A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele."— Transcrição da apresentação:

1 Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.

2 Para que saber? A igreja está em ruínas e os fiéis, sob o argumento de que a igreja faz parte da história da cidade, reivindicam que a prefeitura reforme a igreja. A igreja está em ruínas e os fiéis, sob o argumento de que ela faz parte da história da cidade, reivindicam que a prefeitura a reforme.

3 Lucas, os amigos de Lucas estiveram aqui. Lucas, os seus amigos estiveram aqui.

4 Como você nota pelos exemplos, os pronomes exercem um importante papel na estruturação das frases e, em consequência, na construção dos textos. Conhecer-lhes as características e possibilidades de uso ajudará você a: Utilizar de forma correta certas construções da norma culta; Compreender melhor o que lê (os pronomes são fundamentais na coesão – articulação entre as partes – do texto); Produzir frases bem construídas quanto à estruturação gramatical, coesão e clareza.

5 PRONOME SUBSTANTIVO OU PRONOME ADJETIVO Quando substituem um nome, são chamados de pronomes substantivos. Jesus! Filho de Deus! Quero adorar-te Quando acompanham um nome, são chamados de pronomes adjetivos. Onde vai meu olhar de forasteiro!

6 CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES PESSOAL do caso reto do caso oblíquo de tratamento PO possessivo DE demonstrativo I indefinido I interrogativo R relativo

7 PRONOMES PESSOAIS Em uma oração, os pronomes pessoais podem exercer a função de SUJEITO ou de COMPLEMENTO. Devido a essa dupla possibilidade de função, eles subdividem-se em dois grupos: retos e oblíquos.

8 EXEMPLOS: Eu gostaria de morar em uma cidade litorânea. No domingo, elas chegarão do exterior. Os amigos de meu pai nos ajudaram muito. O advogado não concordou com elas.

9 PRONOMES PESSOAIS RETOS (função sujeito) OBLÍQUOS (função complemento) singular EU TU ELE/ ELA ME TE SE,O,A,LHE MIM, COMIGO TI,CONTIGO SI,ELE,ELA,CONSIGO plural NÓS VÓS ELES/ ELAS NOS VOS SE,OS,AS,LHES NÓS,CONOSCO VÓS, CONVOSCO SI, ELES,ELAS,CONSIGO

10 Aspectos importantes: As formas eu e tu só aparecem na coluna dos pronomes do caso reto. Isso significa que elas só podem ser empregadas na função de sujeito. As formas ele/ela, nós vós e eles/elas aparecem na coluna do caso reto e na do caso oblíquo. Isso ocorre porque tais formas podem exercer tanto o papel de sujeito como o de complemento, dependendo da oração em que são empregadas.

11 EXEMPLOS: Ela viajará hoje para Brasília. Os professores entregaram o prêmio para ela.

12 Os pronomes oblíquos átonos (segunda coluna do quadro) nunca são precedidos de preposição (de, em, sobre, para, contra...). Os oblíquos tônicos (3ª coluna), ao contrário, são sempre precedidos de preposição. Ele nos dará atenção quando lhe contarmos a verdade. Paula gosta muito de ti, por isso deves dar apoio a ela.

13 Quando, antes dos oblíquos tônicos mim, ti, si, nós e vós, faz-se necessária a preposição com, eles assumem as formas: comigo (com + mim), contigo (com + ti), conosco (com + nós). Exemplo: Ele disse que pretende ir conosco ao cinema. (com + nós)

14 PRINCIPAIS EMPREGOS DOS PRONOMES PESSOAIS UNIFORMIDADE DE TRATAMENTO Frase incorreta Concordo com você, por isso te apoiarei. Frases corretas Concordo com você, por isso o apoiarei. Concordo contigo, por isso te apoiarei.

15 Empregos das formas eu e mim eu é sempre uma forma do caso reto, isto é, só pode funcionar como sujeito. mim é sempre do caso oblíquo; nunca funciona como sujeito. Você entregou os textos para eu corrigir. Para mim, corrigir os textos será fácil.

16 Empregos diferenciados das formas eu / mim e tu / ti Eu e tu sempre sujeito. Mim e ti sempre complemento. Tu e eu iremos ao jogo no domingo. Muitos obstáculos surgiram entre mim e ti. ti e mim. mim e você. você e mim. nós.

17 Emprego dos pronomes oblíquos o, a, os, as Verbos terminados em R, S, Z: Despir + o = despi-lo Encontramos + as= encontramo-las Refez + os = refê-los Verbos terminados em M, ÃO, ÕE: Venderam + a = venderam-na Põe + o = põe-no Verbos terminados em vogal: Encontrei-o Chamou-a

18 Ação Reflexiva e Recíproca Me, nos, te, vos, se são reflexivos. Nos, vos, se são recíprocos. O garoto atirou-se na piscina. Agindo assim, tu te prejudicas ainda mais. Pai e filho se acusaram abertamente. Nós nos abraçamos.

19 PRONOMES DE TRATAMENTO Você tratamento familiar Senhor / Senhora t ratamento respeitoso Vossa Senhoria pessoas de cerimônia em textos Vossa Excelência altas autoridades Vossa Eminência cardeais Vossa Alteza príncipes Vossa Santidade o Papa Vossa Reverendíssima religiosos em geral Vossa Magnificência reitor de universidade Vossa Majestade reis e rainhas

20 Empregos dos pronomes de tratamento Vossa e Sua: Vossa Alteza deveria viajar menos. (falando com um príncipe) Sua Alteza deveria viajar menos. (falando a respeito de um príncipe) Os pronomes de tratamento exigem que os verbos a eles referentes sejam empregados na 3ª pessoa. Vossa Majestade se engana em relação a seu povo.


Carregar ppt "Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google