A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc"— Transcrição da apresentação:

1 O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Copyright 2001 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, Brazil Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, no todo ou em parte, na forma de textos, imagens ou qualquer outro recurso eletrônico ou impresso. O aluno regularmente inscrito neste curso pode baixar uma única cópia para visualização em seu computador local, vetada qualquer forma de redistribuição ou comercialização, conforme as leis internacionais de direitos autorais.

2 O Que É o Ambiente de Aprendizagem
Um sistema colocado em um servidor ligado à Internet, que permite a administração do processo de autoria, disponibilização de material didático, interação entre alunos e professores e gerenciamento acadêmico de um curso Facilidade e rapidez de uso Desenvolvido pelo NIED/UNICAMP para servidores Linux O TelEduc é um ambiente de suporte ao ensino e aprendizagem baseado na Web, ou seja, que facilita a criação de cursos on-line, disponibilizando todas as ferramentas necessárias para o professor, sem que ele tenha que saber programação. Além disso, utiliza servidores com software livre (sistema operacional Linux), o que diminui muito o seu preço e o torna mais acessivel para todos.

3 Ambiente de Aprendizagem
Gerenciamento do curso, formadores e dos alunos (matrícula, perfis, etc.) Disponibilização dos meios didáticos de apoio (slides, leituras, softwares, links, etc.) Ferramentas de interatividade (mural, fóruns, bate-papo, ) Carregamento dos materiais de apoio ao aprendizado (leituras, slides, imagens, etc.) Relatórios de acompanhamento As ferramentas padronizadas disponíveis no TelEduc podem ser classificadas em 5 grupos principais. Algumas dessas ferramentas são obrigatórias, enquanto que outras podem ser selecionadas pelo professor e disponibilizadas e retiradas a qualquer momento durante o curso. Uma característica especialmente interessante do TelEduc é o gerenciamento de todo o processo de inscrição, aceitação de alunos, disponibilização de senhas de acesso, e emissão de vários tipos de relatórios de acompanhamento (frequencia de uso das ferramentas) dos alunos inscritos.

4 Estrutura do TelEduc Aqui vemos a estrutura básica do sistema, que é centrado em torno das atividades que o aluno deve desenvolver durante o curso,

5 Ambiente de Aprendizagem (1): Tela de Entrada
A tela inicial dá acesso tanto ao sistema de administração (acesso restrito por senha ao administrador geral do ambiente), como aos cursos (professores e alunos). O menu na barra superior dá acesso a: Informações sobre o TelEduc Acesso aos cursos em andamento ou com inscrições abertas, bem como informações sobre cursos já oferecidos e como como criar um curso Contatos e Apoio

6 Ambiente de Aprendizagem (2): Lista de Cursos
Ao entrar na seção de cursos com inscrições abertas ou em andamento, aparece uma lista por ordem alfabética, com dois botões: um para obter informações sobre um curso, outro para entrar no curso.

7 Ambiente de Aprendizagem (2b): Informações sobre o Curso
A página de informações sobre o curso contém uma ementa que pode ser composta como o coordenador do curso desejar, e contém as seguintes seções: ementa, público alvo, período do curso, para contato, tipo e prazo de inscrições. Também há um link para inscrições, e outro para entrar no curso, quando já se recebeu uma senha. Esta página pode ser visualizada externamente para fins de informação para os alunos interessados no curso.

8 Ambiente de Aprendizagem (3): Entrada da Senha
Ao se clicar no botão “Entrar” em um curso, o sistema solicita o login e a senha de acesso (professor ou aluno).

9 Ambiente de Aprendizagem (4): Tela inicial do curso
A página inicial de um curso é sempre a mesma: mostra na barra lateral a esquerda as funções e ferramentas do ambiente de ensino e aprendizagem, e na área de exibição lateral direita a “Agenda do Dia”. A agenda é algum comunicado feito pelo coordenador ou formadores, chamando a atenção de todos os alunos para atividades previstas no período (dia, semana, etc.). Quando uma nova agenda é criada, as anteriores não são exibidas, mas podem ser acessadas no arquivo de “Históricos”. Ferramentas e Recursos Área de Exibição

10 Ambiente de Aprendizagem (5): Dinâmica do curso
O primeiro ítem do menu de ferramentas é a “Estrutura do Ambiente”, que sempre aparece, e que contem uma breve ajuda ao uso do TelEduc (o sistema não tem um “Help” sensível ao contexto ou específico para cada ferramenta, com algumas exceções). O segundo item do menu deve ser criado pelo coordenador ou formadores e se chama “Dinâmica do Curso”. Ela é carregada através de menu específico na ferramenta “Administração”, que só é visivel para eles. Pode conter informações e instruções específicas sobre os objetivos do curso, ementa, metodologia de ensino e avaliação, etc. Deve ser criado em HTML e pode conter mais de um arquivo, que também podem ser interligados através de links internos (inclusive imagens).

11 Ambiente de Aprendizagem (6): Atividades
Todo o sistema de gerenciamento de ensino e aprendizagem gira em torno do ítem “Atividades”. Este banco de dados contém as atividades que serão desenvolvidas durante o curso, que podem ser organizados em módulos, aulas, segmentos, atividades de avaliação, atividades de campo, exercícios, etc. Esta seção pode conter pastas e documentos. Os documentos podem ser armazenados na pasta-raíz ou dentros de outras pastas. Para o professor, existem comandos para criar pastas e documentos, carregar arquivos, indicar links, renomear pastas ou arquivos, mover pastas ou arquivos para dentro de outras pastas, apagar pastas e arquivos, etc. Além disso, o sistema permite que o professor compartilhe a pasta ou arquivo apenas entre os formadores (os alunos não verão aquela pasta ou arquivo) ou totalmente compartilhado (os alunos visualizarão aquela pasta ou arquivo). Isto pode ser feito a qualquer momento, e tem como objetivo deixar invisivel um recurso enquanto está sendo elaborado, mesmo que já tenha sido carregado no servidor TelEduc.

12 Ambiente de Aprendizagem (7): Atividade
Um documento de atividade (visto aqui segundo a perspectiva do formador), contém os seguintes elementos de informação: Título Comentário: é uma espécie de roteiro para a atividade, com indicações, dicas, sugestões, etc. Arquivos Anexos: pode ser um ou mais arquivos ligados àquela atividade, que serão carregados no servidor e poderão ser acessados pelos alunos, inclusive textos em HTML, DOC, etc., imagens, softwares (arquivos binários). Endereços na Internet: links que se disponibiliza para o aluno, em servidore externos ao TelEduc Modo de compartilhamento Após ter definido todas essas informações, a atividade é anexada à lista de atividades. Ela pode ser modificada a qualquer momento pelo formador.

13 Ambiente de Aprendizagem (8): Material de Apoio
A ferramenta “Material de Apoio” segue a mesma filosofia de atividades, mas representa um repositório de materiais didáticos, que, como o nome diz, servirão para apoio às atividades de ensino e aprendizagem (como se fosse uma biblioteca virtual). Sua organização segue as mesmas características e funçòes que a seção de atividades, ou seja, pode ser organizados em documentos e pastas, e tem funções para visualizar, editar, apagar e mover.

14 Ambiente de Aprendizagem (9): Material de Apoio
Um documento também pode ser um arquivo carregado no servidor, ou um link externo. Aqui vemos como podemos criar um documento em HTML com links externos e disponibilizá-lo como material de apoio.

15 Ambiente de Aprendizagem (10): Correio Eletrônico
O correio eletrônico do TelEduc é interno, ou seja, não se comunica com o da Internet de que os alunos e formadores normalmente dispõem. Assim, é uma ferramenta de comunicação um-para-um ou um-para-muitos de apoio à interatividade do curso, ou uma espécie de Webmail que exige que o usuário entre no site para poder ler e responder às mensagens a ele dirigidas.

16 Ambiente de Aprendizagem (11): Fóruns de Discussão
A interação com os alunos acontece através de várias ferramentas disponibilizadas pelo TelEduc. A primeira delas é assincrônica e se denomina “Fórum de Discussão”. Sua operação é semelhante a de um grupo de notícias da Internet (Newsgroup), com a característica que pode ser acessado através da Web. O professor pode criar quantos fóruns desejar, dando títulos associados à discussão pretendida. Pode também renomear e excluir fóruns, e configurá-los de acordo com dois tipos: interativos (todos podem ler/escrever) ou unidirecional (tipo boletim, que apenas os formadores podem enviar, mas os alunos não podem responder). Ao se entrar em um fórum, aparece a lista de mensagens enviadas (perguntas, respostas, comentários, etc.).

17 Ambiente de Aprendizagem (12): Fóruns de Discussão
As mensagens são visualizadas clicando-se em uma delas, e existem botões para responder ou comentar essa mensagem ou excluí-la (se você for formador). Para ver as mensagens armazenadas, o aluno ou formador precisa entrar no site, pois as mensagens não são enviadas por .

18 Ambiente de Aprendizagem (13): Bate-Papo
Área de Comunicação O Bate-Papo é um “chat” de texto (protocolo IRC) baseado na Web, que permite a comunicação entre vários participantes ao mesmo tempo, em tempo real. Portanto, é a ferramenta de comunicação sincrônica do TelEduc. O formador pode criar, marcar e desmarcar datas e horas para Bate-Papos, e o conteúdo dos mesmos é permanentemente armazenado para posterior revisão. O Bate-Papo funciona da seguinte maneira: na parte inferior da tela existe uma área para envio de mensagem, contendo uma lista das pessoas presentes. Pode-se falar com todos, ou apenas com alguma pessoa específica. Na parte superior da tela aparecem todas as mensagens enviadas pelos participantes durante a sessão, com identificação e hora. Área de Envio de Mensagem

19 Ambiente de Aprendizagem (14): Mural
O mural é mais uma ferramenta de comunicação entre os usuários do curso, e funciona como um quadro de avisos, ou seja, as mensagens afixadas servem apenas para leitura, e não podem ser respondidas. Para isso existem as ferramentas Correio Eletrônico, Fórum de Discussão, Bate-Papo e Portfólio. É uma ferramenta interessante para colocar-se avisos, noticias, etc., que ficam disponíveis para todos e podem ser apagadas a qualquer momento.

20 Ambiente de Aprendizagem (15): Perguntas Freqüentes
A lista de perguntas freqüentes pode ser mantida pelos formadores e contém perguntas, dúvidas e respectivas respostas que ficam disponíveis para facilitar o intercâmbio com os alunos.

21 Ambiente de Aprendizagem (16): Perfil
A identificaçào e a intercomunicação entre todos os participantes do curso (alunos e formadores) é facilitada através da ferramenta “Perfil”. Ela contém uma lista de todos os participantes ativos, e permite que os mesmos criem e disponibilizem facilmente uma tela contendo informações de perfil, como , biografia, interesses e dados pessoais, como endereço, telefone, etc. Também permite carregar uma foto em formato JPG.

22 Ambiente de Aprendizagem (17): Grupos
O TelEduc também permite formar facilmente grupos de alunos e de formadores, com a finalidade der realizar trabalhos conjuntos, estabelecer grupos de discussão, etc.

23 Ambiente de Aprendizagem (18): Portfólio
A ferramenta “Portfólio” permite que os alunos e os formadores mantenham no servidor materiais que carregaram, anotações, etc., e que podem ser privados, compartilhados com os formadores, ou compartilhados com todos. É uma ferramenta especialmente util para a submissão de exercícios e trabalhos, pois existe uma funçào pela qual os formadores podem escrever comentários, correções, dar nota, etc., ao arquivo carregado pelo aluno em seu portfólio.

24 Ambiente de Aprendizagem (19): Controle de Acessos
Para poder acompanhar os alunos e suas atividades, os formadores dispõe da ferramenta “Acessos”, que permite elaborar diversos tipos de relatórios em tempo real. Podem ser listados: O último acesso ao sistema de cada aluno (data e hora) Qual a freqüência com que cada aluno acessou o sistema em cada dia Uso das ferramentas pelos alunos (Agenda, Meios de Apoio, Leituras, etc.)

25 Ambiente de Aprendizagem (20): Administração do Curso
Para os formadores existem em adição várias ferramentas de administração do curso: Carregamento dos arquivos principal e auxiliar para a ferramenta “Dinâmica de Curso” Carregamento e modificação de perguntas mais freqüentes, com as respectivas respostas. Marcar com uma mãozinha alguma(s) ferramenta(s) específica(s) do curso, para chamar a atenção dos alunos Enviar senhas para alunos que as perderam ou esqueceram Gerenciamento do curso: informações externas sobre o curso, calendário, selecionar ferramentas que serão utilizadas, etc. Gerenciamento de inscrições: ver inscrições feitas, aceitar ou recusar inscrições Gerenciamento de alunos e formadores: transformar um aluno em formador ou vice-versa

26 Ambiente de Aprendizagem (21): Administração do Curso
Aqui vemos duas das mais importantes funções de administração do curso: a tela de atualização dos dados do curso (nome, objetivos, público alvo, contato, calandário, etc), e o menu de seleção das ferramentas que serão utilizadas no curso. Nesta seção, cada uma das ferramentas disponíveis pode ser ativada para todos os participantes, apenas para os formadores, ou para ninguém. Essas definições podem ser refeitas a qualquer momento do curso, assim efetivando a disponibilização dinamicamente, de acordo com a necessidade ou conveniência.


Carregar ppt "O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google