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Euclides José Martin Amaral Maj BMRJ

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Apresentação em tema: "Euclides José Martin Amaral Maj BMRJ"— Transcrição da apresentação:

1 Euclides José Martin Amaral Maj BMRJ
SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA-NITERÓI GESTÃO ADMINISTRATIVA ATUAL Euclides José Martin Amaral Maj BMRJ

2 Teorias Clássica de Gestão
1) No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Frederick Winslow Taylor (americano), desenvolveu a chamada Teoria da Administração Científica, preocupada em aumentar produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência dos operários. Henry Fayol (europeu), desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de uma abordagem global da estrutura organizacional.

3 Origens da Abordagem Clássica da Administração
1) Crescimento acelerado e desorganizados das empresas 2) Necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações Teorias Clássicas assentam a sua visão da teoria das organizações nos três grandes princípios seguintes:  Descoberta das regras ideais de funcionamento. Organização como sistema fechado, centrado na tecnologia, cujo objetivo único é a procura de eficiência do sistema produtivo. O indivíduo deve adaptar-se à máquina, deve complementar e contribuir decisivamente para a otimização de sistema produtivo.

4 TEORIAS ADMINISTRATIVAS
ÊNFASE TEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES Nas Tarefas Administração Científica Racionalização do trabalho no nível operacional. Na Estrutura Teoria Clássica Teoria Neoclássica Organização formal. Princípios gerais da Administração. Função do Administrador. Nas Pessoas Teoria das Relações Humanas . Organização informal. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Teoria do Comportamento Organizacional Estilos e Administração. Teoria das decisões. Integração dos objetivos organizacionais e individuais. Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto. No Ambiente Teoria Estruturalista Análise intra-organizacional e análise ambiental. Teoria da Contingência Análise ambiental (imperativo ambiental)

5 Abordagem clássica da Administração
 Administração Científica  Ênfase nas tarefas Taylor Abordagem clássica da Administração  Teoria Clássica  Ênfase na estrutura Fayol

6 Administração Científica ( Taylor ) 
Frederick W. Taylor é o pai da Organização Científica do Trabalho. Deve-se a Taylor a apresentação do primeiro livro que aborda os princípios e a prática de gestão – “ Princípios da Gestão Científica” publicado em 1911. De acordo com Taylor o principal objetivo das organizações é assegurar ao empregador e a cada empregado a prosperidade máxima.  O conceito fundamental do “taylorismo” é do one and only best way, ou seja, há uma e uma única maneira de melhor executar uma tarefa. Com base neste conceito Taylor partiu para o método para atingir esse objetivo, que designou por “ estudo de tempos e movimentos”

7 Administração Científica ( Taylor ) 
Estudo dos Tempos e Movimentos Estudo da Fadiga Humana Divisão do Trabalho e Especialização do Operário Desenho de Cargos e Tarefas Incentivos Salariais e Prêmios de Produção Conceito de Homo Economicus Condições de trabalho Padronização Supervisão funcional

8 Teoria Clássica – Fayol
Embora com base conceItual idêntica à de Taylor, Henry Fayol desenvolveu a sua teoria destinados à organização como um todo. Os seus princípios expôs no seu livro” Teoria Geral da Administração” que publicou em 1916,. As Funções Administrativas engloba as funções de gestão tal como definidas por Henry Fayol – planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Considerou também crucial a clareza das relações hierárquicas bem expressa na unidade de comando – cada subordinado tem um só chefe e para cada chefe é inequívoco quem são as pessoas que respondem perante ele. Fayol adota o conceito de “homem-servo” .                                                                                                                              

9 Teoria Clássica – Fayol
1.As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas- produção de bens e serviços Funções comerciais- compra e venda Funções financeiras- gerência de capitais Funções de segurança- preservaçao dos bens Funções contábeis- balancetes, custos e estatísticas Funções administrativas (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar).

10 Teoria Clássica – Fayol
1.Princípios Gerais de Administração Divisão do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de Direção; Subordinação do interesse individual aos gerais; Remuneração; Centralização; Cadeia de Comando; Ordem; Equidade; Estabilidade de Emprego;

11 Teoria Clássica – Fayol A
Presidente B C Diretor D E Gerente F G Chefe Supervisor H I Cadeia de Comando e Cadeia Escalar de Fayol

12 CONFRONTO DAS TEORIAS DE TAYLOR E FAYOL Taylor Fayol
Teoria clássica Administração Científica Ênfase nas tarefas Ênfase na estrutura Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento de eficiência ao nível operacional Confronto das teorias Taylor e Fayol

13 Modelo Burocrático da Organização ( Max Weber)
Ao contrário de Taylor e Fayol, Max Weber não é um gestor profissional,  mas sim um acadêmico alemão – sociólogo. A organização “weberiana”, apelidada de burocracia , é do tipo racionalizada em que existe  predeterminação total a todos os níveis. Uma vez definidos os objetivos e atividades da organização é possível formular um sistema de regras e de papéis a serem desempenhados por todos os membros da organização. O indivíduo tem apenas de seguir comportamentos prefixados, geralmente por escrito. Tudo está definido e todas as situações estão previstas – para todas as perguntas há uma resposta. 

14 Modelo Burocrático da Organização ( Max Weber
Apesar da carga negativa que existe hoje associada à palavra burocracia, a Burocracia de Weber Assentava num conjunto de características que ainda hoje estão presentes nas organizações, nomeadamente:  A avaliação e seleção dos funcionários; Remuneração regular dos funcionários Carreira regular dos funcionários; Separação da propriedade do cargo; Divisão do trabalho; Hierarquia da autoridade.

15 Os principais vultos das teorias transitivas
Ordway Tead Mary Parker Fallet Chester Barnard Oliver Sheldon Os principais vultos das teorias transitivas

16 Teoria das Relações Humanas ( Elton Mayo )
Experiência de Hawthorne Num conjunto de experiências que decorreram entre os anos de 1927 e 1932,  ao tentar estudar o impacto das condições físicas de trabalho ( iluminação e horários de trabalho ) na produtividade dos operários , da Western Elecctric Company, no bairro Hawthorne, em Chicago. Elton Mayo detectou, surpreendentemente, que a produtividade se mantinha ou até aumentava, quando a intensidade da luz aumentava em excesso ou era reduzida abaixo do razoável, o que parecia contraditório.  Mayo chegou à conclusão que os aumentos de produtividade tinham mais a ver com o espírito de grupo e as relações entre as chefias que com as condições físicas em que se desenvolvia o trabalho.

17 Teoria das Relações Humanas ( Elton Mayo )
Conclusões da Experiência de Hawthorne Nível de Produção é Resultante da Integração Social Comportamento Social dos Empregados Recompensa e Sanções sociais Grupos Informais Relações Humanas

18 Comparação entre Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas
Trata a organização como máquina. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especialização e competência técnica. Acentua a divisão do trabalho e a especialização. Confiança nas regras e nos regulamentos. Lara separação entre linha e staff. Trata a organização como grupos de pessoas. Enfatiza as pessoas. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação de autoridade. Autonomia do empregado. Confiança e abertura. Ênfase nas relações humanas entre as pessoas. Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.

19 Função econômica: produzir bens ou serviços Equilíbrio externo
Organização Industrial Função social: dar satisfações a seus participantes Equilíbrio interno As funções básicas da organização para ROETHLISBERGER e DICKSON.

20 Teoria das Necessidades (Maslow)
A teoria das necessidades de Maslow assenta fundamentalmente nos seguintes pressupostos:  As necessidades insatisfeitas motivam as pessoas ou influenciam o seu comportamento. Enquanto uma necessidade básica não for satisfeita, as outras, regra geral, não exercem influência no comportamento do indivíduo. É o chamado princípio da dominância. As necessidades agrupam-se segundo uma hierarquia. As necessidades de qualquer nível da hierarquia emergem como motivadores significativos apenas quando as necessidades de níveis inferiores àquele na hierarquia já estiverem razoavelmente satisfeitas (princípio da emergência).

21 A Hierarquia das Necessidades proposta por Maslow costuma representar-se segundo uma pirâmide – a Pirâmide das Necessidades de Maslow – onde aquelas se dividem em 5 níveis, da base para o topo: Necessidades fisiológicas referem-se à alimentação, abrigo, repouso, ar, etc.; Necessidades de segurança dizem respeito à proteção contra o perigo ou privação, ou seja, contra a violência, a doença, a guerra, a pobreza, etc.; Necessidades sociais têm que ver com a afeição, a inclusão nos grupos, a aceitação e aprovação pelos outros; Necessidades de estima englobam a reputação, o reconhecimento, auto-respeito, admiração; Necessidades de auto-realização referem-se à realização do potencial de cada indivíduo, à utilização plenos dos seus talentos

22

23 Teoria Neoclássica (Peter Drucker)
Características da Teoria Neoclássica Ênfase na Prática da Administração Reafirmação Relativa dos Postulados Clássicos Ênfase nos Princípios Gerais de Administração Ênfase nos Objetivos e nos Resultados

24 Gestão de Qualidade Definição Comparação entre o serviço esperado e o percebido Dimensões da Qualidade em serviços Confiabilidade Responsabilidade Segurança Empatia Tangibilidade

25 Mensuração da Qualidade em Serviços
Servqual Escala de múltipos itens para medir as cinco dimensões da qualidade em serviços Benchmarking Processo de comparação com o desempenho de outras companhias reonhecidas as melhores da categoria.

26 Método de Tagushi ¨Projeto robusto¨ de produtos para garantir o seu funcionamento adeguado sob condições adversas. Método Poka-yoke Método de controle de qualidade desenvolvido por Shigeo Shingo. Observou que os erros ocorriam não por incompetência dos funcionários mas por lapsos de atenção.O método utilizam listas de verificação ou dispositivos manuais que não permitem que o funcionário cometa engano.

27 Programas para a Melhoria da Qualidade em Serviços
Programa de 14 pontos de Deming Criar uma constância de propósitos para melhoria de produto e serviço Adotar a nova filosofia Melhorar continuamente o sistema de produção e serviços Instituir métodos modernos de treinamento no trabalho Instituir métodos modernos de supervisão Instituir um programa vigoroso de educação e treinamento.

28 Programas para a Melhoria da Qualidade em Serviços
Prêmio Nacional da Qualidade Macolm Baldrige Prêmio concedido anualmente em reconhecimento às companhias dos Estados Unidos que se destacam na qualidade. ISO 9000 Padrões da qualidade definidos pela Organização Internacional de Padrões (ISSO- Internacional Standards Organization), um consórcio de virtualmente todas as nações industrializadas do mundo.


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