A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Isolete Domiciano PCOP de Ciências AGENDA AMBIENTAL NA ESCOLA Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Isolete Domiciano PCOP de Ciências AGENDA AMBIENTAL NA ESCOLA Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Isolete Domiciano PCOP de Ciências AGENDA AMBIENTAL NA ESCOLA Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO Rua Geraldo Mouran, 271 – Jd. Umuarama - CEP: Telefones: (11)

2 SUSTENTABILIDADE !! Você sabe o que significa essa palavra?

3 Sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivência. Sobrevivência dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade que-significa-essa-palavra/http://andreysgorla.wordpress.com/2008/10/08/sustentabilidade-–-voce-sabe-o- que-significa-essa-palavra/ Por: Fernando Credidio

4 Não há uma fórmula pronta e acabada para construirmos a Agenda Ambiental. COMO CONSTRUIR A AGENDA

5 COMISSÃO O grupo Gestor da Escola deve tomar a iniciativa de instituir a Comissão da Agenda Ambiental.

6 ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DA AGENDA A comissão tem a atribuição de coordenar e acompanhar a implementação da Agenda Ambiental.

7 DIAGNÓSTICO Elaboração de Questionário

8 1- CLASSIFICAR Significa organizar os problemas em grupos:

9 1.1-Exemplos de problemas administrativos 1.2-Exemplos de problemas comportamentais 1.3-Exemplos de problemas de infra-estrutura 1- CLASSIFICAR

10 2- QUANTIFICAR Significa dar valor para cada um dos problemas que podem ser medidos, como: Consumo de água; Consumo de energia elétrica; Consumo de papel; Consumo de giz e de outros insumos; Manutenção e uso do mobiliário.

11 CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS A escola deve avaliar também a capacitação dos seus funcionários.

12 3- QUALIFICAR Significa avaliar os impactos ambientais, tendo como base parâmetros que, geralmente, estão associados a uma avaliação pessoal.

13 ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL Feitas a classificação, a quantificação e a qualificação dos problemas, é chegada a hora de...

14 CAUSAS E SOLUÇÕES Vejamos: o que causa o desperdício de água? Cada alternativa para solucionar o problema deverá corresponder a uma ação concreta.

15 DIVULGAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL As ações estabelecidas na Agenda Ambiental da Escola deverão ser amplamente divulgadas.

16 AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA AGENDA AMBIENTAL DA ESCOLA Para que a Agenda Ambiental tenha continuidade e eficácia é indispensável...

17 PROCESSO DINÂMICO DA AGENDA A Agenda é um processo dinâmico, retroalimentado pela constante necessidade de se alcançar algo melhor. É importante...

18 CONCLUSÃO Superação de deficiências; Novas dificuldades–Reflexão; Avaliação constante.

19 OBRIGADA!!! Oficina Pedagógica Fone:


Carregar ppt "Professora Isolete Domiciano PCOP de Ciências AGENDA AMBIENTAL NA ESCOLA Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google