A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação. Oficina 1: O Despertar para o sonho. Objetivo: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação. Oficina 1: O Despertar para o sonho. Objetivo: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação

2 Oficina 1: O Despertar para o sonho. Objetivo: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência no projeto de vida. Material: 1 Livro do Professor – Vale Sonhar. 1 Livreto – Viagem ao Futuro. 100 Fichas de trabalho. 1 Saco com testes de gravidez: 25 (positivo) e 50 (negativo). 50 Bexigas. Papel sulfite, papel craft e 4 canetas (pincel atômico, que não acompanha o jogo). Tempo de duração: 1h30 minutos

3 Metodologia: 4 etapas – Aquecimento, Ação do jogo, Compartilhamento e Avaliação. Preenchimento das fichas (Lado A). Distribuição dos testes de gravidez. Ex: Classe de 40 alunos – 10 positivos e 30 negativos (Índice de 27% de gravidez). Distribuição das bexigas, seguindo o número de testes positivos. Leitura do livreto. Discussão da reflexão (Viagem ao Futuro). Preenchimento das fichas (Lado B), e recolhimento das mesmas. Dividir a sala em 4 grupos (2 de meninas e 2 de meninos). Entregar o papel craft e o pincel atômico. Grupo das meninas: Quais as conseqüências de uma gravidez na adolescência para as meninas. Grupo dos meninos: Quais as conseqüências de uma gravidez na adolescência para os meninos. Apresentação em painéis. Compartilhamento (Participação da Oficina, relato de conhecidos, pontos principais da aula). Avaliação (Cada aluno escreverá uma mensagem a um colega, aconselhando-o a evitar a gravidez). O professor recolherá esta mensagem.

4 Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida. Objetivo: Conhecer os processos de reprodução humana e saber identificar as práticas sexuais de riscos. Material: 4 Quadros dos Aparelhos Reprodutores (órgãos genitais externos e internos). 8 Cartões imantados com ilustrações (4 óvulos e 4 espermatozóides). 22 Cartas com perguntas e respostas: 6 (Laranja), 6 (Azul) e 10 (Violeta). Tempo de duração: 1h30 minutos.

5 Metodologia: 4 etapas Dividir em 4 grupos iguais. Escrever, em 4 minutos, todos os tipos de trocas de carinho e práticas sexuais que conhecem. Contagem e vencedor (maior número de palavras). Identificar quais oferecem risco de gravidez (R) e não-risco (NR), guardar as lista para o final do jogo. Explicação dos aparelhos reprodutores masculinos e femininos (externos e internos). Jogo se inicia pelo vencedor da competição anterior (Sentido horário). Perguntas das cartas azuis e laranjas, sempre alternando até terminá-las (1 minuto para discussão da resposta) Iniciar com as cartas de práticas sexuais (violeta), respondendo se há ou não a existência do risco de gravidez e porquê (Utilizar os quadros e imãs). Pontuação: Certo. 2 pontos, Errado -2 pontos. Caso não queiram responder passam a vez para o próximo grupo, caso respondam certo ganham 2 pontos, se errarem não perdem nada. Contagem e Vencedor. Avaliação: Ler e reavaliar a lista de práticas sexuais, alterando os dados, caso necessário. Compartilhamento: Discussão sobre o que mais chamou a atenção.

6 Oficina 3: Engravidar é uma escolha. Objetivo: Informar sobre os métodos contraceptivos e promover a aprendizagem sobre o uso dos mesmos, focando o uso da camisinha e a pílula do dia seguinte. Material: 1 Alvo. 17 Cartões de contraceptivos. 21 Cartas de perguntas e respostas: 7 (verde, amarela e vermelha). 50 Fichas de pontuação. 10 Cartas de riscos. Tempo de duração: 1h30 minutos.

7 Metodologia: 4 etapas Dividir em 4 grupos iguais. Distribuir, para análise, os cartões de contraceptivos (Barreira/Químico, Hormonal, Natural e DIU/Cirúrgico), pontuando de 0 a 10. Esse material passa por todos os grupos, e os mesmos devem ser guardados para sua utilização no final do jogo. Grupo 1 joga no tiro ao alvo para saber a cor das cartas que todos os grupos irão responder naquela rodada. Terão 1 minuto para a resposta. Pontos: Verde: 6 pontos / Amarelo: 4 pontos / Vermelho: 2 pontos. Resposta errada: Carta de Risco (-3 pontos) vulnerabilidade à gravidez. Terminando a rodada, o grupo 2 joga no tiro ao alvo, e assim sucessivamente. Errando o alvo, o grupo fica sem escolher a cor e responder a pergunta da rodada. Contagem e Vencedor. Avaliação: Distribuir novamente os métodos contraceptivos e reavaliá-los. Se ocorrer mudanças, questioná-los. Indicar o melhor método para adolescentes. Compartilhar: O que mudou, como se sentiram, etc.

8 ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Idade: Sexo: M ( ) F ( ) Série: 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) Meninos Você engravidou alguma menina nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( ) Meninas Você engravidou ou esteve grávida nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( )

9 ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ESCOLA DE: Município: Escola: Multiplicador: ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ENQUETE SérieTotalAlunos de anos N o de alunos (14-19 anos) que responderam SIM Alunos MFTotal 1a1a 2a2a 3a3a

10 Agente de Prevenção Nome do Professor: SÉRIEN° TOTAL DE ALUNOS DA TURMAN° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS 1ª oficina2ª oficina3ª oficina 1º A º B º C TOTAL

11 SÉRIEN° TOTAL DE ALUNOSN° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS DO 1° EM1ª oficina2ª oficina3ª oficina Total REGISTRO DAS OFICINAS ESCOLA DE: Município: Escola: Multiplicador:

12 Entrega de documentos Enquete: Deve ser aplicada com todos os alunos (1º, 2º e 3º Ensino Médio) antes da realização das oficinas. A síntese da enquete deve ser enviada com cópia para e para (A/C Vanessa Tamae e Cida Amieiro), até Registro das Oficinas: A síntese do registro das oficinas deve ser enviado para o Instituto Kaplan com cópia para de- (A/C Vanessa Tamae e Cida Amieiro), assim que as oficinas tiverem sido concluídas na escola ou no máximo até o dia Obs: Se as oficinas não forem aplicadas a todos os alunos dos 1º anos, fazer um relato das razões que levaram a este fato, para que este resultado mude para o próximo ano. Enviar para os mesmos endereços acima. Qualquer dúvida sobre o Projeto, entre em contato com o multiplicador (PCOP) pelo


Carregar ppt "Apresentação. Oficina 1: O Despertar para o sonho. Objetivo: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google