A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Celebração e o Rito – parte por parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Celebração e o Rito – parte por parte."— Transcrição da apresentação:

1 A Celebração e o Rito – parte por parte.
EUCARISTIA: A Celebração e o Rito – parte por parte.

2 Ritos iniciais – Ritos de acolhida. LITURGIA DA PALAVRA.
LITURGIA EUCARÍSTICA. Ritos finais – de envio e Missão. A Celebração da Missa é um só ato que acontece em dois momentos...

3 ESTRUTURA DOS RITOS INICIAIS: Procissão de entrada e/ou Canto inicial.
Beijo do Altar. Incensação do Altar. Saudação de quem preside. (acolhida: visitantes, ausentes, doentes, pessoas que voltaram de um encontro...). Introdução ao Mistério celebrado. Rito penitencial (reconciliação, aspersão...). Canto do “Kyrie” – Senhor, tende piedade de nós). Hino do Glória: Glória a Deus nas alturas... Oração da Coleta (Presidencial). (+- 10 minutos)

4 ESTRUTURA DA LITURGIA DA PALAVRA:
(motivar a Liturgia da Palavra com um único comentário. Uma conquista...). Primeira Leitura (dar espaço para o silêncio...) Salmo Responsorial (Cantado; Recitado). Segunda Leitura (dar espaço para o silêncio). Aclamação ao Evangelho (Procissão com o Livro). PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO. Homilia. Profissão de Fé. Oração dos Fiéis. (+- 20 minutos).

5 Estrutura da Oração Eucarística:
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: (Jesus tomou o pão e o cálice com vinho...). ORAÇÃO EUCARÍSITCA: (Jesus deu graças ao Pai...). RITOS DE COMUNHÃO: (Jesus partiu o pão e deu o pão e o cálice com vinho aos seus discípulos...).

6 PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS:
Canto, silêncio ou instrumental durante a preparação das oferendas. Procissão com as oferendas (pão e vinho, dons para a comunidade, objetos simbolizando a vida...). APRESENTAÇÃO DO PÃO: “Bendito sejas, Senhor...). Mistura da água no vinho. APRESENTAÇÃO DO VINHO: “Bendito sejas, Senhor…”.

7 Oração silenciosa do Presidente da Celebração:
(De coração contrito e...). Incensação das oferendas e do Altar, pelo Presidente da Celebração. Incensação do Presidente e do Povo, pelo diácono ou outro ministro (preparado). “Lavabo”: o Presidente da Celebração lava as mãos, em silêncio. Convite à oração sobre as oferendas: “Orai...”. Resposta da Assembléia: “Receba o Senhor...”. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS.

8 ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍS-TICAS (são 14 orações eucarísticas):
Diálogo inicial entre o Presidente e a assembléia: “O Senhor esteja...”. Prefácio, terminando com o canto do “Santo” (+-95 prefácios). Epíclese (invocação do Espírito Santo) sobre o pão e o vinho. Narrativa da Instituição: (Ultima Ceia). Anámnese (memorial) e oblação (oferta). Epíclese de Comunhão.

9 Intercessões (mementos, lembranças = Papa, Bispos, Defuntos...).
Doxologia: Por Cristo, com Cristo, em Cristo... (terminado com o grande AMÉM final, acompanhado da elevação do Pão e do Vinho, e outros gestos de louvor: incensação, elevação das mãos por parte da assembléia). Por fazer parte da Oração Eucarística, a doxologia é presidencial.

10 ESTRUTURA DOS RITOS DE COMU-NHÃO:
Convite ao Pai-Nosso. Pai-Nosso e Embolismos (acréscimos). (Livrai-nos...; Vosso é o Reino...). Oração da Paz. Convite ao abraço da paz e o abraço. Fração do Pão. Acompanhado do canto “Cordeiro de Deus...”. Commixtio: um pedaço de pão é colocado no cálice. Oração de preparação do Presidente (em silêncio).

11 Apresentação do Pão e do Vinho para a Comunhão.
Distribuição da Comunhão. Canto de Comunhão. Purificação dos utensílios usados para a comunhão. Silêncio. Salmo ou Hino de louvor após a Comunhão. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO. (+- 20 minutos).

12 ESTRUTURA DOS RITOS FINAIS: Avisos. Benção (Fim da Celebração).
(Homenagem a Maria, Mãe de Jesus). Despedida – Envio. Saída (eventualmente acompanhada de música instrumental). (+- 10 minutos).

13 A MISSA = CELEBRAÇÃO AO REDOR DE
DUAS MESAS: PALABRA EUCARISTIA silêncio Interlúdio abraço da paz HOMILIA PREFÁCIO COMUNHÃO!

14 BREVIDADE. SOLENIDADE. LOGICIDADE. SIMPLICIDADE

15 Na Missa a Eucaristia é:
SACRIFÍCIO: o grande ato de entrega do Filho ao Pai. ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS: como a mais perfeita maneira de agradecer a Deus, pelas maravilhas que realiza sempre. SACRAMENTO: sinal da presença de Jesus Ressuscitado a continuar, no mundo, a sua missão, através de seus seguidores. ALIMENTO: que transmite força e une os cristãos entre si para, com Cristo, realizar o plano do Pai...Fazer acontecer o Reino desde já.

16 Durante este grande encontro do Povo de Deus, para a celebração da Eucaristia na Missa, são realizados alguns gestos, entoados cantos e pronunciadas muitas fórmulas de orações. =) no gesto de colocar-se de joelhos, expressa o seu sentimento de humildade diante de Deus. Ele dá a vida e a sustenta. O ser humano reconhece, nesse gesto a grandeza de Deus, Senhor da vida. =) no gesto de erguer as mãos ao alto, louva a Deus, dando ação de graças, como Moisés em seus momentos de conversa com o Senhor...

17 =) no gesto de permanecer sentados, estamos numa atitude de escuta, de atenção à Palavra de Deus, ou em meditação. =) no gesto de permanecer de pé, demons-tramos a nossa prontidão em ouvir ou acolher a Palavra de Deus, ou respeito diante do fato que valorizamos como tal. =) quando cantamos, reforçamos a nossa conversa com Deus. O canto gera grande unidade. =) ao caminhar em procissão, lembramos a caminhada que nos leva a algo mais, em companhia dos irmãos e irmãs...

18 É o que acontece no dia a dia
É o que acontece no dia a dia. A procissão de entrada é uma forma de manifestar nossa disposição em caminhar juntos para a celebração da vida de Jesus oferecida ao Pai.. A procissão das ofertas, na Missa, torna mais significativa, quando feita na intenção de atualizar a caminhada de Jesus para o oferecimento de sua vida ao Pai. =) o silêncio é mais uma atitude simbólica na Missa. É no silêncio que percebemos a presença de Deus a nos falar nos momentos mais importantes da vida, e de maneira mais pessoal.

19 EUCARISTIA É SACRIFÍCIO DE AÇÃO DE GRAÇAS e de louvor...
MISSA é missão. Missão de viver em casa, na rua, no trabalho, no lazer e em toda parte o que celebramos na Eucaristia: a PÁSCOA DO SENHOR e a nossa Páscoa.


Carregar ppt "A Celebração e o Rito – parte por parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google