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Prof. Luciano Pedroza.  Definição: ₁É um conjunto de teorias e técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Vem sendo.

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1 Prof. Luciano Pedroza

2  Definição: ₁É um conjunto de teorias e técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Vem sendo feita há muito tempo, mas seu ensino sistemático começou somente em 1919, na Alemanha, na Escola Bauhaus. No Brasil, isso se deu em 1963, com o advento da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, no Rio de Janeiro 1. STRUNCK, Gilberto

3  A matéria-prima da Programação Visual é a INFORMAÇÃO, que trabalhada adequadamente se transforma em COMUNICAÇÃO. O controle da INFORMAÇÃO (armazenamento, processamento e transmissão) é o bem de maior valor estratégico do século XXI.

4  A maioria das vezes, mesmo sem ter uma relação direta com pessoas, empresas ou produtos, fazemos uma classificação dos mesmos sob a forma pela qual eles se apresentam visualmente.  Por isso, é importante é de fundamental importância a primeira imagem, a primeira impressão.  As marcas fazem aos consumidores promessas de satisfação de seus desejos e necessidades. Um indicador fundamental da credibilidade dessas promessas é a sua “aparência”.

5 Definição:  ₁É o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço.  ₂Componente de singularização visual que é formado por um sistema expressamente enunciado, realizado voluntariamente, planejado e integrado por elementos visuais de aplicação coordenada. 1.STRUNCK, Gilberto. 2.PEÓN, Maria Luisa.

6  Definição: A Imagem Corporativa abarca tudo aquilo que, voluntariamente ou não, vai formando a posição da empresa na sua relação com o público: isto vai desde a forma como seus funcionários lidam ou se apresentam para os clientes até as estratégias de marketing assumidas, as campanhas publicitárias, a arquitetura, a embalagem de seus produtos, etc.

7  É um sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, através de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma idéia, um produto ou um serviço.

8 1. Influir no posicionamento da instituição junto aos similares ou à concorrência. 1.1 – recursos: facilidade de identificação visual; clara diferenciação visual; associação visual, simbólica e subliminar com um conceito ou alguns conceitos selecionados que valorizam a instituição. 2. Controle de estoque, de patrimônio e de pessoal por parte da instituição; 3. Persuasão para obtenção de lucro.

9 1. Diferenciar o objeto de seus pares de forma imediata; 2. Transmitir um dado conceito ou conceitos que sejam associados ao objeto, com o intuito de persuasão; 3. Associar ao objeto noções de solidez e segurança; 4. Institucionalização do objeto.

10 1. Originalidade – não significa ineditismo; 2. Repetição – variações e numerosos itens de aplicação; 3. Unidade – seguir as especificações do SIV; 4. Fácil Identificação; 5. Viabilidade; 6. Flexibilidade - neste caso o Sistema deve incluir:

11  Variações adaptadas do símbolo, do logotipo e da marca para monocromia (em meio-tom e a traço) e para fundos claros e escuros ou com cor semelhante a alguma das cores utilizadas;  Previsão de especificações de cor para suportes e técnicas diferenciadas;  Variações de peso do alfabeto visual;  Previsão de aplicação com uso de movimento e som.


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