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PublicouDanilo Quintal Alterado mais de 10 anos atrás
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Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Sociodigital.
Lucila Maria Costi Santarosa – Coordenação geral e do NIIEE – Professora Orientadora do PPGEDU e PGIE / UFRGS- Pesquisadora 1 A CNPq Lourenço de Oliveira Basso – PPGIE/UFRGS- Bolsista CNPq- Doutorando PGIE
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SOFTWARE LIVRE Desenvolvimento: NIEE/UFRGS
Apoio financeiro: CNPq – MCT SEESP-MEC Filosofia da acessibilidade a PNE.
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Acessibilidade Entendida como sinônimo de aproximação - um meio de
disponibilizar a cada usuário interfaces que respeitem suas necessidades. Potencialize a construção de uma sociedade de plena participação e igualdade de oportunidades a todos atores sociais e valorize a diversidade humana. As tecnologias digitais passam ao atuar como catalisadoras da inteligência coletiva, tornam-se entidades que propiciam o acolhimento à diversidade. Ao excluirmos usuários podemos estar sendo coniventes com o crime de apartheid neuronal, por não incluirmos todos os atores sociais nos coletivos inteligentes/aprendentes (Assmann,1998).
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Acessibilidade Ao computador (TA) Ao navegador Às páginas WEB
HOGETOP,LUIZA ; SANTAROSA, L. M. C. . Tecnologias Assistiva na Informáticas na Educação Especial:viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Informática na Educação, v. v.5, p , 2002.
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Potencializar a acessibilidade à WEB
Significa que nenhum obstáculo pode ser imposto ao usuário face as suas capacidades sensoriais e funcionais – características do usuários Significa que o sistema deve ser acessível e utilizável, independentemente do software, da comunicação ou do equipamento – características do contexto de interação usuário-tecnologia
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Objetivo Acessibilidade Plataforma Validação Funcionalidades Apresentação do Ambiente Considerações finais
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Objetivo Espaço virtual de inclusão digital para que todos possam exercer sua cidadania em iguais condições de convivência e crecimento pessoal. Favorecer a interação / comunicação / navegação: ferramentas acessiveis a PNE para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e socio-afetivo. Ambientes de aprendizagem por projetos: o sujeito construindo conhecimento na perspectiva individual e coletiva.
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Acessibilidade Principios de acessibilidade seguem as recomendações
de regras internacionais: GUIA SIDAR WAI / W3C (Web Accesibility Iniciative / Word Wibe Web Consortion) Prioridade 1 – tem que absolutamente satisfazer- Nivel A Prioridade 2 – devem satisfazer- Nivel AA Prioridade 3 – podem satisfazer- Nivel AAA CONFORTO, Debora ; SANTAROSA, L. M. C. . ACCESSIBILITY: Discussing Human-Computer Interaction on the Web . In: Martin Llamas Nistal; Manuel Fernadez Iglesias; LuisAnido Rifon. (Org.). Computers and Education: Towards a Lifelong Learning Society. Espanha: Kluwer Academic Publischer, 2003, v. 1, p (PREMIO - CONGRESSO SIIE Espanha)
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Acessibilidade Retirada de recursos não acessíveis do Teleduc (no qual o ambiente foi inspirado) Adicionando barra de acessibilidade: Agregação novas ferramentas: EVOC, Teclado Virtual de escrita LIBRAS e Oficina Multimídia
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Eduquito – Plataforma Utilização unicamente de softwares livres
Cliente: navegador(IE, Firefox...) e Internet Idiomas: Português – Espanhol - Inglês
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Eduquito – Validação Validação:
Automática: DaSilva Manual Etapas de Teste - usuários utilizando o ambiente: Sindrome de Down : X-Frágil Deficiência Visual Deficiência Auditiv Paralisia Cerebral Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Crianças e jovens hospitalizados (exclusão temporária)
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Funcionalidades – Usuários
Categorias de usuário: Mediador Coordenador Participante Administrador
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Funcionalidades - Ferramentas
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O Ambiente – Tela inicial
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Tela de Entrada: Projetos
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Áreas de Atividades
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O Projeto
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Agenda de Atividades
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Midiateca
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Informações Urgentes
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Quadro de Avisos
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Fórum
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Chat Escrito
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Chat Falado - Evoc
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Correio
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Grupo de Trabalho
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Quem Sou
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Meu Diário de Bordo
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Espaço de Produção
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Configuração
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Administração
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Teclado de sinais
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Oficina Multimídia
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Considerações finais O ambiente proposto, com acessibilidade a PNE, apresenta-se como uma alternativa para o processo de redução da exclusão digital em nossa sociedade Modelos de construção/utilização de espaços digitais/virtuais acessíveis a todos. Espaços virtuais de produção, interação convivência, aprendizagem e desenvolvimento, que abrem a possibilidade para a criatividade, as trocas e o crescimento individual e coletivo. Acessibilidade aos ambientes e ferramentas digitais como ação prioritária para a construção de uma sociedade inclusiva.
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Contato E-mail do coordenador: lucila.santarosa@ufrgs.br
do programador: Fone: (NIEE/UFRGS) do núcleo: Site do núcleo: Site do AVA:
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