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Mestranda: Aracely Xavier da Cruz

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Apresentação em tema: "Mestranda: Aracely Xavier da Cruz"— Transcrição da apresentação:

1 INCLUSÃO DIGITAL A inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal
Mestranda: Aracely Xavier da Cruz Orientadora: Maria do Livramento M. Clementino

2 OBJETIVO O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. HIPÓTESE A aplicação de forma pedagógica da informática associada à Internet contribuiria para um melhor desempenho escolar, nas escolas públicas da RMN.

3 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO
CAPÍTULO 1 - Inclusão Digital: um conceito em construção O que é Inclusão Digital? O surgimento da Internet no contexto mundial Brasil: desafios da Inclusão Digital A internet e seu uso na escola CAPÍTULO 2- Novas Tecnologias nas Escolas Públicas da RMN O acesso a grande biblioteca virtual A inclusão Digital nas escolas públicas A RMN: breve caracterização Novas TIC’S na RMN

4 CAPÍTULO 3 – Análise Exploratória dos Bancos de Dados INEP
A metodologia:técnicas e procedimentos A construção do bancos de dados: Censo Escolar 2003 A construção dos Ambientes Escolares de ID Análise de resultados: Ambientes Escolares de ID; taxas de desempenho Análise do banco de dados 2007 Considerações Finais Anexos

5 METODOLOGIA Construção do Banco de Dados Censo Escolar 2003
Revisão teórica Coleta de dados durante a disciplina seminário de métodos quantitativos Construção do Banco de Dados Censo Escolar 2003 Recorte da Região Metropolitana de Natal Censo Escolar 2003 Processamento inicial do banco relativo a RMN - infraestrutura

6 Construção dos Ambientes Escolares de ID
Elaboração do Banco de Dados Censo Escolar 2007 Construção dos Ambientes Escolares de ID Verificação da relação entre Ambientes Escolares de ID versus TIC’S Verificação da relação dos Ambientes Escolares de ID versus taxas de desempenho escolar

7 PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO BANCO DE DADOS 2003 E 2007
CENSO 2003 BANCO INICIAL (235 VARIÁVEIS) 9 MUNICÍPIOS (2008) BANCO (INFRA- 42 VARIÁVEIS) 81 ESCOLAS ENSINO MÉDIO (2008) INCORPORAÇÃO DE NOVO MUNICÍPIO (2009) 82 ESCOLAS ENSINO MÉDIO ELABORAÇÃO DO BANCO 2007 (30 VARIÁVEIS) PANORAMA DAS ESCOLAS

8 PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO BANCO DESEMPENHO 2003
CENSO ESCOLAR 2003 BANCO DESEMPENHO (25 VARIÁVEIS) TAXAS DE APROVAÇAO, REPROVAÇÃO E DISTORÇÃO

9 REFERENCIAL TEÓRICO Manuel Castells Pierre Lévy Pierre Bourdieu
Boaventura Souza Santos José Armando Valente Sérgio Amadeu da Silveira Cesar Bolãno Juan Casassus Helenice Bergmann

10 Contextualizando... Surgimento da Internet ocorreu no final da década de 50 nos Estados Unidos; Chegada ao Brasil na década de 70, projeto EDUCOM voltado para a educação Líderes em acesso no Brasil: região sudeste e sul e o Distrito Federal Das 82 escolas: 77 (93,9%) urbanas e 5 rurais (6,1%). Em 2003 eram 20 escolas com laboratório e em 2008 são 60 de acordo com o censo escolar

11 Capítulo 1- Inclusão Digital: construindo um conceito
Nossa construção baseou-se nessa reflexão:“a universalização do acesso ao computador conectado à Internet, bem como ao domínio da linguagem básica para manuseá-lo com autonomia” (SILVEIRA, 2003, p. 33) tornaria o indivíduo capaz de dominar o uso das novas tecnologias, especificamente a Internet. Logo, a Inclusão Digital deve preencher os requisitos de acessibilidade, domínio e autonomia do indivíduo.

12 O primeiro computador - ENIAC -1943-1946
Fonte: Portal Terra/tecnologia/interna/

13 Computadores antigos e modernos

14 Capítulo 2 – Novas Tecnologias nas Escolas Públicas
As iniciativas para que as novas TIC’s sejam inseridas nas Escolas Públicas estão sendo executadas, embora que de forma gradual. No Brasil são 140 mil escolas públicas , até o momento 30 mil foram contempladas pelo programa “Banda Larga nas Escolas”- segundo o Ministério da Educação e Cultura – MEC É preciso existir uma aliança na utilização de novas tecnologias, visando à expansão da autonomia pessoal nos processos de aprendizado.

15 Como destaca Pierre Lévy,
Não basta estar na frente de uma tela, munido de todas as interfaces amigáveis para superar uma situação de inferioridade. È preciso, antes de tudo, estar em condições de participar ativamente dos processos de inteligência coletiva que representam o principal interesse do ciberespaço. (1999,p.239) Os computadores nada mais são do que um meio, não o fim!

16 Região Metropolitana de Natal

17 Distribuição das escolas por município
Municípios Número de escolas Natal 53 Parnamirim 9 São Gonçalo do Amarante 6 Ceará- Mirim 3 Macaíba São José do Mipibu Extremoz 2 Nisía Floresta 1 Monte Alegre Vera Cruz

18 Capítulo 3 – Análise Dados INEP
Construímos o que nomeamos de Ambientes Escolares de Inclusão Digital , configurando os mesmos de acordo com as características estabelecidas para tal classificação; Em seguida realizamos os cruzamentos dos Ambientes com as taxas de desempenho: aprovação, reprovação e distorção; A partir daí finalizamos o processo, analisando os resultados.

19 A ELABORAÇÃO DA CATEGORIA DE ANÁLISE
1. Lab-info Existe laboratório de Informática 2. Comppent Microcomputador Pentium 3. Compoutr Microcomputador outros 4. Rede_loc Os equipamentos de informática estão em rede local 5. Internet A escola está ligada à Internet 6. Lt_exint Linha exclusiva para Internet 7.Infopeda Tipo de Aplicação da Informática Pedagógica 8. Infolab Uso dos microcomputadores em laboratórios 9. Infoaula Uso dos microcomputadores em sala de aula 10.Proinfo A escola participa- PROINFO/MEC 11. Infesest A escola participa- Programa Estadual de Informática 12. Infesmun A escola participa – Programa Municipal de Informática

20 CONFIGURAÇÃO DOS AMBIENTES
1. Incluídos 2.Deficitários 3.Adversos 4.Excluídos

21 AMBIENTE 1 - INCLUÍDOS AID-I Possuir laboratório de Informática
Usar o laboratório de Informática Usar Internet Aplicar de forma pedagógica

22 AMBIENTE 2 - DEFICITÁRIOS
AID -D Possuir laboratório de Informática Usar laboratório Não possuir Internet Aplicar de forma pedagógica

23 AMBIENTE 3 - ADVERSOS AID-A Não Possuir laboratório de Informática
Não Usar o laboratório de Informática Não Usar Internet Aplicar de forma pedagógica

24 AMBIENTE 4 - EXCLUÍDOS AID-E Não Possuir laboratório de Informática
Não Usar o laboratório de Informática Não Usar Internet Não aplicar de forma pedagógica

25 RESULTADOS Gráfico 1 – Número de escolas de Ensino Médio da RMN,
segundo Ambiente de Inclusão Digital, 2003

26 Ambientes versus taxas aprovação
Taxa de aprovação Incluídos (%) Número de Escolas Excluídos (%) Menor que 60% 20,0 5 17,1 9 Entre 60 e 75% 44,0 11 51,2 31 Maior que 75% 24,0 6 25,6 15 NR 12,0 3 3,5 2 Total 100,0 25 57 Fonte: Elaboração própria baseada em dados do Censo Escolar 2003

27 Ambientes versus taxas reprovação
Taxa de reprovação Incluídos (%) Número de Escolas Excluídos (%) Entre 0 e 3% 36,0 9 28,07 16 De 3.1 a 6% 24,0 6 38,6 22 Maior que 6.1% 28,0 7 29,82 17 NR 12,0 3 3,51 2 Total 100,0 25 57 Fonte: Elaboração própria baseada em dados do Censo Escolar 2003

28 Ambientes versus taxas distorção
Intervalos Incluídos (%) Número de Escolas Excluídos (%) Menor que 70 8 2 22,81 13 Entre 70 e 80% 44 11 31,58 18 Maior que 80% 45,61 26 NR 4 1 Total 100 25 57 Fonte: Elaboração própria baseada em dados do Censo Escolar 2003

29 CONSIDERAÇÕES FINAIS Verificou-se que 63 escolas possuem valores acima de 60% de aprovados; As escolas com alguma característica de inclusão Digital, os desempenhos proporcionalmente ao universo da quantidade de escolas são melhores; Notou-se que em relação à infraestrutura elevou-se o número de escolas públicas de Ensino Médio da RMN, de 82 para 97; houve incremento de equipamentos como DVD e copiadora; Quanto aos laboratórios de informática e acesso à Internet houve evolução, pois o número de ambos subiu de 20 escolas com laboratórios e apenas nove que possuíam acesso à Internet, para em 2007, 47 com laboratórios e 35 acessando a grande rede.

30 Dessa forma, conseguimos alcançar nossa meta e comprovar nossa hipótese central, uma vez constatado que as escolas com mais recursos informacionais, acesso à Internet e fazendo o uso pedagógico desses recursos têm melhores desempenhos, em detrimento daquelas que não disponibilizam aos alunos os mesmos equipamentos.


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