A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Capítulo 4 - Currículo e instrução em tutores automáticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Capítulo 4 - Currículo e instrução em tutores automáticos."— Transcrição da apresentação:

1 Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Capítulo 4 - Currículo e instrução em tutores automáticos

2 Os tutores precisam ter três características: Exercer controle sobre a seleção e seqüência do material a ser apresentado; Responder às perguntas dos estudantes sobre determinado assunto; Determinar quando um estudante precisa de ajuda.

3 Questões centrais sobre tutoria inteligente: A natureza da aprendizagem; A natureza do ensino: A instrução é um processo de comunicação também. A natureza do assunto: existem tutores expositores e procedimentais.

4 O que será apresentado? formulação da representação do material; seleção e seqüência de conceitos particulares a partir daquela representação.

5 Propaeudeutics: adoção de um modelo especialista?? relaciona a teoria com a prática; justifica, explica e testa possíveis soluções para problemas; encontra estratégias de resolução de problemas; gerencia memória durante estágios intermediários de parendizagem;

6 Tutores expositores X Tutores procedimentais Diferença é evidente em problemas associados com seleção e ordenação de material. Expositores: problema para manter foco, coerência e convergência do assunto. Procedimentais: problema de ordenação das sub - competências e seleção de exemplos e exercícios para refletir essa ordem;

7 Princípios da seleção de materiais: Priorizar conceitos que são mais fortemente relacionados com conhecimentos existentes; Apresentar generalidades antes de apresentar tópicos específicos.

8 Tutores procedimentais: Ensina por exemplos e exercícios gerenciamento; transparência estrutural; personalização.

9 Métodos instrucionais: ( Como) Diálogo: ensina fatos, conceitos, regras, relações funcionais e competências derivadas dessas regras. Modelagem instrucional: uso de exemplo e guias práticos

10 Outras considerações: Responder a perguntas; intervenção tutorial: Model Tracing e Issue based tutoring ; questões para investigação: desenho instrucional, teorias de aprendizagem e instrução, modularidade

11 Considerações na escolha da aplicação: Trabalhar com domínios que possam ser formalizados; Não usar linguagem específica; Usar princípios conhecidos; Usar ambas técnicas de intervenção tutorial; Projetar levando em consideração a modularidade e a robustez.

12 Referências bibliográficas 1. POLSON, Martha C. RICHARDSON, J. Jeffrey. Foundations of Intelligent Tutoring Systems


Carregar ppt "Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Capítulo 4 - Currículo e instrução em tutores automáticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google