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Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.

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2 Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso

3 O que é um Produto É algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade através da prestação de um serviço (KOTLER, 1996) O conceito de produto não está limitado a objetivos físicos, ou seja, além dos bens e serviços clássicos, os produtos incluem: pessoas (políticos, artistas) lugares (férias) atividades (esportes) organizações(institucionais) e idéias (planejamento familiar, segurança no trânsito) O conceito de produto não está limitado a objetivos físicos, ou seja, além dos bens e serviços clássicos, os produtos incluem: pessoas (políticos, artistas) lugares (férias) atividades (esportes) organizações(institucionais) e idéias (planejamento familiar, segurança no trânsito)

4 Níveis de um Produto Produto Genérico Produto Esperado Produto Ampliado Produto Potencial Benefício Núcleo O benefício que o consumidor está realmente comprando Conjunto de atributos esperados por quem compra o produto Benefícios adicionais para diferenciação Potencialidades futuras do produto Versão básica do produto

5 CINCO NÍVEIS DE UM PRODUTO zBenefício núcleo é o benefício fundamental zProduto genérico versão básica do produto zProduto esperado é conjunto de atributos que os consumidores normalmente esperam quando compram o produto zProduto ampliado inclui serviços e benefícios adicionais que distinguem o produto dos demais concorrentes zProduto potencial aponta para um possível evolução

6 Pesquisa de Marketing Segmentação, Definição do Target, Diferenciação e Posicionamento Mix de Marketing Implementação Controle ETAPAS DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MKT

7 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING zorientação para o relacionamento com o cliente n orientação para o produto n orientação para vendas n orientação para o cliente

8 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING (do ponto de vista estratégico) n marketing de massa n marketing de variedades de produto n marketing de público-alvo

9 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Durabilidade zBens não duráveis (são consumidos com rapidez e comprados com freqüência) zEstratégia: disponibilidade em muitos locais, divulgação intensa e margem pequena.

10 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Durabilidade zBens não duráveis (são consumidos com rapidez e comprados com freqüência) zestratégia: disponibilidade em muitos locais, divulgação intensa e margem pequena.

11 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Durabilidade zBens não duráveis (são consumidos com rapidez e comprados com freqüência) zestratégia: disponibilidade em muitos locais, divulgação intensa e margem pequena.

12 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS 2. tipo de consumidor zINDUSTRIAIS: (bens de capital, suprimentos, serviços, materiais e componentes)

13 Hierarquia dos Produtos Família das necessidades Família de produtos Classe de produtos Linha de produtos Tipo de produto Marca Item Grupo de produtos dentro de uma família de produtos que possuem coerência funcional. Ex: Transporte Classes de produtos que podem satisfazer a uma necessidade- núcleo. Ex: Viagens, Turismo Necessidade núcleo que fundamente a família do produto. Ex: Lazer Um grupo de produtos dentro de uma classe de produto, que está diretamente relacionado porque funcionam de maneira similar, é vendido aos mesmos grupos de consumidores, comercializado através dos mesmos tipos de estabelecimentos ou está em determinada faixa de preço. Ex: Transporte aéreo Itens dentro de uma linha de produtos que compartilham uma ou diversas formas possíveis. Ex: destino Nome associado a um ou mais itens da linha de produtos que é usado para identificar a fonte ou caráter do item. Ex: VARIG Unidade dentro de uma marca identificada por tamanho, preço aparência etc, chamado de unidade de controle ou variante de produto. Ex: Rio/Nova Iorque, 1a. Classe.

14 Composto do Produto Composto do Produto Composto do Produto ABRANGÊNCIA número de linhas de produtos diferentes que a empresa oferece EXTENSÃO número total de itens do seu composto de produtos PROFUNDIDADE quantidade de variações oferecidas a cada produto de linha CONSISTÊNCIA relacionamento das diversas linhas de produto em termos de uso final, especificações de produção e canais de distribuição

15 Classificação de produtos BENS NÃO DURÁVEIS Por serem consumidos rapidamente e comprados com freqüência, devem ser facilmente encontrados, intensamente divulgados. Pequeno markup ou margem. Ex: Cerveja, sabão, sal, fósforos etc... BENS DURÁVEIS Pela durabilidade requerem mais venda pessoal e serviços, exigem maior margem e mais garantias. Ex: Eletrodomésticos, máquinas, vestuário etc... SERVIÇOS São atividades, benefícios ou satisfações colocados à venda. São intangíveis, variáveis e perecíveis e, por isso, exigem maior qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. Ex: Manutenção, transporte, consultorias etc...

16 BENS DE CONSUMO Bens de Conveniência - Compra com freqüência, de imediato e com esforço mínimo Bens de Consumo Geral - compra regular ou rotineira. Ex: margarina, creme dental Bens de Impulso - comprados sem planejamento ou esforço de procura. Precisam ser amplamente divulgados e expostos. Ex: chocolates, revistas etc... Bens de Emergência - são comprados em momentos de urgência. Ex guarda-chuvas etc... Bens de Compra Comparada - Comprados após avaliação e comparação baseado em adequação, qualidade, característica, preço e estilo Bens Homogêneos - similares em qualidade mas diferentes em preço para justificar as comparações. Ex: Eletrodomésticos, carros usados, vestuário; Bens Heterogêneos - Suas características são mais importantes do que o preço. Ex: Móveis Bens de Especialidade - Possuem características ou identificação de marcas exclusivas, para as quais um grupo significativo de compradores está disposto a fazer um esforço especial para a compra. Bens não Procurados- São normalmente desconhecidos pelos consumidores ou sobre os quais conhecem muito pouco, mas que não pensam normalmente em comprar. Exemplo: novos produtos. Classificação de produtos

17 BENS INDUSTRIAIS Materiais e Componentes Entram no processo produtivo do produto final. Bens de Capital Bens de longa duração que atuam na fabricação de produtos acabados Suprimentos e Serviços Bens de curta duração que facilitam o desenvolvimento e/ou administração do produto acabado. Matérias Primas - Produtos agropecuários, produtos naturais Produtos semi-acabados Componentes - aço, fios de tecido, arame, cimento etc Classificação de produtos Instalações - prédios, fábricas e escritórios Equipamentos - máquinas e ferramentas Suprimentos operacionais - itens de manutenção (Bens de conveniência) Serviços administrativos - serviços de manutenção e reparo


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