A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora."— Transcrição da apresentação:

1 1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora do Sistema de Bibliotecas Universidade Católica de Brasília

2 2 Tópicos Paradigmas Organizações do Séc. XXI Bibliotecas do Séc. XXI O profissional dos novos tempos Desenvolvendo novas lideranças para o ambiente digital Estratégias para formar uma força de trabalho digital Conclusões

3 3 Paradigmas Paradigmas são realizações científicas reconhecidas universalmente, e que durante algum tempo fornecem modelos de problemas e soluções para a comunidade de praticantes de uma determinada ciência. Kuhn, T. S. The Structure of Scientific Revolutions, 1962.

4 4 Paradigmas Paradigma dominante – até fins dos anos 1970 – visão cartesiana e mecanicista do mundo tecnologias de base microeletrônica no processo produtivo, novos métodos de gestão e produção nas empresas globalização da economia desencadearam uma série de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais na sociedade. Ambigüidade, interconectividade, complexidade, constante mudança, abordagem holística dos fenômenos. Paradigma emergente – a partir da década de 1980

5 5 Paradigmas Paradigma Tecnológico - Rede eletrônica Paradigma Organizacional - Organização em rede Paradigma da Informação - Biblioteca Digital UCB

6 6 Paradigma Tecnológico Convergência das tecnologias de informação e comunicação Produtos intensivos em conhecimento Rápida obsolescência dos produtos Rompimento das barreiras de tempo e espaço Redes eletrônicas

7 7 Paradigma Organizacional Mais enxuta, mais horizontal Intensiva em tecnologia Intenso fluxo de comunicação e informação Acelera e descentraliza o processo decisório Melhoria contínua do processo produtivo Agrega valor aos bens e serviços Atenta às necessidades do cliente Promove a cooperação dentro e fora da organização Promove o contínuo desenvolvimento pessoal e profissional. Organizações em rede

8 8 Paradigma da Informação Maior ênfase no acesso e menos na propriedade das coleções Novo modelo de prestação de serviços, baseado em arranjos organizacionais cooperativos Prestação de serviços em ambiente eletrônico Biblioteca Digital UCB

9 9 Organizações do Séc. XXI Intensivas em TIC e conhecimento Globalizadas Competitivas Aberta às mudanças Velozes Complexas e paradoxais

10 10 Aumento no número de usuários e o conseqüente aumento da demanda; Produtos e serviços, intensivos em TICs, adotando abordagens mais centradas no usuário e menos na biblioteca Serviços personalizados e interativos Atendimento para além das fronteiras institucionais Bibliotecas do Séc. XXI Estruturas menores, com menos pessoal Funções técnicas, processos e papéis redesenhados Orçamentos estabilizados ou reduzidos Terceirização de serviços Suportes e tecnologias diversificados Tecnologia para habilitar o usuário e integrar-se a outras bibliotecas Questões de autenticação, gerência de direitos de acesso, preservação, direitos autorais; Ampliação e adaptação física e ambiental das instalações Cooperação e compartilhamento para o acesso à informação.

11 11 O profissional dos novos tempos Criativo e inovador Empreendedor ColaborativoAtualizado Competente em TI Guia

12 12 Desenvolvendo novas lideranças para o ambiente digital Abrir mão do controle Promover a comunicação e criar relacionamentos Desenvolver profissionais capazes de absorver mudanças e superar choques futuros Assegurar efetiva tomada de decisão e encorajar o risco Integrar e criar sinergia Encorajar a criatividade e a inovação (Van Reenen, J., 2001)

13 13 Recrutando, desenvolvendo e retendo pessoas criativas Como? - constituindo equipes com pessoas criativas, pessoas técnicas e pessoas com visão estratégica - dando autonomia - dando feedback do trabalho - administrando competências técnicas - esculpindo postos de trabalho - propondo novos projetos e desafios - criando um ambiente de aprendizado contínuo Estratégias para formar uma força de trabalho digital

14 14 Conclusões O ingresso no ambiente digital requer que as bibliotecas: – realinhem suas prioridades, realoquem recursos e criem um quadro de pessoal diferenciado; –formem lideranças e campeões que coloquem os benefícios dos seus serviços digitais em favor da gestão do conhecimento e do desenvolvimento organizacional; Associações de classe, escolas de biblioteconomia, sociedades científicas e instituições ligadas à área de informação devem intensificar as oportunidades de formação continuada, realizar e divulgar estudos sobre o movimento das bibliotecas brasileiras em direção ao Paradigma da Informação. Nós gestores e profissionais de bibliotecas somos os únicos responsáveis pela inserção de nossas bibliotecas no novo paradigma. Nosso reconhecimento e valorização profissional está diretamente relacionado à nossa capacidade de empreender e inovar o nosso ambiente de trabalho.

15 15 Feliz Dia do Bibliotecário 2006 Muito obrigada!


Carregar ppt "1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google