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Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.

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1 Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso

2 O que é um Produto É algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade através da prestação de um serviço (KOTLER, 1996) O conceito de produto não está limitado a objetivos físicos, ou seja, além dos bens e serviços clássicos, os produtos incluem: pessoas (políticos, artistas) lugares (férias) atividades (esportes) organizações(institucionais) e idéias (planejamento familiar, segurança no trânsito)

3 Níveis de um Produto Produto Potencial Produto Ampliado
Potencialidades futuras do produto Produto Ampliado Benefícios adicionais para diferenciação Produto Esperado Conjunto de atributos esperados por quem compra o produto Produto Genérico Benefício Núcleo Versão básica do produto O benefício que o consumidor está realmente comprando

4 CINCO NÍVEIS DE UM PRODUTO
Benefício núcleo é o benefício fundamental Produto genérico versão básica do produto Produto esperado é conjunto de atributos que os consumidores normalmente esperam quando compram o produto Produto ampliado inclui serviços e benefícios adicionais que distinguem o produto dos demais concorrentes Produto potencial aponta para um possível evolução

5 ETAPAS DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MKT
Pesquisa de Marketing Segmentação, Definição do Target, Diferenciação e Posicionamento Mix de Marketing Implementação Controle

6 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING
orientação para o produto orientação para vendas orientação para o cliente orientação para o relacionamento com o cliente

7 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING (do ponto de vista estratégico)
marketing de massa marketing de variedades de produto marketing de público-alvo

8 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Durabilidade
Bens não duráveis (são consumidos com rapidez e comprados com freqüência) Estratégia: disponibilidade em muitos locais, divulgação intensa e margem pequena.

9 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Durabilidade
Bens não duráveis (são consumidos com rapidez e comprados com freqüência) estratégia: disponibilidade em muitos locais, divulgação intensa e margem pequena.

10 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Durabilidade
Bens não duráveis (são consumidos com rapidez e comprados com freqüência) estratégia: disponibilidade em muitos locais, divulgação intensa e margem pequena.

11 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS 2. tipo de consumidor
INDUSTRIAIS: (bens de capital, suprimentos, serviços, materiais e componentes)

12 Hierarquia dos Produtos
Família das necessidades Necessidade núcleo que fundamente a família do produto. Ex: Lazer Família de produtos Classes de produtos que podem satisfazer a uma necessidade-núcleo. Ex: Viagens, Turismo Classe de produtos Grupo de produtos dentro de uma família de produtos que possuem coerência funcional. Ex: Transporte Um grupo de produtos dentro de uma classe de produto, que está diretamente relacionado porque funcionam de maneira similar, é vendido aos mesmos grupos de consumidores, comercializado através dos mesmos tipos de estabelecimentos ou está em determinada faixa de preço. Ex: Transporte aéreo Linha de produtos Tipo de produto Itens dentro de uma linha de produtos que compartilham uma ou diversas formas possíveis. Ex: destino Nome associado a um ou mais itens da linha de produtos que é usado para identificar a fonte ou caráter do item. Ex: VARIG Marca Unidade dentro de uma marca identificada por tamanho, preço aparência etc, chamado de unidade de controle ou variante de produto. Ex: Rio/Nova Iorque, 1a. Classe. Item

13 Composto do Produto Composto do Produto ABRANGÊNCIA
número de linhas de produtos diferentes que a empresa oferece Composto do Produto CONSISTÊNCIA relacionamento das diversas linhas de produto em termos de uso final, especificações de produção e canais de distribuição EXTENSÃO número total de itens do seu composto de produtos PROFUNDIDADE quantidade de variações oferecidas a cada produto de linha

14 Classificação de produtos
BENS NÃO DURÁVEIS Por serem consumidos rapidamente e comprados com freqüência, devem ser facilmente encontrados, intensamente divulgados. Pequeno markup ou margem. Ex: Cerveja, sabão, sal, fósforos etc... BENS DURÁVEIS Pela durabilidade requerem mais venda pessoal e serviços, exigem maior margem e mais garantias. Ex: Eletrodomésticos, máquinas, vestuário etc... SERVIÇOS São atividades, benefícios ou satisfações colocados à venda. São intangíveis, variáveis e perecíveis e, por isso, exigem maior qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. Ex: Manutenção, transporte, consultorias etc...

15 Classificação de produtos
BENS DE CONSUMO Bens de Conveniência - Compra com freqüência, de imediato e com esforço mínimo Bens de Consumo Geral - compra regular ou rotineira. Ex: margarina, creme dental Bens de Impulso - comprados sem planejamento ou esforço de procura. Precisam ser amplamente divulgados e expostos. Ex: chocolates, revistas etc... Bens de Emergência - são comprados em momentos de urgência. Ex guarda-chuvas etc... Bens de Compra Comparada - Comprados após avaliação e comparação baseado em adequação, qualidade, característica, preço e estilo Bens Homogêneos - similares em qualidade mas diferentes em preço para justificar as comparações. Ex: Eletrodomésticos, carros usados, vestuário; Bens Heterogêneos - Suas características são mais importantes do que o preço. Ex: Móveis Bens de Especialidade - Possuem características ou identificação de marcas exclusivas, para as quais um grupo significativo de compradores está disposto a fazer um esforço especial para a compra. Bens não Procurados- São normalmente desconhecidos pelos consumidores ou sobre os quais conhecem muito pouco, mas que não pensam normalmente em comprar. Exemplo: novos produtos.

16 Classificação de produtos
BENS INDUSTRIAIS Materiais e Componentes Entram no processo produtivo do produto final. Bens de Capital Bens de longa duração que atuam na fabricação de produtos acabados Suprimentos e Serviços Bens de curta duração que facilitam o desenvolvimento e/ou administração do produto acabado. Matérias Primas - Produtos agropecuários, produtos naturais Produtos semi-acabados Componentes - aço, fios de tecido, arame, cimento etc Instalações - prédios, fábricas e escritórios Equipamentos - máquinas e ferramentas Suprimentos operacionais - itens de manutenção (Bens de conveniência) Serviços administrativos - serviços de manutenção e reparo


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