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ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda.

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1 ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda correspondem, em seu fundamento, à mesma inquietação humana: o sentimento religioso. A arte religiosa é a que se relaciona a qualquer crença, culto ou rito vinculados às divindades, às forças sobrenaturais ou ao além. Sua função é incentivar a piedade e o fervor dos povos e facilitar seus cultos. Desde as origens mais remotas, a história da arte tem estado ligada à religião, no sentido de que esse conceito incluiria não apenas as grandes crenças universais -- cristianismo, islamismo, budismo, judaísmo -- como também um amplo espectro de cultos mágicos e supersticiosos que afetaram tanto os povos primitivos como os civilizados.

2 PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO)

3 NO PRINCÍPIO A RELIGIÃO SE FIRMA EM UMA ESFERA VISUAL As principais manifestações da arte religiosa estendem-se pelo campo da arquitetura (templos, basílicas, catedrais, sinagogas, mesquitas), da escultura e pintura (imagens de divindades, santos e profetas, isolados ou em grupos, inspiradas na maioria das vezes nos textos sagrados), da gravura, da miniatura (códices cristãos medievais) e das artes decorativas. Em suma, a religião tem impregnado em todos os tempos a história da arte e tem sido fecunda fonte de inspiração para os artistas.

4 NO TEMPO DOS FARAÓS

5 DIVINDADES GREGAS Deuses Gregos Na concepção greco- romana, os imortais classificavam-se em: Divindades primordiais, superiores, siderais, dos ventos, das águas e alegóricas.

6 ARTE CRISTÃ PRIMITIVA E O SEU LEGADO

7 ERA BIZANTINA(SUPREMACIA DO IMPERADOR)

8 O CRISTIANISMO FIRMA SUAS BASES EM CONSTRUÇÕES MONUMENTAIS

9 IDADE MÉDIA A IGREJA CATÓLICA ESTÁ NO COMANDO.

10 AS GÁRGULAS SERIAM ELAS UMA REPRESENTAÇÃO TERRORISTA NO PERÍODO GÓTICO?

11 CATEDRAIS GÓTICAS ( e os seus CÓDIGOS VISUAIS )

12 PINTURA GÓTICA (A RETRATAÇÃO REALISTA DA VIDA)

13 REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA RENASCIMENTO X BARROCO RACIONALISMO EMOÇÃO PIRAMIDAL DIAGONAL HARMONIA CONTRASTE EXATIDÃO EXAGERO EXPERIMENTALISMO DECORATIVO

14 AS BASES DA IGREJA 1° MOMENTO SOFRE SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS COM AS TESES LUTERANAS. 2° MOMENTO INSTAURA O CONCÍLIO DE TRIENTO COM O OBJETIVO DE RETOMAR O PODER CATÓLICO.

15 B A R R O C O UMA ARTE APELATIVA É na construção e decoração das igrejas que nasce a arte Barroca. Arquitetos, escultores e pintores foram convocados para transformar igrejas em verdadeiras exibições artísticas, cujo esplendor tinha o propósito de converter ao catolicismo todas as pessoas.

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19 BARROCO BRASILEIRO INSTRUMENTO DE DOUTRINA CRISTÃ O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos,especialmente os JESUÍTAS, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. No campo da arquitetura, esta escola floresceu notavelmente no Nordeste( Salvador e Pernambuco), mas com grandes exemplos também no centro do país, como São Paulo,Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

20 UM BREVE RELATO No Brasil, o barroco nasce num terreno em luta, certamente com muito sofrimento e incerteza nos longos séculos de construção de um novo e imenso país, mas também com muita paixão, coragem e religiosidade. Sendo uma corrente estética e espiritual cuja vida está no contraste, no drama, no excesso, talvez mesmo por isso pôde espelhar a magnitude continental da empreitada colonizadora deixando um conjunto de obras-primas igualmente monumental.

21 Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife

22 IDENTIDADE NACIONAL.

23 A IGREJA CATÓLICA FIRMANDO A FÉ ATRAVÉS DAS ROMARIAS. A romaria é uma atividade religiosa de peregrinação, uma manifestação popular ligada, em geral, à relação entre os devotos e o santo de sua devoção. Caracteriza-se por viagens individuais ou em grupos, a lugares sagrados, especialmente quando em visita a uma relíquia. Tem a finalidade de cumprir um voto, uma promessa, agradecer ou pedir uma graça.

24 JUAZEIRO DO NORTE

25 EX-VOTO Um ex-voto (do latim: Por força de uma promessa, de um voto) pode ser um quadro, pintura ou objeto a que se conferiu uma intenção votiva, ou seja, religiosa. Podiam ser ainda placas com inscrições, figuras esculpidas em madeira ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas etc. Eram colocados numa igreja ou capela, para pagamento de promessa ou em agradecimento a uma graça alcançada. Foi uma prática muito recorrente na vida do Brasil Colônia, principalmente na região das Minas Gerais.

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27 O PAGADOR DE PROMESSAS o retrato fiel do multiculturalismo.

28 RELIGIÃO QUAL O SEU VALOR E O QUE ELA REPRESENTA HOJE NA SOCIEDADE? Os tempos mudaram, com certeza na sociedade de hoje não temos o mesmo reflexo da religião que víamos em períodos e épocas passadas. Inclusive não podemos classificar como sendo um único reflexo, pois realmente hoje se abre um leque com várias formas, tipos, estilos e interesses religiosos.


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