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1 Bom dia, em verde e amarelo, para todos!!! Maria Helena Michel Que os eventos de hoje sejam bem sucedidos.

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1 1 Bom dia, em verde e amarelo, para todos!!! Maria Helena Michel Que os eventos de hoje sejam bem sucedidos. Nós, aqui, certamente, faremos a nossa parte; o mínimo que podemos esperar é que os Ronaldos façam a deles...

2 2 O projeto técnico- científico uma produção intelectual

3 3 MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais; São Paulo: Atlas, 2005, págs VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2005 ADEQUAÇÃO NBR – Projeto de pesquisa – apresentação (jan/2006) NBR – Apresentação de relatório técnico-científicos (ago/1989) NBR – Trabalhos acadêmicos – apresentação (jan/2006)

4 4 Literário poesia, conto, novela, teatro, música, textos jornalísticos, crônicas Técnico comunicar ofícios, memorandos, estatutos, regimentos, editais, relatórios, projetos, relatórios Científico demonstrar trabalhos acadêmicos, artigos, ensaios, resenhas, projetos, monografias, dissertações, teses = encantar, agradar COMPROMISSOS - racionalidade - lógica - objetividade, - clareza e concisão - linguagem formal, culta - correção lingúistica - normalização

5 5 PREMISSA 1.qualquer produto intelectual, científico ou técnico, para ter qualidade, necessita de um projeto, e bem feito, que o oriente. 2.o projeto não garante, por si só, o sucesso do produto final; mas, sua falta ou inadequação, certamente, implicam no seu insucesso.

6 6 A organização, o projeto – 1º momento Tema Justificativa Problema Hipótese Objetivos Metodologia Referencial teórico Descrição do objeto de pesquisa Bibliografia Cronograma Custos A pesquisa, a realização – 2º momento Formulação Organização Execução Registro O registro, a monografia – 3º momento Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais

7 7 O projeto técnico-científico

8 8 CONCEITOS 1.Descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema, proposição 2.Instrumento adequado para planejar e organizar passos, recursos, etapas de uma pesquisa ou trabalho 3.Conjunto de informações básicas, que planificam os objetivos e metas, (check-list) 4.Considerado texto científico por envolver características do gênero, pesquisa teórica e obediência à normalização pela ABNT

9 9 ESTRUTURA BÁSICA CAPA FOLHA DE ROSTO 1. INTRODUÇÃO Tema Justificativa Problema Objetivos – geral e específicos 2. REFERENCIAL TEÓRICO 3. METODOLOGIA 4. CRONOGRAMA 5. CUSTOS 6. BIBLIOGRAFIA

10 10 CAPA Proteção externa do documento itens em caixa alta, centralizados página obrigatória, não contada, nem numerada Contém os elementos de identificação do trabalho: a) nome/logomarca da instituição b) título; subtítulo (se houver) c) autor(es) d) local (cidade) e) mês/ano de depósito (entrega) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS E S C O L A D E C I Ê N C I A D A I N F O R MA Ç Ã O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação O avanço tecnológico e seu impacto nas formas de organização e uso da informação Maria Helena Michel Abril de 2002

11 11 FOLHA DE ROSTO Página de identificação do trabalho, contém os elementos da capa, e mais informações necessárias Não numerada e página 1, para efeito de contagem das demais. Elementos da folha de rosto por ordem: * autor(es) – substituindo o nome instituição ou logomarca * título do trabalho - destaque * orientador * natureza do trabalho, objetivo, instituição * data : modelos MM/AAAA Lucas Medeiros de Albuquerque O avanço tecnológico e seu impacto nas formas de organização e uso da informação Orientadora: Profa. Joana Prado Projeto Interdisciplinar apresentado à Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para aprovação no semestre Abril de 2002

12 12 1.INTRODUÇÃO Apresentação do tema e das informações que o circundam, contextualizando o assunto e preparando e o leitor para as questões que serão discutidas. Na contextualização do tema, abordam-se aspectos sociais, políticos, econômicas culturais, organizacionais. São destacados elementos, como natureza do trabalho, participantes, colaboradores, disciplina, patrocinadores, instituições.

13 13 Tema Tema: assunto, tarefa, processo, situação; enfim, a questão escolhida para ser discutida, enfrentada ou a proposta de melhoria desejada Na escolha, devem ser considerados: acessibilidade aos dados, tanto teóricos quanto práticos; interesse da empresa, aplicabilidade, vantagens condições materiais, equipamentos, tecnologia de apoio; exequibilidade do projeto em termos de tempo; aquiescência da empresa para a pesquisa de campo interesse e/ou restrições da empresa para abordagem do tema

14 14 Justificativa do tema Razões que justificam a escolha do assunto; importância, relevância, vantagens Sugestões 1. interesse pessoal e institucional; 2. aplicabilidade do projeto na empresa; 3.razões, vantagens, motivos para a empresa investir no projeto; 5. problemas, prejuízos que estejam sendo causados pela permanência do problema, da situação, ou 6. benefícios auferidos pela implantação da melhoria;

15 15 Problema A questão não resolvida, a pergunta 1.efeitos negativos da manutenção da situação atual, ou prejuízo da não implantação da proposta de melhoria 2.formulação através de uma pergunta clara, objetiva, precisa; não deixando dúvida sobre sua intenção; 3.deve sugerir a possibilidade de solução via realização do trabalho proposto: Como fazer? Como funciona? O que é? Para que serve? Por que fazer? Para que fazer? Ajudaria? Resolveria? Solucionaria? É necessário? Agilizaria? Racionalizaria?etcs...

16 16 Objetivos Ações que se quer propor, desenvolver, para solucionar o problema e/ou implantar melhorias de interesse da empresa Geral – fornece visão geral do assunto, o alvo principal Específicos – (numerados) - intrínsecos ao geral, ganhos adicionais, conhecimentos periféricos obtidos com o geral COMO CONSTRUIR frases objetivas, iniciadas com verbos de ação colocados no infinitivo; exemplos: mapear, identificar, levantar, discutir, propor, analisar, demonstrar, traçar o perfil, diagnosticar, historiar, comparar, implantar, criar, desenvolver. etcs...

17 17 2. REFERENCIAL TEÓRICO Apresentação resumida de estudos realizados por outros autores, relacionados ao tema proposto. Demonstra conhecimento do estado da arte sobre o assunto. Espaço para colocação de conceitos, definições, teorias existentes, considerados essenciais para subsidiar o trabalho, a discussão do problema, e a análise dos dados obtidos. Obrigatoriamente, devem ser citadas teorias, definições, falas, com os respectivos autores, que sustentaram a discussão e a proposição, por legitimarem as análises e as propostas de trabalho.

18 METODOLOGIA O caminho, os passos, os métodos 1. Categorias de análise - temas, assuntos objeto de revisão bibliográfica e elaboração do referencial teórico 2. Variáveis de análise – aspectos das categorias que serão ressaltados na pesquisa teórica 3. População - número total de elementos que possuem as características que serão objeto do estudo 4. População amostral ou amostra – parte da população escolhida para ser objeto da pesquisa de campo, conforme critérios

19 19 5. Descrição do objeto de pesquisa – levantamento das características principais da empresa/setor objeto da pesquisa 6. Métodos – comparação, análise histórica, matemático, estatístico, econométrico 7. Técnicas de coletas de dados – entrevista, questionário, observação, análise documental, pesquisa participante 8. Plano de desenvolvimento – definição das etapas do desenvolvimento da pesquisa e implantação da proposta

20 20 4. CRONOGRAMA Proposição estimada do tempo necessário para elaboração ou trabalho Distribuição das etapas propostas para o trabalho ao longo do tempo (sujeitas a modificação) Necessário para acompanhamento e reorientação do trabalho (se necessário) Feito em forma de tabela, na qual constem as etapas detalhadas e os intervalos de tempo previstos, conforme exemplo: ETAPA jul/06 ago/2006 set/2006 out/2006 nov/2006 dez/2006 Introdução X X Refer. Teórico X Digitação X Depósito X

21 21 5. CUSTOS Relação dos custos de quaisquer naturezas previstos para a execução do projeto 1.material de uso geral (material de escritório, equipamentos eletrônicos, computacionais, material bibliográfico e áudio-visuais); 2.gastos com pessoal (pessoal para pesquisa de campo – coleta de dados, serviços de terceiros – estatísticos, especialistas, digitadores, transportes, etc); 3.despesas finais (outras despesas para a elaboração do relatório final, cópias, encadernação e outras despesas não previstas)

22 22 6. BIBLIOGRAFIA Relação das fontes bibliográficas sugeridas para leitura e composição do referencial teórico, no formato exigido pela ABNT 1.apresentação das fontes onde serão buscados os dados (livros, revistas, jornais, pessoas, sites, que comprovarão as afirmações do autor) 2.as fontes consultadas e efetivamente utilizadas no trabalho devem ser, obrigatoriamente, informadas nas referências no trabalho final 3.formatação física segue normalização pela ABNT 4.não confundir bibliografia com referências


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