A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA Profª Andreina Ozório. CONCEITO È dispor-se a conhecer cientificamente algo e efetivar tal objeto. A pesquisa é uma atividade de busca, questionamento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA Profª Andreina Ozório. CONCEITO È dispor-se a conhecer cientificamente algo e efetivar tal objeto. A pesquisa é uma atividade de busca, questionamento,"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA Profª Andreina Ozório

2 CONCEITO È dispor-se a conhecer cientificamente algo e efetivar tal objeto. A pesquisa é uma atividade de busca, questionamento, investigação, com o intuito de elaborar conhecimento que ajude a compreender a realidade, oriente as oções e ajude a solucionar problemas (BASTOS, 2003, p. 31)

3 Tipos de pesquisa BIBLIOGRÁFICA: explica um problema a partir de referências teóricas. Baseia-se na análise da literatura já publicada em forma de livros, revistas, imprensa escrita e até disponibilizada na internet.

4 Tipos de pesquisa DOCUMENTAL: utilização de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. Ex.: documentos conservados em arquivos de instituições públicas e privadas; relatórios e dados estatísticos, fotos, cartas, vestimentas...

5 Tipos de pesquisa EXPERIMENTAL: cria condições pra interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, a fim de explicar o que ocorre quando dois ou mais fenômenos são relacionados. Demonstrar como e por que determinados fatos são produzidos.

6 Tipos de pesquisa ESTUDO DE CASO: investigação sistemática de uma instância específica (um individuo, grupo, um conjunto, ou até uma situação). Não permite a generalização de resultados, mas permite a formulação de hipóteses para o encaminhamento de outras pesquisas.

7 Tipos de pesquisa PESQUISA DE CAMPO: o pesquisador põe-se em contato direto com o fenômeno a ser estudado e coleta os dados no local. Utiliza instrumentos como questionário, formulário, entrevista e observação com fito de obter informações sobre o objeto de estudo, partindo da realidade presente no campo.

8 Tipos de pesquisa PESQUISA EX-POST-FACTO: experimento que se realiza depois dos fatos. O pesquisador não tem controle sobre as variáveis. Ex.: Se uma determinada região tem duas cidades com similaridades, sendo que em uma delas instala-se um industria, as modificações que ocorrem com a instalação é que devem ser observadas sob o foco da observação.

9 Tipos de pesquisa PESQUISA-AÇÃO: o pesquisador se integra no processo e seu objetivo é agir sobre a realidade. É útil para a solução de problemas comunitários e pode ser utilizada na realização de estágio.

10 Tipos de pesquisa PESQUISA HISTÓRICA: determinação, avaliação e compreensão de eventos passados com o propósito de entender o presente e melhor prever o futuro.

11 Tipos de pesquisa LEVANTAMENTO (Surveys) : coleta de dados referentes a uma população a partir de uma amostra selecionada dentro de critérios estatísticos. As conclusões obtidas com a amostra são projetadas para o universo. Oferece uma visão estática do momento. Trabalha com comparações. Apresenta dados mais descritivos que explicativos.

12 Tipos de pesquisa PESQUISA ETNOGRÁFICA: investiga, descreve e analisa a cultura de um grupo social. Utiliza mecanismos como:fotografia, vídeo. Aqui o diário de campo é o principal instrumento utilizado para registrar as vivências e as impressões do pesquisador.

13 Utilização dos resultados PESQUISA PURA: tem por finalidade aumentar o conhecimento do pesquisador para uma nova tomada de posição. Não implica transformação da realidade (conhecer por conhecer) PESQUISA APLICADA: tem por finalidade intervir na realidade. (conhecer para transformar); transformar em ação concreta os resultados de seu trabalho.

14 Abordagens QUANTITATIVA: pesquisa de dados objetivos ou de fatos. Busca-se o critério de representatividade numérica que possibilite a generalização teórica. Apreendem dos fenômenos apenas as partes visíveis, concretas. QUALITATIVAS: pesquisa subjetiva ou de opiniões ou atitudes. Seu critério não é numérico. A metodologia usada para compreensão dos problemas é a análise das causas, condições e freqüências de determinadas situações sociais, através de observação controlada.

15 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS A coleta de dados é uma das etapas da pesquisa que objetiva adquirir informações sobre a realidade. Uma vez definidos os objetivos da pesquisa e elaboradas as hipóteses pode então o pesquisador formular as questões do instrumento de coleta de dados.

16 Tipos de coleta de dados ENTREVISTA: comunicação verbal entre duas ou mais pessoas, especialmente indicada para o levantamento de experiências. O pesquisador precisa localizar pessoas que acumulem informações importantes sobre o problema que se pretende investigar. Padronizada ou estruturada: formulário prévio de perguntas. Despadronizada ou não estruturada: perguntas abertas – conversação informal. Painel: repetição de perguntas de tempos em tempos, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.

17 Orientações; Vantagens e Desvantagens INTERAÇÃO COM A TURMA

18 Tipos de coleta de dados QUESTIONÁRIO: instrumento constituído de perguntas ordenadas, que devem ser respondidas por escrito. Aberto Fechado Misto Aplicação: presencial ou à distância.

19 Vantagens e Desvantagens INTERAÇÃO COM A TURMA

20 Tipos de pergunta FECHADAS: limitam as respostas às alternativas apresentadas Ex.: Você estuda diariamente? ( ) Sim ( ) Não ABERTAS: permite que o entrevistado expresse sua opinião. Ex.: Você estuda diariamente? _________________________________ SEMI-ABERTA: pode ser fechada em uma resposta e aberta na continuação. Ex.: Quando chegou à faculdade, sua impressão foi: ( ) agradável ( ) desagradável Por quê? ________________________

21 Tipos de pergunta ENCADEADAS: quando resposta da segunda pergunta está condicionada à primeira questão formulada. Ex.: Você chegou à Teresina por avião? ( ) sim ( ) não Em caso afirmativo, que empresa aérea utilizou? __________________________________ PERGUNTA COM ORDEM DE PREFERÊNCIA: quando se pede indicação de uma resposta, efetuando uma avaliação. Ex.: Indique sua preferência por cidades a serem visitadas numerando-as de 1 a 3, sendo 1 para a de maior preferência e 3 para a de menor: 1._____________________ 2._____________________ 3._____________________

22 Tipos de pergunta PERGUNTA COM ESCALA: para medir graus e não qualidades Itemizada Ex.: Com relação ao grau de satisfação com os serviços oferecidos por nossa empresa, você afirma que está: ( ) totalmente satisfatório ( ) parcialmente satisfatório ( ) parcialmente insatisfatório ( ) totalmente insatisfatório De Atitude Usadas em estudos psicossociológicos, quando se deseja medir atitudes ou levantar opiniões. Ex.: Assinale as proposições sobre São Luis que correspondem à sua opinião pessoal:

23 Tipos de pergunta CT CP NA DT DP São Luiz possui boa ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) infra-estrutura turística São Luiz é uma cidade ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Simpática Simpatia e descontração ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) São essenciais para o turismo CT – Concordo Plenamente DT – Discordo Plenamente CP – Concordo Parcialmente DP – Discordo Parcialmente NA – Não Concordo nem discordo

24 Tipos de coleta de dados FORMULÁRIO: questionário aplicado pelo pesquisador e por ele deve ser preenchido. Utilizado em pesquisas rápidas com pessoas não alfabetizadas ou impossibilitadas de escrever. OBSERVAÇÃO: usada na abordagem qualitativa. Pode ser associada a outros instrumentos de coletas de dados. Deve ser orientada pelos objetivos da pesquisa. Precisa ser planejada, registrada de forma imediata.

25 ANÁLISE DOS DADOS A análise e a interpretação estão contidas no mesmo movimento: o de olhar atentamente para os dados da pesquisa. Finalidades da fase de análise: estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder às questões formuladas e ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado, articulando-o ao contexto cultural da qual faz parte. A análise evidenciará as relações existentes entre os dados obtidos e os fenômenos estudados...


Carregar ppt "PESQUISA Profª Andreina Ozório. CONCEITO È dispor-se a conhecer cientificamente algo e efetivar tal objeto. A pesquisa é uma atividade de busca, questionamento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google