. - Deixa de ser bobo, velho! Os sete serão titulares. - Bobo, não! E saiba que seu time é uma... - Ora, seu... É você, seu... Muitas vezes idéias e opiniões polêmicas, geram críticas e discordâncias. A partir do momento em que nos envolvemos em discussões extremadas, mesmo conseguindo calar alguém, na maioria das vezes não haverá mais, por parte dele, boa vontade para um entendimento efetivo. Na comunicação, o entendimento é fundamental.

17 Qual a fórmula para se evitar isso? (Promover uma simulação)
Questionamento: Qual a fórmula para se evitar isso? (Promover uma simulação)

18 Expressões e palavras parasitas:
São aquelas usadas abusivamente durante uma exposição oral, em uma conversa, em um debate etc. 1) Repetidas durante uma exposição oral: viu, né, certo, OK etc. 2) Que demonstram dúvidas quanto à capacidade do receptor: Entendeu? Está prestando atenção? Está ouvindo? 3) Quando interrompem uma comunicação: É verdade?, Não diga!, Está brincando!

19 Rótulos: É muito comum e cômodo rotularmos uma pessoa,
em vez de procurarmos entendê-la. Somos sempre justos quando chamamos: . um político, de demagogo? . uma pessoa de idéias contrárias às nossas, de intolerante? . um jovem, de inexperiente? . um velho, de ultrapassado? Se assim agirmos, encontraremos dificuldades em transmitir ou receber mensagens com imparcialidade; além disso, poderemos apresentar a outra pessoa uma imagem distorcida de alguém.

20 Erros de percepção: O vira lata chegou e fez pipi na perna do cego que, em vez de bronquear tirou do bolso um biscoito e deu ao cachorro. - Puxa! - diz uma senhora. O senhor ainda vai dar comida a esse vira-lata? - Não, dona. Eu só quero saber onde é a cabeça, para dar um chute no rabo desse safado! Na comunicação, a percepção também é sua e, portanto, depende de você.

21 Desatenção: - Você entendeu, meu bem? - Como? - Concorda comigo? - O que você disse? - Você acha que me fica bem? - Como é? - Vamos ao cinema? - Você pode repetir? Eu não entendi. - Gostou do jantar? - Bem agora eu vou ler o jornal. - Você é um grosso! Ah! isso mesmo. A falta de atenção para com o nosso interlocutor nos faz passar por mal-educados e também gera graves problemas de relacionamento humano e de comunicação.

22 Prepotência: O prepotente, auto-suficiente é muitas vezes aquele que, reconhecendo suas deficiências, sente medo. Para se proteger, ou nada aceita ou procura calar os outros utilizando sua autoridade ou força física. Agindo autoritariamente, obrigando alguém a omitir sua opinião, estaremos obstruindo a comunicação humana. Não se consegue um adepto nem se modifica o homem, silenciando-o.

23 Inconseqüência: Vários são os motivos pelos quais uma pessoa critica
ou coloca alguém em situação difícil, inventando mentiras, deturpando fatos, apresentando situações apenas por um ângulo: - inveja; - necessidade de se auto-afirmar; - vontade de subir na vida; - necessidade de defender, esconder, justificar seus próprios erros; - comodismo (é mais fácil acreditar no que "achamos" ser verdade do que "perder" tempo em obter fatos para apurar a verdadeira verdade).

24 Outras vezes, porém, mesmo sem agirmos com má fé e/ou com intenção de prejudicar alguém, podemos fazê-lo, por atitudes inconseqüentes ou negligentes de nossa parte: - não dando real importância para o que falamos; - não dando real importância para o entendimento ou a interpretação de quem nos ouve; - esquecendo que um problema sem importância para nós possa ser importante para quem nos ouve; - pensando que uma mentirinha não fará mal a ninguém. A comunicação pode ser um instrumento de justiça ou uma ferramenta do mal.

25 Conclusões apressadas:
- Doutor, eu devo confessar que antes de vir aqui, fui consultar um farmacêutico. - É? E que idiotice ele mandou você fazer? - Mandou-me procurar o senhor.

26 Planos Estratégicos de Comunicação na Unesp:
Como agir e o que fazer para uma perfeita comunicação no IGCE?

27 O Planejamento Estratégico de Comunicação fornece uma visão mais ampla das ações e projetos de comunicação, integrando os esforços de todos os departamentos e setores. São etapas de: . Identificação e definição dos públicos prioritários; . Definição das mensagens prioritárias; . Seleção dos canais de comunicação; . Medir e analisar os resultados.

28 A comunicação pode ser resumida como:
60% são os restos e 40% a voz. Observe por que: “O som das palavras pode ser tão doce como o mel ou tão rude quanto uma rocha, mas nada se compara à expressão de um olhar cuja frieza pode ferir até a mais forte rocha e cuja docilidade pode amolecer e alegrar dos mais severos aos mais tristes corações.“ (Autor desconhecido)

29 Você precisa ser entendido e entender os outros para viver melhor.
Lembre-se: Você precisa ser entendido e entender os outros para viver melhor. Boa sorte! Imara Hebling Camargo


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