A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6ª AULA Economia e Mercado. Outras formas de organização das empresas no mercado CARTEL Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6ª AULA Economia e Mercado. Outras formas de organização das empresas no mercado CARTEL Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 6ª AULA Economia e Mercado

2 Outras formas de organização das empresas no mercado CARTEL Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entre as guerras mundiais. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

3 Outras formas de organização das empresas no mercado HOLDING Forma de organização de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas. Sociedade anônima é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente é formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produção de eletrodomésticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu funcionamento.

4 Outras formas de organização das empresas no mercado DUMPING Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço irreal para eliminar a concorrência e conquistar a clientela. Proibida por lei, pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no externo. No primeiro caso, o dumping concretiza-se quando um produto ou serviço é vendido abaixo do seu preço de custo, contrariando em tese um dos princípios fundamentais do capitalismo, que é a busca do lucro. A única forma de obter lucro é cobrar preço acima do custo de produção. No mercado externo, pratica-se o dumping ao se vender um produto por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem.

5 Outras formas de organização das empresas no mercado JOINT VENTURE Basicamente, uma joint venture representa a associação de duas ou mais empresas a fim de criar ou desenvolver uma atividade econômica. Embora essas empresas busquem com essa associação um ganho, esse ganho nem sempre se apresenta como o mesmo para cada uma delas, pois enquanto uma visa o lucro, outra pode estar à busca de novas tecnologias e outra visa apenas e tão somente assegurar sua presença em um determinado mercado, inúmeras outras motivações podendo existir ainda para cada partícipe do empreendimento conjunto. De se assinalar, desde logo, que essa associação não necessita, como adiante se verá, assumir forma jurídica societária com personalidade jurídica autônoma e distinta das empresas que unem seus esforços e conhecimentos em um empreendimento comum.

6 Outras formas de organização das empresas no mercado MONOPSÔNIO Situação de mercado em que há apenas um comprador de um produto, geralmente matéria-prima. Modelo raro, em que as condições de mercado são determinadas pelo comprador, mesmo que haja vários vendedores. Normalmente representado por estatais. Ex.: É o caso da empresa que se instala em uma determinada cidade do interior e, por ser a única, torna-se demandante exclusiva da mão-de-obra local e das cidades próximas, conseqüentemente fixa os salários em patamares baixos.

7 Outras formas de organização das empresas no mercado OLIGOPSÔNIO Tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas, de grande porte, são compradoras de determinados produtos, geralmente matéria-prima ou produtos primários. Representado pelas indústrias alimentícias e seus fornecedores. Ex.: em cada cidade existe dois ou três que adquirem a maior parte do leite de inúmeros produtores rurais locais.

8 Outras formas de organização das empresas no mercado TRUSTE Uma das formas mais agressivas de controle oligopolístico de mercado é aquela denominada "TRUSTE" (termo proveniente da palavra inglesa trust, que significa confiar, depositar confiança em). O TRUSTE consiste num acordo entre diversas empresas que passam a ser administradas por uma nova empresa ou grupo financeiro. Esta nova empresa ou grupo passa a ter controle absoluto sobre as empresas anteriores, que perdem sua independência e parte de sua autonomia administrativa. Dessa forma, o truste passa a ser o único produtor e vendedor de um determinado bem no mercado, eliminando progressivamente os demais concorrentes, absorvendo-os ou incorporando-os e, assim, controlando totalmente o preço do bem ou bens que produz. Embora o Estado imponha severas leis no sentido de impedir a formação de trustes, eles continuam operando e se expandindo através de várias manobras.


Carregar ppt "6ª AULA Economia e Mercado. Outras formas de organização das empresas no mercado CARTEL Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google