A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexões sobre a criação do “Indicador de Preço do Cordeiro”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexões sobre a criação do “Indicador de Preço do Cordeiro”"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre a criação do “Indicador de Preço do Cordeiro”
UNICETEX CENTRO DE INOVAÇAO TECNOLOGICA E EXTENSSAO UNIVERSITARIA GEAGRO Reflexões sobre a criação do “Indicador de Preço do Cordeiro” Celso da Costa Carrer e Renan Antonelli Mendes Projeto na linha de Políticas Publicas financiado pela FAPESP

2 Equipe do Índice do Cordeiro
Coordenador: Celso Carrer (FZEA/USP) Pesquisadores: Augusto Gameiro (FMVZ/USP e Ricardo Firetti (APTA – Polo da Alta Sorocabana) Bolsista responsável: Renan Antonelli (FZEA/USP) Colaboradores: Silvio César de Souza (SEBRAE/SP), Arnaldo dos Santos (ASPACO), Marcos Ronca, Guilherme Martins e Sandra de Lucca (FZEA/USP)

3 Importância dos Indicadores
Para o mercado: Maior transparência = eficiência Negociação mais justa. Visão de mercado e horizonte de investimentos Para a instituição de pesquisa: Rede de contatos com atores do mercado e prestação de serviços (extensão); Acompanhamento de tendências do setor com possibilidade de ensino; Trabalhos de pesquisa com geração de diagnósticos e soluções de política pública.

4 Primeiros passos para a realização do Índice do Cordeiro
Definição do produto a ser pesquisado: Categoria animal Raça Idade média Definição da regionalização do mercado a ser acompanhado: Micro, meso, macrorregião Estado País Definição da periodicidade de levantamento e elaboração do indicador: Diária Semanal Quinzenal Mensal

5 Cuidados básicos ● INFORMANTES Convencimento e confiabilidade Sigilo
Cálculo e validação dos indicadores; Usar uma “moeda de troca” com os informantes: um boletim com a análise do mercado e com os indicadores pode ser elaborado e enviado aos informantes como forma de incentivá-los e para dar mais confiabilidade e visibilidade ao projeto.

6 Formato dos Indicadores
INFORMATIVO SEMANAL BOLETIM MENSAL IMPORTANTE: O PROJETO DO ÍNDICE DO CORDEIRO FAZ PARTE DO PROGRAMA DE QUALIDADE DA CADEIA OVINA E É UMA DAS METAS DESSE PROJETO MAIOR

7 Análise de mercado REGIÃO PERÍODO Preço vivo (R$/kg)
Preço carcaça (R$/Kg) Variação (%)* SÃO PAULO 3,60 8,00 0,00 SOROCABA 3,70 8,22 CAMPINAS 3,69 8,20 -4,40 3,55 7,88 -3,79 ARAÇATUBA PRES. PRUDENTE MARÍLIA SÃO CARLOS 3,50 7,78 S. J. DO RIO PRETO n.d. Fonte: UNICETEX/USP n.d.: não disponível Var*: Variação do preço em relação à semana anterior

8 Análise de mercado Análise dos preços e da quantidade em Kg de carcaça congelada de cordeiro importada do Uruguai

9 Reação do Mercado….

10 Convite: Participem do XIX Congresso Brasileiro de Zootecnia Local: Águas de Lindóia/SP Data: 18 a 22 de maio de Visitem o site:

11 Programação de Ovinocultura no ZOOTEC 2009: Minicurso de Cortes Ovinos; Workshop de Ovinocultura (resultados do PPP de Ovinos da FAPESP e encontro da cadeia); Simpósio sobre a Cadeia de Negócios da Ovinocultura; Encontro da Rede Aprisco.

12 OBRIGADO! CONTATOS: Celso Carrer – Renan Antonelli – UNICETEX (19) /4376


Carregar ppt "Reflexões sobre a criação do “Indicador de Preço do Cordeiro”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google