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Secretaria de Orçamento Federal – SOF Sumário Apresentação PLOA 2009

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Apresentação em tema: "Secretaria de Orçamento Federal – SOF Sumário Apresentação PLOA 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Orçamento Federal – SOF Sumário Apresentação PLOA 2009
Escola Virtual SOF e a Transparência Fiscal Sumário Apresentação PLOA 2009 Parâmetros; Despesa Total: Visão Geral do Orçamento; Resultado Primário do Setor Público; Composição da Receita Primária; Síntese do Orçamento; Despesa Obrigatória; Evolução das Despesas com Pessoal e Encargos Sociais; Déficit Geral do Regime Geral da Previdência Social e Demonstrativo Gráfico; Investimentos dos Orçamentos Fiscal, da Seguridade e de Investimentos; Programa de Aceleração do Crescimento – PAC; Quadro Despesas Discricionárias Total: Visão Institucional (Áreas Social, Produção, Infra-Estrutura e Poderes) Despesas Discricionárias – Principais Iniciativas. Anexos; Brasília-DF, março de 2015

2 Secretaria de Orçamento Federal – SOF
Sumário Estrutura Organizacional; Histórico – Educação Orçamentária; Ações de Educação Orçamentária e Disseminação do Conhecimento; Escola Virtual SOF: Estrutura Como funciona (ferramenta) Desenvolvimento dos conteúdos Cursos oferecidos x resultados Divulgação Planejamento para 2015 Lições aprendidas

3 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
SECRETARIA EXECUTIVA Gabinete do Ministro Assessoria Econômica Diretoria de Planejamento e Gestão Diretoria de Administração Diretoria de Tecnologia da Informação Departamento de Coordenação e Governanças das Empresas Estatais Diretoria Departamento de Órgãos Extintos Consultoria Jurídica Ass. Especial para Modern. da Gestão SECRET. DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS SECRET. DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SECRET. DE GESTÃO PÚBLICA SECRET. DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SECRET. DE RELAÇÕES DO TRABALHO SECRET. DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO SECRET. DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO CRESCIMENTO SECRET. DE ORÇAMENTO FEDERAL Órgãos Colegiados: - Comissão de Financiamentos Externos Comissão Nacional de Cartografia Comissão Nacional de Classificação Comissão Nacional de População e Desenvolvimento Entidades Vinculadas: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Fundação Escola Nacional de Administração Pública Fundação de Prev. Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo

4 SEC-ADJ. GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DEPT. PROGRAMAS SOCIAIS
SECRETÁRIA CHEFIA DE GABINETE SEC-ADJ GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DEPT. PROGRAMAS SOCIAIS COORD-GERAL CONSOLIDAÇÃO COORD-GERAL INOV. E ASSUNTOS. ORÇAMENT. FEDERATIVOS COORD-GERAL AVALIAÇÃO PROGR. ESTRAT. DEPT. PROGRAMAS INFRA ESTRUTURA DEPT. PROGRAMAS ESPECIAIS DEPT. PROGRAMAS DA AREA ECONÔMICA SEC-ADJ. ASSUNTOS FISCAIS SEC-ADJ GESTÃO CORPORATIVA COORD-GERAL DESENVOLV. INSTITUCIONAL COORD-GERAL DESP. COM PESSOAL E SENTENÇAS COORD-GERAL AVALIAÇÃO DE RECEITA PÚBLICA COORD-GERAL AVALIAÇÃO MACRO-ECONÔMICA COORD-GERAL NORMAS COORD-GERAL TECNOL. DA INFORMAÇÃO ASSESSORIA SECRETÁRIO

5 Organograma - CGOFI Coordenador-Geral de Inovação e Assuntos Orçamentários e Federativos Luiz Guilherme Pinto Henriques Coordenação de Inovação, Transparência Orçamentária e Qualidade do Gasto - COQIT Isabella Amaral da Silva Coordenação de Educação e Disseminação Orçamentária - COEDO Rosana Lordêlo de Santana Siqueira Carlos Leonardo José Paulo Luiz Aires Carlos Arruda Michelli Janiele, Nayara e Diego

6 Grandes Temas QUALIDADE DO GASTO
CGOFI ASSUNTOS FEDERATIVOS PROCESSO ORÇAMENTÁRIO TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA QUALIDADE DO GASTO EDUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO ORÇAMENTÁRIO

7 Histórico Educação Orçamentária
2007: Situação: Coordenação de Assuntos Federativos e Inovadores; Visitas Técnicas – Estados e Municípios; Demanda por Capacitação; Adesão SOF como órgão gestor do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF; Capacitação Presencial – Semana Orçamentária (desde 2002) x Visita Técnica. Captação de novos conhecimentos relacionados a Qualidade do Gasto e ao Processo Orçamentário Dificuldades: Recursos Humanos; Diárias e Passagens. Soluções: Curso à distância; Idealização da Cartilha de Orçamento Público; Sofinha e Sua Turma em: Como o Governo deve gastar o dinheiro pago pela sociedade?” Prêmio SOF de Monografias

8 Histórico Educação Orçamentária
2008: Escola Virtual SOF: Contratação SERPRO; Curso Básico de Orçamento Público – Elaborados por Técnicos; Setembro – 1ª Turma – SEPLAG/Alagoas; Cartilha de Orçamento Público – Sofinha e Sua Turma: Implementação nas Escolas Públicas do DF; 2009: Ofertas do Curso Básico para SEPLAG e GEFEs; PNEF: Distribuição da Cartilha; Elaboração da Cartilha Eletrônica;

9 Histórico Educação Orçamentária
2010: Escola Virtual SOF: Críticas do Curso Básico; Abandono do SERPRO; (busca de soluções: ENAP – Não atendia cidadão) Necessidade de soluções e melhorias no curso e plataforma; Atendimento ao cidadão; Cartilha de Orçamento Público – Sofinha e Sua Turma: Implementação pelos GEFEs: Amazonas, Santa Catarina e Alagoas; Momento do Orçamento: Programa de Rádio. 2011: UnB; Reestruturação do Curso Básico (Curso Básico e Curso de Orçamento Público); Elaboração do Curso de Lei de Diretrizes Orçamentária para Municípios ; Melhorias na plataforma. 2012 – 2014: Continuidade dos projetos e desenvolvimento de melhorias, como a possibilidade de avaliar o impacto dos cursos para o participante.

10 HOJE: Ações de Educação Orçamentária
Coordenação de fóruns de capacitação: Semana orçamentária; Demandas de ministérios; Demandas de escolas de governo – ENAP/ESAF. Escola Virtual da SOF – EVSOF: Gestão da Escola baseada em tecnologia de ensino a distância. Projeto de Implantação de uma Política de Gestão do Conhecimento Orçamentário: Necessidade de mecanismo que articule e organize os esforços de aprendizagem, obtenção e retenção da inteligência orçamentária. Voltado para orientar e integrar os mais diversos processos relacionados a gestão de competências e do capital intelectual, da inovação, da educação corporativa e para a cidadania e do desenvolvimento da inteligência orçamentária. Projeto de implementação do Programa de Educação Orçamentária – PEO: Coordenação e sistematização dos diversos fóruns de capacitação em orçamento; Centralizar a gestão da participação de servidores como instrutores em cursos presenciais e à distância; Instituição de um banco de docentes. NOVA

11 Ações de Disseminação do Conhecimento Orçamentário
HOJE: Ações de Disseminação do Conhecimento Orçamentário NOVA Criar processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento. Prêmio SOF de monografias Participação no Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, junto com ESAF. Realização de Eventos de Disseminação (Fóruns, Workshops, Seminários Regionais, Nacional e Internacional): - Organização do Seminário Nacional de Orçamento Público – Propostas: Data: outubro. Conteúdo: mais amplo que apenas orçamento, tratando de temas econômico-fiscais, com envolvimento de outros órgãos (SPI/DEST/Assessoria Econômica); ou apenas restrito a temas orçamentários e restrito à SOF e Sistema de Planejamento e Orçamento.

12 ESCOLA VIRTUAL SOF Missão SOF Missão EVSOF
Racionalizar o processo de alocação de recursos, zelando pelo equilíbrio das contas públicas, com foco em resultados para a Sociedade. Missão EVSOF Promover a transferência de conhecimento, por meio da internet, estimulando a reflexão e o aperfeiçoamento dos temas orçamentários e o controle social.

13 ESCOLA VIRTUAL SOF CONTEXTO:
A Secretaria de Orçamento Federal (SOF) com o intuito de capacitar servidores públicos e a sociedade criou a Escola Virtual SOF no ano de Desde essa data até dez/2014 formou mais de alunos nos cursos de Orçamento Público e hoje possui mais de alunos na EVSOF. Durante os anos ocorreram modificações de plataforma e de estruturação acadêmica, de gestão administrativa e pedagógica. Hoje, trabalhamos numa perspectiva construtivista de ensino/aprendizagem com nova plataforma (Moodle 2.8) e servidor SOF. Com essas modificações obtivemos diversas melhorias, propostas de novos desafios e projetos.

14 Recursos Humanos Compartilhados:
Estrutura Recursos Humanos: Responsável: Coordenação de Educação e Disseminação Orçamentária – COEDO Estrutura: Administração (2): Arruda (MP) e Michelli (Estagiária MP) Pedagogia (2): Nayara e Janiele (UnB) Conteúdo (3): Carlos Leonardo (MP), Luiz Aires (MP) e José Paulo (MP) Tutoria: 4 efetivos (até 2 turmas/ano); 18 interessados Monitoria: Pedagogas EVSOF + Parceiros Recursos Humanos Compartilhados: Responsável: Coordenação-Geral de TI - Desenvolvimento TI (2) - UnB - Segurança e Infraestrutura (4) - APO-TI - Equipe de Teste (2) - Unb e Designers (2) - UnB.

15 Recursos Tecnológicos: Recursos Tecnológicos Compartilhados:
Estrutura Recursos Tecnológicos: - 8 computadores – Equipe COEDO Recursos Tecnológicos Compartilhados: 1 impressora 2 processadores 24 GB de memória RAM 150 GB de Disco Rígido (de acordo com o conteúdo disponibilizado) Banda 8.69 Mega de Upload (Governo) 2 servidores, sendo 1 para aplicação e 1 para banco de dados

16 Ferramenta Moodle 2.8: Estrutura básica: Página Principal
Páginas internas (estrutura organizada por cursos e categorias) Professores, estudantes e usuários (definições de papeis) Site Moodle Categorias Cursos - Topicos - Recursos - Atividades - Blocos Página Principal

17 Ferramenta

18 Ferramenta

19 Ferramenta

20 Escola Virtual SOF

21 Escola Virtual SOF

22 Escuela Virtual de Pressupuesto

23

24 Elaboração de Conteúdo
Material com orientações ao conteudista: Estrutura organizacional – EVSOF; Papel do conteudista; Roteiro de Organização dos cursos; Fluxograma de desenvolvimento de cursos; Fluxograma de elaboração dos módulos; Modelo de planejamento do módulo; Dicas de escrita em EAD; ANEXOS: Projeto de Design Instrucional; Check list para elaboração do conteúdo; Modelo de Planejamento Educacional;

25 Elaboração de Conteúdo
Fluxograma de desenvolvimento de cursos:

26 Elaboração de Conteúdo
Fluxograma de elaboração dos módulos: Elaboração do curso/módulo Revisão de conteúdo Reunião de revisão de conteúdo Ajuste do conteúdo Validação pedagógica Ajustes da revisão pedagógica Reunião da revisão pedagógica Revisão pedagógica Revisão gramatical e criação das imagens do curso Ajustes da revisão gramatical Diagramação Validação do módulo Inserção do módulo na plataforma Conteudista Revisor de conteúdo Conteudista e revisor de conteúdo Equipe pedagógica Revisor gramatical Diagramador Equipe de Suporte

27 Elaboração de Conteúdo
Modelo de planejamento do módulo: Nome do Curso Objetivo geral: Módulo I: Objetivo (s) Específico (s) do módulo: Unidades Conteúdos Estratégias didáticas Material complementar da unidade/ módulo Instrumento avaliativo da unidade/módulo Unidade 1- Unidade 2-

28 Cursos e Demandas Cursos Carga Horária Orçamento Público 70 horas
Básico em Orçamento Público 20 horas Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios 45 horas Federalismo 25 horas Monitoria 5 horas Tutoria 15 horas Cursos Parceiros: Ética e Serviço Público (ENAP)/ EVSOF

29 Curso: Básico em Orçamento Público
Carga Horária: 20 horas Sem tutoria Público-Alvo: sociedade Estrutura de Acompanhamento dos alunos: Monitoria Pedagógica Estrutura do Curso: Módulo 1: Entendendo o Orçamento Público Módulo 2: Fundamentos Legais Módulo 3: Entendendo o Processo Orçamentário Módulo 4: Participação Popular

30 Curso: Orçamento Público Com tutoria
2008/2013 2013/2014 Carga Horária 40 horas 70 horas Público-Alvo Servidores públicos, empregados públicos, estudantes e demais cidadãos interessados no tema Orçamento Público. Estrutura de Acompanhamento dos alunos Monitoria Pedagógica por Oferta (Média de 5 turmas por oferta) e dedicação diária do tutor Módulo 1 Orçamento Público Orçamento Público: Conceitos e Fundamentos Módulo 2 Fundamentos Legais do Orçamento Público Instrumentos do Processo Orçamentário Módulo 3 LRF – Parte 1 Receita Orçamentária Módulo 4 Despesa Orçamentária Módulo 5 Execução Orçamentária Módulo 6 LRF – Parte 2 Módulo 7

31 Curso: Lei de Diretrizes Orçamentárias
2011 2014 Carga Horária 40 horas 45 horas Tutoria Sem Tutoria Público-Alvo Servidores públicos e empregados públicos dos municípios Estrutura de Acompanhamento dos alunos Não existia Monitoria Pedagógica por Oferta (Média de 5 turmas por oferta) e dedicação diária do tutor Módulo 1 Elaborando a LDO Conhecendo o Sistema Orçamentário Módulo 2 Anexo de Risco Fiscais Unidades da LDO – Parte 1 Módulo 3 Anexo de Metas Fiscais Unidades da LDO – Parte 2 Módulo 4 Metas Fiscais Módulo 5 Riscos Fiscais

32 Curso: Federalismo Carga Horária: 25 horas Sem tutoria
Público-Alvo: sociedade Estrutura de Acompanhamento dos alunos: Monitoria Pedagógica Estrutura do Curso Módulo 1: Federalismo: Conceitos e Origem Módulo 2: Federalismo: Características e Classificações Módulo 3: O Federalismo Brasileiro Módulo 4: Federalismo Fiscal no Brasil Módulo 5: O Federalismo e as Transferências Intergovernamentais

33 Curso: Monitoria em E@D
Carga Horária: 5 horas Público-Alvo: Tutores SOF e Parceiros Estrutura de Acompanhamento dos alunos: Monitoria Pedagógica Estrutura do curso: Módulo I – O papel do monitor no ensino a distância Módulo II – Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem da EVSOF Curso: Tutoria Carga Horária: 15 horas Público-Alvo: Interessados em serem tutores SOF Estrutura de Acompanhamento dos alunos: Monitoria Pedagógica Estrutura do curso: Módulo I – A Educação a Distância e a Escola Virtual SOF Módulo II – O Tutor em EAD Módulo III – A Escola Virtual SOF e a prática de tutoria

34 Cursos Demandados e em Desenvolvimento
Carga Horária Em Desenvolvimento: Receita Orçamentária Avançado 25 horas* SIOP – Acesso ao Público 20 horas* Ambientação na SOF 40 horas* Parceiros: Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico (ILB)/ em análise 20 horas Gestão Estratégica com foco na Administração Pública (ILB)/ em análise 10 horas Demandados: SIOP - Operacional 30 horas* Processo Legislativo Orçamentário Plano Plurianual (SPI) 50 horas* Lei de Responsabilidade Fiscal (STN e/ou CGNOR) Orçamento de Investimento (DEST)

35 Parceiros Universidade de Brasília Banco do Brasil Vantagens:
Escola da Advocacia-Geral da União Escola de Governo do MS Fundação FECOLINAS – TO Secretarias de Planejamento Municipais de Luís Corrêa e Parnaíba Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF Universidade Federal do Piauí Vantagens: 1. Atendimento individualizado e preferencial; 2. Cronograma pré-definido; 3. Acompanhamento personalizado; 4. Planejamento Estruturado para o ano; 5. Divulgação de projetos e links no site da EVSOF; 6. Troca de Experiências e melhorias em processos educativos e tecnológicos.

36 Resultados Gerais – 2008 a fev/15
Resultados de capacitação: Curso 2008* 2009 2010 2011 2012** 2013 2014 Fev/2015 TOTAL Básico de Orçamento Público - 1.728 29 1.476 1.653 990 4.886 Orçamento Público 50 971 935 663 225 1.907 1.556*** 275 6.582 Elaboração da LDO¹ 527 976 371 1.503 Federalismo 282 249 Ética e Serviço Público (ENAP) 777 288 2.918 254 3.383 5.244 2.173 14.030 * O inicio das atividades da Escola Virtual SOF foi em setembro de 2008 com uma turma piloto da Secretaria de Planejamento do Estado de Alagoas. ** Em 2012 a Escola Virtual SOF estava em processo de transposição. Saindo do servidor SERPRO para o servidor UnB. Considerando tais mudanças impossibilitou que tivéssemos atividades até novembro do mesmo ano. *** A queda na quantidade de inscritos deve-se a quantidade bastante reduzida de tutores no 2º semestre. ¹ O curso de LDO só foi liberado para capacitação no ano de 2011 (inauguração) e considerando as críticas e situações resolvemos somente liberar o curso após revisão técnica e pedagógica

37 Resultados: Impactos dos Cursos para o participante
Total de respostas: 3.921 Pessoas Formadas: 8.016 Pergunta efetuada: Em sua opinião, qual a principal aplicabilidade dos novos conhecimentos assimilados por você, através desse curso?

38 Plano de Divulgação - 2015 Janeiro, Fevereiro e Março:
marketing para Universidades Pública e Privada, Órgãos Federais e Estaduais, Associações, etc; Publicação de Matéria: Portal do Orçamento e Portal do Ministério do Planejamento. (utilizaram a matéria: portal do servidor, uol, dados abertos, servidores públicos no facebook, entre outros) Entrevista Rádio e TV.

39 Resultados: Acessos Acessos no ano de 2014: Países: Brasil - 33.951
EUA - 157 Portugal - 106 Venezuela - 58 Alemanha - 18 UF: DF – SP – 3.344 PR – 2.994 RJ – 2.544 MG – 2.349 BA – 1.589 MS – 1.482 RS – 1.330 CE – 935 PE – 848 Acessos 01/jan a 09/mar : Países: Brasil – EUA – 100 Portugal – 18 India – 10 Rússia – 6 UF: DF – AL – 2.352 CE – 2.316 RJ – 2.053 PR – 1.093 MG – 1.007 PE – 1.001 SP – 989 RR – 889 BA – 740

40 Planejamento para 2015 Cronograma - Ofertas
Cursos: Sem tutoria – Entre 20 e 50 horas INSCRIÇÕES INÍCIO FIM Oferta 1 03 a 08\fev 03\02\2015 01\03\2015 Oferta 2 10 a 15\mar 10\03\2015 12\04\2015 Oferta 3 14 a 19\abr 14\04\2015 17\05\2015 Oferta 4 19 a 24\mai 19\05\2015 21\06\2015 Oferta 5 23 a 28\jun 23\06\2015 26\07\2015 Oferta 6 28\jul a 02\ago 28\07\2015 30\08\2015 Oferta 7 01 a 06\set 01\09\2015 04\10\2015 Oferta 8 06 a 11\out 06\10\2015 08\11\2015 Oferta 9 10 a 15\nov 10\11\2015 13\12\2015 Curso: Orçamento Público/ Com tutoria – 70 horas INSCRIÇÕES INÍCIO FIM Oferta 1 24 a 27\FEV 05\03\2015 08\04\2015 Oferta 2 07 a 10\Abr 14\04\2015 18\05\2015 Oferta 3 19 a 22\Mai 26\05\2015 29\06\2015 Oferta 4 30\Jun a 03\jul 07\07\2015 10\08\2015 Oferta 5 11 a 14\ago 18\08\2015 21\09\2015 Oferta 6 22 a 25\Set 29\09\2015 02\11\2015 Oferta 7 03 a 06\nov 10\11\2015 14\12\2015

41 Planejamento para 2015 38.450 Projeção de Cursos Curso 1º Semestre
Total Parceiros Aberta Orçamento Público 800 700 1200 1500 4.200 Básico Orçamento Público - 8000 16.000 LDO para Municípios 1000 2000 6.000 Tutoria 50 100 Monitoria Federalismo 4.000 Ética (ENAP) Cursos em Desenvolvimento/a ser desenvolvido: SIOP – Acesso ao Público (Novo) 2.000 Receita Pública – Nova Codificação (Novo) Ambientação SOF (Novo) 1.850 14.750 4.300 17.550 38.450

42 Planejamento para 2015 Mais de 10 cursos disponíveis na plataforma (Parcerias e SOF) Processos de desenvolvimento instrucional implementado e automatizado Gestão administrativa automatizada Relatórios direcionados para cada perfil (Gestor Administrativo, Gestor Acadêmico/Pedagógico, Instituição SOF, Monitor e Tutor) Controle de acessos de vídeos educativos Melhoria no plano de comunicação (visibilidade junto à sociedade) Novas Parcerias e renovação de Acordos de Cooperação Técnica Interatividade entre alunos e SOF (processo dinâmico na Escola para conversas) Estruturação de Fóruns Pedagógicos com processo de melhoria na visualização do tutor Desenvolvimento de Jogos Interativos para crianças

43 Planejamento para 2015 Equipe SOF treinada e capacitada para questão de Suporte Técnico, Pedagógico e de Desenvolvimento (CGTEC e COEDO) Quadro estruturado de tutores, monitores e conteudistas (incentivos implementados: GECC e Portaria com Banco de Docentes) Estruturação de um ambiente com melhorias de acessibilidade e atendimentos a PNEs Central de Atendimento Telefônico – 2121 – Capacitada para atender a sociedade Automatização de abertura e fechamento de turmas Processos de envios de s na plataforma Contratação de Designer Instrucional Estruturação da Equipe COEDO Desenvolver metodologia para aprimorar a Segurança da Informação, ou seja, aumentar a segurança na questão de utilização de material didático para benefícios próprio $$$.

44 Lições Aprendidas Transparência Fiscal Educação Atuação em Rede.
Escolas de Governo Comunidade Acadêmica Organizações da Sociedade Civil IPEA IBGE GIFT CGU

45 Lições Aprendidas Equipamentos (Até 50 usuários/hora)
Equipamentos SOF (Até 500 usuários/hora) 1 Processador com no mínimo 2 núcleos Memória RAM = 4GB 75 GB de Disco Rígido (depende do conteúdo que a Escola tem – vídeos, etc) Banda 5 Mega de upload Servidor único para aplicação e banco de dados. OBS: com um computador você pode implementar. 2 Processadores com 8 núcleos Memória RAM = 24GB 150 GB de Disco Rígido (depende do conteúdo que a Escola tem – vídeos, etc) Banda 8.69 Mega de upload 2 Servidores 1 para aplicação e 1 para banco de dados. OBS: moodle partners – servidor com o moodle incluso. (Valor mensal + equipe de suporte) Banda 8.69 Mega de upload (Governo) * Cursos com livre acesso. (impacto na configuração do servidor)

46 Lições Aprendidas A importância de cada papel no processo de estruturação de cursos (Pedagogo, TI, Conteudista, Administrador, Liderança, Estudantes); Desenvolver Roteiros de cada processo; Análise e desenvolvimento de pesquisas/ resultados mais precisos; Processo de inscrição democrático; Estruturação x linha pedagógica específica para os cursos; Designer – quanto mais simples melhor; Importância da humanização nos processos de ensino a distância; Atendimento via telefone e (Administrativo); Estimular constantemente a equipe; Interagir com a área de Tecnologia; Necessidade de apoio institucional;

47 Lições Aprendidas Apoio externo (Sociedade) – importantíssimo; Necessidade de Plano de Comunicação; Estrutura RH mínima: Pelo menos 1 Administrativo, 1 pedagogo, 1 desenvolvimento, e 1 suporte; Estrutura física mínima: servidor, computadores para cada colaborador, internet, etc. Parcerias, troca de experiências, melhorias e respostas mais robustas as pesquisas; Importante relacionamento com a Academia; Interesse em inovar; Cuidados e pesquisas mensais no google verificando a utilização de materiais por empresas privadas ou pessoas físicas, cobrando $$$; MELHORAR O PROCESSO DE GOVERNANÇA DO CONHECIMENTO ORÇAMENTÁRIO;

48 Sistema Orçamentário Federal Comunidade Epistêmica
SITUAÇÃO ATUAL DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO, PESQUISA e EXTENSÃO do CONHECIMENTO ORÇAMENTÁRIO por DESTINATÁRIO Sistema Orçamentário Federal Rede Nacional de OP Comunidade Epistêmica Sociedade Organizada Cidadão Cursos à Distância (EV-SOF) Cursos Presenciais Semana Orçamentária (ESAF) Seminários de Orçamento Prêmio SOF de Monografias PNEF Curso de Formação APO/APOTI Mestrado e Doutorado Cursos de Média Qualificação ENAP/ESAF

49 PROBLEMAS NA GOVERNANÇA DO CONHECIMENTO ORÇAMENTÁRIO:
DEFICIÊNCIAS INSTITUCIONAIS AUSÊNCIA de instância dedicada à articulação/integração/gestão das ações de mobilização do conhecimento orçamentário. PROBLEMAS DE ESTRATÉGIA, ALINHAMENTO, ALOCAÇÃO DE RECURSOS E AVALIAÇÃO. Filosofia e Metodologia AUSÊNCIA DE MODELO DE ‘GESTÃO DO CONHECIMENTO’. INDEFINIÇÕES DE POLÍTICA PEDAGÓGICA E DE BASES EPISTEMOLÓGICAS. Processo e Estrutura INSTITUCIONALIZAÇÃO FRÁGIL. JURISDIÇÃO/DIVISÃO DO TRABALHO ‘CONFUSA’ E INSUFICIENTE. PRECARIEDADE DE RECURSOS HUMANOS. Conteúdo AUSÊNCIA DE PADRÃO DE QUALIDADE NA CONFECÇÃO DE CONTEÚDOS. INCOMPATIBILIDADE ENTRE NARRATIVAS/ABORDAGENS TEÓRICAS E VISÃO DO GOVERNO ATUAL. Governança ESTRATÉGIA FRACA NA SELEÇÃO DE PARCEIROS. PROBLEMAS DE LEGITIMIDADE INTERNA E EXTERNA (SELEÇÃO/AVALIAÇÃO DE COLABORADORES). PROBLEMAS DE INCENTIVOS.

50 Solução: Política de Gestão do Conhecimento
Objetivo Estratégico ( ): Gestão do Conhecimento Implementada. Objetivo Estratégico Possível (2015): Programa de Educação Orçamentária Implementado Política de Gestão do Conhecimento Orçamentário Programa de Gestão de Competências e Capital Intelectual Programa de Inovação Orçamentária Programa de Educação Orçamentária Programa de Inteligência Orçamentária

51 Solução: Política de Gestão do Conhecimento
1º) Por que precisamos de um Programa de Educação Orçamentária. Premissas: Disfunções no Sistema Orçamentário: necessidade do emprego do conhecimento e da inteligência orçamentária para resolvê-las; Mobilização do Conhecimento Orçamentário - MCO: essencial para o aprimoramento contínuo do sistema orçamentário. (promoção da confiança no ‘poder público’ e do capital social; Instrumentos para MCO: ações de educação, de pesquisa e de extensão. Necessários para a aprendizagem/mudança/inovação do sistema orçamentário. Constatações: Problemas de Governança; Institucionalização inexistente; EV-SOF não é instituída formalmente; Ausência de metodologia de apropriação do conhecimento orçamentário derivado e compartilhado; Institucionalização frágil – parcerias: ESAF (SO, PNEF); falta de estratégia para desenvolver uma efetiva formação para a participação cidadã no processo de alocação de recursos públicos; Fragilidade no recrutamento e seleção de pesquisadores, educadores e disseminadores.

52 Solução: Política de Gestão do Conhecimento
2º) Proposta para implementação do PEO: Portarias: Instituindo o Grupo de Trabalho Interno de Educação Orçamentária – GTI-EO para apresentar proposta de implementação do PEO; Instituindo e Regulamentando o Cadastro de Colaboradores no âmbito do PEO; Instituindo a Escola SOF (PEO); GTI-EO: 1 representante de cada Departamento, 1 representante da SEAFI, 1 representante da SEAGE, 1 representante da CGNOR, 1 representante da CGTEC e 1 representante da CGDIN. Apoio da liderança no processo de conscientização da SOF em relação ao programa. Reuniões e Fóruns de debates com os Comitês de Gestão de Pessoas e de TI. Rede de Aprendizagem – Diálogos, Workshops, Roda de Conversas, Palestras, Fóruns.

53 Obrigada! Rosana Lordêlo de Santana Siqueira
Coordenadora de Educação e Disseminação Orçamentária Secretaria de Orçamento Federal Contatos: +55 (61)

54 Escuela Virtual de Pressupuesto
Implementação e Principais preocupações: Customização padrão; Tradução de Conteúdo de maneira adequada; Inserção de novos conteúdos; Monitoria por país; Acompanhamento via GIFT; Gestão Compartilhada; Pontos importantes de avaliação: Segurança, capacidade do servidor, etc; (Infraestrutura TI)


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