A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avestruz Mário Prata. 6º ano Caderno do aluno vol. 2, p. 9 Caderno do professor p.18.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avestruz Mário Prata. 6º ano Caderno do aluno vol. 2, p. 9 Caderno do professor p.18."— Transcrição da apresentação:

1 Avestruz Mário Prata

2 6º ano Caderno do aluno vol. 2, p. 9 Caderno do professor p.18

3 Habilidades de Leitura - Antes O título do texto que vamos ler é Avestruz. Vocês conhecem ou sabem o que é um avestruz?

4 O que se espera de um texto com esse título? Segundo o Dicionário Houaiss eletrônico, avestruz é: substantivo de dois gêneros 1Rubrica: ornitologia. ave da fam. dos estrutionídeos (Struthiocamelus), encontrada nas planícies áridas da África e Arábia, com cerca de 2,5 m de altura, pernas longas e fortes, pés com apenas dois dedos, cabeça e pescoço praticamente implumes [É a maior ave vivente.] 2Regionalismo: Rio Grande do Sul. macho da ema (Rheaamericana) 3Regionalismo: Brasil. no jogo do bicho, o primeiro grupo, que corresponde ao número 1, e que abrange as dezenas 01, 02, 03 e 04 4Derivação: sentido figurado. Regionalismo: Brasil. indivíduo de má reputação 5Derivação: sentido figurado. pessoa ignorante

5 Vocês sabem de onde veio o avestruz? Ele é originário do Brasil? Quanto ele pesa? Seu tamanho? Altura? O que ele come? Quanto tempo ele vive? Sendo uma ave, quantos ovos a fêmea bota por ano? Quem choca os ovos? Por quanto tempo?

6 Em que um avestruz pode ser útil?

7 Prato fino / artesanato

8 Couro / plumas

9 10 curiosidades sobre o Avestruz O avestruz é a maior ave do mundo, só que não voa! Veja 10 curiosidades sobre o bicho Veja dez curiosidades sobre o avestruz, que se origina da África RECREIO no Twitter Página da RECREIO no Facebook Esta ave adora viver em lugares bem calorentos 1. O avestruz é a maior ave que existe. Mas ele não voa. Suas asas servem de proteção e ajudam o bicho a se equilibrar quando corre. 2. Existe apenas uma espécie de avestruz. Ela é originária da África, onde a ave vive nas savanas e estepes. Como é muito resistente e se adapta a vários climas, foi levada para várias partes do mundo, inclusive o Brasil. 3. O avestruz adora calor. Ele consegue suportar temperaturas muito altas, de cerca de 55 graus centígrados. 4. O alimento preferido do avestruz é um besouro que tem cor de metal. Por isso, tudo o que brilha chama a atenção dele e pode acabar comendo pregos, relógios e outros objetos por engano. 5. O avestruz também engole areia e pedregulhos. Ele tem dois estômagos. Um deles digere os alimentos pela ação de enzimas. No outro, os pedregulhos ajudam a triturar o que não foi dissolvido pelas enzimas. 6. Essa ave é tão gulosa que costuma colocar a cabeça em buracos para procurar mais comida. Ela não faz isso porque é tímida, não. Seus olhos são maiores do que seu cérebro! 7. O avestruz é gigante, mas tem a cabeça bem pequena. Tanto que os olhos dessa ave são maiores do que o cérebro. As pernas são musculosas e dão chutes fortes nos inimigos. Os pés têm dois dedos, apenas um deles com unha. 8. O avestruz macho é maior do que a fêmea. Ela faz o ninho, bota cerca de 50 ovos, dois por semana, e choca-os durante o dia. À noite, é a vez de o macho aquecer os ovos com o corpo. 9. O ovo de avestruz é o maior que existe. Pesa quase 1 quilo e meio e seu tamanho corresponde a 25 ovos de galinha. A casca é tão grossa que é usada por alguns povos para carregar água e comida. 10. O filhote de avestruz nasce depois de 40 dias em que o ovo é chocado, aquecido pelo corpo dos pais. Com 1 dia de vida ele já deixa o ninho e com 1 ano já está do tamanho de um avestruz adulto

10 Avestruz – Mário Prata O que a história contará? Será uma aventura, cuja personagem principal é um avestruz?

11 Avestruz – Mário Prata O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.

12 Durante a leitura: O avestruz é uma ave de estimação? É normal querer um avestruz de presente de aniversário, mesmo morando num apartamento, em São Paulo? Quais seriam os problemas em criar um avestruz num apartamento?

13 Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio.

14 E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato.

15 Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais.

16 Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!

17 Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.

18

19 Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima!

20 O autor responde às perguntas que fizemos antes? O texto está correspondendo às suas expectativas?

21 Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento. Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.

22 Os pais devem atender a todas as solicitações dos filhos? Vocês também gostariam de ter um avestruz? Quanto custa um avestruz?

23 Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.

24

25 Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

26 Após a leitura, há alguma palavra desconhecida no texto? Vamos procurá-la(s) no dicionário? (disponibilizar dicionários para consulta)

27 Você gostou do texto Avestruz? Comente a parte que mais chamou sua atenção e por quê? O que você pensa sobre a atitude do garoto em querer trocar a avestruz por cinco gaivotas e um urubu? Seus pais fazem tudo o que vocês pedem. Por quê?

28 Sobre o autor Quem é o autor? Vocês conhecem alguma outra obra dele? Onde nasceu? Onde viveu? Para quais veículos escreve? É sempre o mesmo tipo de texto? Vamos pesquisar a biografia dele na SAI.

29

30 Depois da leitura Vamos ver um filminho sobre essa ave? RGHim2As&feature=fvwp Criação de avestruz mhI

31 intertextualidade o-infantil.htm Consumismo? O que é? Como percebemos que alguém é consumista? Vamos refletir:

32 Vale ressaltar algumas estratégias para os pais, quando o assunto é consumir: Diante da insistência da criança, seja firme, pois essa não sabe o que é melhor para ela. Oriente a criança que antes de gastar o dinheiro é necessário ganhá-lo. Deixe-a participar do dia a dia da família, indo às compras de supermercado. Negociando com ela, antes de sair, quais os produtos que serão adquiridos.

33 Alguns condomínios não permitem animais de estimação. Por quê? Vocês têm animal de estimação? Que cuidados eles exigem?

34 Grupo 4 Carmem Cássia Celso Ivonete Maria José Rosângela


Carregar ppt "Avestruz Mário Prata. 6º ano Caderno do aluno vol. 2, p. 9 Caderno do professor p.18."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google