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Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura

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Apresentação em tema: "Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura"— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
Seminário de Integração Profissional IV 1º semestre, Ano Lectivo 2013/2014 Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura

2 Caracterização da instituição
O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social

3 Caracterização da Instituição
O Escolhas VA5G é promovido pela Vitacaminho, Associação para o Desenvolvimento Pessoal e Social Os seus objectivos gerais são: Contribuir para a progressão escolar e/ou certificação profissional de jovens, corresponsabilizando os seus familiares pelo acompanhamento dos seus percursos escolares e/ou formativos, Promover a ocupação estruturada e saudável dos tempos livres de jovens da freguesia do Vale da Amoreira, em particular dos que se encontrem em situação de desocupação Fomentar a aquisição e/ou consolidação de competências, ao nível do empreendedorismo e transição para a activa, facilitadores da (re) inserção dos jovens no mercado de trabalho.

4 Caracterização da Instituição
Actualmente tem parceiros como o Município de Moita, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Moita, o Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, entre outros Recursos humanos Coordenadora: Dr. Mónica Sofia Martins Alexandre, Monitor: César Ribeiro, Técnica: Ana Sofia Mendes Nunes de Matos Dinamizador comunitário: William Cecílio Amador dos Santos Carlos e outros colaboradores ocasionais.

5 Caracterização da Instituição
O publico alvo são crianças e jovens dos 11 aos 24 anos de idade , mas ocasionalmente podem participar nas actividades crianças e jovens mais velhos

6 Fundamentação Fundamentação teórica Intervenção comunitária
Orientação vocacional Animador sociocultural

7 Fundamentação Fundamentação metodológica Investigação qualitativa
Entrevista exploratória Observação Analise documental Quadro legal IPSS – Portaria 139/2007

8 Análise SWOT Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaças
A maior parte dos técnicos têm experiência em projectos anteriores ( candidatura) Pouco pessoal (observação) Aumento de respostas alternativas ao ensino regular( CEF, cursos profissionais) Casos de negligência parental (candidatura) A existência de um dinamizador comunitário(candidatura) Instalações com pouco espaço(observação) Elevada heterogeneidade na população(obs e entrevista) Contexto socioeconómico do bairro e do pais(candidatura) Múltiplas parcerias (candidatura, entrevista) Financiamento proveniente da SS, da DGE e do Fundo Social Europeu ( C ) Não ter a candidatura aprovada(entrevista) Localizado dentro do bairro e perto das escolas(obs) Desmotivação dos jovens em relação a escola( falta de projecto escolar)(obs)

9 Proposta de projecto Nome: Experimenta!
Objetivos: contribuir para a sensibilização profissional/vocacional dos jovens participantes; Informar sobre as varias possibilidades de formação que têm disponíveis no mercado Público-alvo: Alunos do 9º ano Plano de actividades: Visita a FIL(Futuralia), Workshop sobre formação profissional e ensino superior Avaliação: Inquérito aos jovens um dia depois das actividades serem realizadas

10 Entrevista a coordenadora e a técnica do projecto no final
Avaliação Entrevista a coordenadora e a técnica do projecto no final


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