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Prof. Claudio Ditticio 1 A eficiência de mercado. Abr 2009 Universidade Paulista - UNIP.

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1 Prof. Claudio Ditticio 1 A eficiência de mercado. Abr 2009 Universidade Paulista - UNIP

2 Prof. Claudio Ditticio 2 Eficiência de mercado A administração eficiente de recursos escassos para o atendimento das necessidades ilimitadas se traduz pela relação entre os produtos obtidos e os recursos utilizados, ou seja, Produtos obtidos Eficiência = ————————————————- Recursos utilizados Produtos obtidos Eficiência = ————————————————- Recursos utilizados

3 Prof. Claudio Ditticio 3 Eficácia, por outro lado, constitui a relação entre os resultados obtidos e os resultados pretendidos, ou seja, Resultados obtidos Eficácia = ————————————————- Resultados pretendidos Resultados obtidos Eficácia = ————————————————- Resultados pretendidos Eficácia x Eficiência

4 Prof. Claudio Ditticio 4 A eficiência do mercado como regulador da atividade econômica consiste na máxima satisfação de consumidores e produtores. Tanto do ponto de vista de quem compra como de quem vende, a relação entre um e outro deve resultar no máximo de satisfação possível. Eficiência de mercado

5 Prof. Claudio Ditticio 5 A equação do excedente do consumidor indica que existe um valor percebido nos produtos — que o leva a estar disposto a pagar — e um valor efetivamente pago. Quando o valor percebido é maior do que o valor efetivamente pago, resulta um excedente positivo, gerador de satisfação para o consumidor.

6 Prof. Claudio Ditticio 6 Excedente do consumidor Preço que o consumidor está disposto a pagar (valor percebido) Preço pago pelo consumidor A equação do produtor indica que o seu excedente é determinado pela diferença entre o valor recebido pela venda e o custo de produção: Excedente do produtor Valor recebidoCusto de produção

7 Prof. Claudio Ditticio 7 A eficiência do mercado é medida pela equiparação entre estes dois excedentes. Se os forem iguais, o mercado poderá ser considerado um excelente regulador das relações de compra e venda entre os agentes consumidores e os agentes produtores. A consideração de que o valor recebido pelo produtor é o mesmo valor pago pelo consumidor conduz a uma simplificação da equação, tal que a soma dos interesses envolvidos, ou seja, o excedente do consumidor com o do produtor, deverá resultar em:

8 Prof. Claudio Ditticio 8 Excedente do consumidor Preço que o consumidor está disposto a pagar (valor percebido) Preço pago pelo consumidor Excedente do produtor Valor recebidoCusto de produção Excedente TotalValor percebidoCusto de produção +

9 Prof. Claudio Ditticio 9 O excedente total — retratado pela soma dos excedentes de consumidores e produtores — será o resultado da diferença entre o valor percebido — aquele que o consumidor estaria disposto a pagar — e o custo de produção do bem ou serviço. Pode-se deduzir que um mercado é eficiente quando a alocação de recursos — os recursos utilizados — torna máximo o excedente total — dado pela diferença entre o preço que o consumidor estaria disposto a pagar pelo bem (valor percebido) e o custo de produção deste mesmo bem, conforme retratado acima. Esta eficiência pode ser evidenciada graficamente, conforme segue:

10 Prof. Claudio Ditticio 10 Preço de equilíbrio Preço Quantidade Oferta Excedente do Consumidor Excedente do Produtor Demanda Quantidade de equilíbrio Demanda Oferta

11 Prof. Claudio Ditticio 11 A eficiência do mercado reside na equiparação do excedente do consumidor com o do produtor. A implementação de políticas econômicas visando o aumento da produtividade pode possibilitar ao produtor uma racionalização dos seus custos, gerando excedentes em relação ao preço praticado no mercado. Contudo, a concorrência entre os produtores fará com o que preço seja reduzido cada vez mais, possibilitando a existência de excedentes do consumidor. Quando os excedentes de um e de outro agente do mercado se equiparam, dá-se a eficiência do mercado.

12 Prof. Claudio Ditticio 12 Custo para os produtores Valor para os Consu- midores Preço Quantidade Oferta Demanda Preço de equilíbrio Custo para os produ- tores Valor para os Consu- midores Quantidade de equilíbrio Q-Q+

13 Prof. Claudio Ditticio 13 Posições à esquerda da quantidade de equilíbrio indicam um descompasso entre a quantidade que se deseja adquirir e a que se deseja oferecer no mercado em questão. Neste ponto, que denominamos Q-, o custo para os ofertantes é menor do que o valor para os consumidores, ou, o que dá no mesmo, o valor para os consumidores é maior do que o custo para os ofertantes, existindo, portanto, um desequilíbrio entre os interesses envolvidos na transação.

14 Prof. Claudio Ditticio 14 O ponto Q+, situado acima da quantidade que iguala os interesses de demandantes e ofertantes, como qualquer outro ponto acima da quantidade de equilíbrio entre a oferta e a procura, denota que o valor para os consumidores é menor do que o custo para os ofertantes, ou, o que também dá no mesmo, o custo para os ofertantes é maior do que o valor para os consumidores, também denotando uma posição de desequilíbrio entre os interesses de oferta e demanda.

15 Prof. Claudio Ditticio 15 Esta situação será reforçada quando um dos lados — oferta ou demanda — exercer um poder de mercado. Isto pode ocorrer quando um comprador ou um vendedor, ou mesmo um pequeno grupo de compradores ou de vendedores, concentrar forças suficientes para controlar a demanda ou a oferta.

16 Prof. Claudio Ditticio 16 Nesta situação, o preço não será mais decorrência do interesse de muitos compradores e vendedores. Ocorrerá uma ineficiência de mercado, com o preço e a quantidade se situando fora da condição de equilíbrio, distorcendo a igualdade entre o excedente do consumidor e o excedente do produtor.

17 Prof. Claudio Ditticio 17 Os determinantes da demanda e da oferta na formação do preço de venda Inobstante os aspectos econômicos discutidos, o preço que será utilizado por uma empresa depende necessariamente dos preços vigentes para a sua categoria de produtos e mercado de atuação, ajustados de acordo com as diferenças existentes (percebidas pelos potenciais compradores), entre eles os produtos de outros fabricantes.

18 Prof. Claudio Ditticio 18 O processo de formação e mudança de preços inclui as seguintes iniciativas a serem tomadas pelos gestores de empresas competitivas:  Determinar o valor do mercado de um produto em comparação com os preços dos produtos competitivos.  Sondar a existência de mudanças na oferta e na demanda e, se for constatadas tais mudanças, ajustar-se à nova situação, comprovando a disposição dos competidores de mudar seus preços.  Ajustar progressivamente o preço segundo as variações dos custos e impedir que uma escalada dos custos venha a prejudicar as margens de lucro.

19 Prof. Claudio Ditticio 19 A definição do preço será também, decorrente de outras variáveis, como os preços de produtos substitutos, de produtos complementares, a própria renda do comprador, suas preferências e outros fatores aleatórios, como alterações climáticas, por exemplo. Os conceitos de elasticidade-preço da demanda, discutido a seguir, contribuem para a detecção do tipo de relação entre os bens comparados.


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