A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Sociodigital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Sociodigital."— Transcrição da apresentação:

1 Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Sociodigital.
Lucila Maria Costi Santarosa – Coordenação geral e do NIIEE – Professora Orientadora do PPGEDU e PGIE / UFRGS- Pesquisadora 1 A CNPq Lourenço de Oliveira Basso – PPGIE/UFRGS- Bolsista CNPq- Doutorando PGIE

2 SOFTWARE LIVRE Desenvolvimento: NIEE/UFRGS
Apoio financeiro: CNPq – MCT SEESP-MEC Filosofia da acessibilidade a PNE.

3 Acessibilidade Entendida como sinônimo de aproximação - um meio de
disponibilizar a cada usuário interfaces que respeitem suas necessidades. Potencialize a construção de uma sociedade de plena participação e igualdade de oportunidades a todos atores sociais e valorize a diversidade humana. As tecnologias digitais passam ao atuar como catalisadoras da inteligência coletiva, tornam-se entidades que propiciam o acolhimento à diversidade. Ao excluirmos usuários podemos estar sendo coniventes com o crime de apartheid neuronal, por não incluirmos todos os atores sociais nos coletivos inteligentes/aprendentes (Assmann,1998).

4 Acessibilidade Ao computador (TA) Ao navegador Às páginas WEB
HOGETOP,LUIZA ; SANTAROSA, L. M. C. . Tecnologias Assistiva na Informáticas na Educação Especial:viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Informática na Educação, v. v.5, p , 2002.

5 Potencializar a acessibilidade à WEB
Significa que nenhum obstáculo pode ser imposto ao usuário face as suas capacidades sensoriais e funcionais – características do usuários Significa que o sistema deve ser acessível e utilizável, independentemente do software, da comunicação ou do equipamento – características do contexto de interação usuário-tecnologia

6 Objetivo Acessibilidade Plataforma Validação Funcionalidades Apresentação do Ambiente Considerações finais

7 Objetivo Espaço virtual de inclusão digital para que todos possam exercer sua cidadania em iguais condições de convivência e crecimento pessoal. Favorecer a interação / comunicação / navegação: ferramentas acessiveis a PNE para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e socio-afetivo. Ambientes de aprendizagem por projetos: o sujeito construindo conhecimento na perspectiva individual e coletiva.

8 Acessibilidade Principios de acessibilidade seguem as recomendações
de regras internacionais: GUIA SIDAR WAI / W3C (Web Accesibility Iniciative / Word Wibe Web Consortion) Prioridade 1 – tem que absolutamente satisfazer- Nivel A Prioridade 2 – devem satisfazer- Nivel AA Prioridade 3 – podem satisfazer- Nivel AAA CONFORTO, Debora ; SANTAROSA, L. M. C. . ACCESSIBILITY: Discussing Human-Computer Interaction on the Web . In: Martin Llamas Nistal; Manuel Fernadez Iglesias; LuisAnido Rifon. (Org.). Computers and Education: Towards a Lifelong Learning Society. Espanha: Kluwer Academic Publischer, 2003, v. 1, p (PREMIO - CONGRESSO SIIE Espanha)

9 Acessibilidade Retirada de recursos não acessíveis do Teleduc (no qual o ambiente foi inspirado) Adicionando barra de acessibilidade: Agregação novas ferramentas: EVOC, Teclado Virtual de escrita LIBRAS e Oficina Multimídia

10 Eduquito – Plataforma Utilização unicamente de softwares livres
Cliente: navegador(IE, Firefox...) e Internet Idiomas: Português – Espanhol - Inglês

11 Eduquito – Validação Validação:
Automática: DaSilva Manual Etapas de Teste - usuários utilizando o ambiente: Sindrome de Down : X-Frágil Deficiência Visual Deficiência Auditiv Paralisia Cerebral Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Crianças e jovens hospitalizados (exclusão temporária)

12 Funcionalidades – Usuários
Categorias de usuário: Mediador Coordenador Participante Administrador

13 Funcionalidades - Ferramentas

14 O Ambiente – Tela inicial

15 Tela de Entrada: Projetos

16 Áreas de Atividades

17 O Projeto

18 Agenda de Atividades

19 Midiateca

20 Informações Urgentes

21 Quadro de Avisos

22 Fórum

23 Chat Escrito

24 Chat Falado - Evoc

25 Correio

26 Grupo de Trabalho

27 Quem Sou

28 Meu Diário de Bordo

29 Espaço de Produção

30 Configuração

31 Administração

32 Teclado de sinais

33 Oficina Multimídia

34 Considerações finais O ambiente proposto, com acessibilidade a PNE, apresenta-se como uma alternativa para o processo de redução da exclusão digital em nossa sociedade Modelos de construção/utilização de espaços digitais/virtuais acessíveis a todos. Espaços virtuais de produção, interação convivência, aprendizagem e desenvolvimento, que abrem a possibilidade para a criatividade, as trocas e o crescimento individual e coletivo. Acessibilidade aos ambientes e ferramentas digitais como ação prioritária para a construção de uma sociedade inclusiva.

35 Contato E-mail do coordenador: lucila.santarosa@ufrgs.br
do programador: Fone: (NIEE/UFRGS) do núcleo: Site do núcleo: Site do AVA:


Carregar ppt "Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Sociodigital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google