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PublicouBrian Miguez Alterado mais de 9 anos atrás
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 Revalidação de títulos por meio de acordos bilaterais e multilaterais O peso da avaliação e da acreditação na circulação de títulos universitários entre países e grupos de integração na América Latina. Adolpho Stubrin - CONEAU
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 A matriz histórica do ARCU SUL A intenção de criar um campo regional de ação para os profissionais de cada país. A tentativa de elaborar tabelas de equivalências e a ideia de uma agência centralizada de acreditação regional. A experiência de que as revalidações tradicionais eram um obstáculo ou um freio ao intercâmbio dos profissionais. A tentativa MEXA: a prova de que agências nacionais podiam administrar as acreditações internacionais. A proposta: uma etapa na qual as acreditações regionais dariam aos títulos somente valor acadêmico
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 QUEM PODE DAR: As universidades com suas duplas titulações? Os ministérios da educação com os acordos bilaterais? Os blocos de integração por meio de seus grupos educativos ou seus grupos comerciais? O Grande Passo Do intercâmbio acadêmico ao Profissional
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 QUANDO SE PODE DAR: Quando a acreditação internacional de valor acadêmico amadurecer? Quando o exigirem as necessidades de intercâmbio? Quando ambas alcancem total coincidência? O Grande Passo Do intercâmbio acadêmico ao Profissional
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 COMO SE PODE DAR: Por meio de uma teia de acordos bilaterais? Através de pontes entre blocos regionais? Recorrendo a tratados internacionais regionais específicos? O Grande Passo Do intercâmbio acadêmico ao Profissional
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 A Via Bilateral O caso argentino: multilaterais, bilaterais gerais, bilaterais específicos, bilaterais de “mão única”. Os bilaterais como cabeças de ponte entre subgrupos regionais de integração. Os bilaterais como vantagem individual frente a blocos extrarregionais de integração. POTENCIAL E LIMITES
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 A Via Multilateral Requer condições mais amplas de política internacional. Implica em desenvolver com simetria a qualidade acadêmica dos países e a confiança em uma rede de agências nacionais de acreditação. Requer maturidade na integração comercial regional. POTENCIAL E LIMITES
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 ESCALA REGIONAL: um desafio Identificar um objetivo abrangente. Estabelecer uma coincidência de metas. Traçar uma estratégia de construção. A acreditação como suporte. A revalidação como passaporte. A decisão nacional como impulso. O direito internacional como regra.
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 Convênio Regional UNESCO 1974 Por que fracassou? Estava avançado para seu tempo Faltavam avaliação e acreditação Permaneceu dissociado da produção e do comércio internacional Não teve uma gestão contínua, intensa e eficaz.
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 Um novo Convênio Regional UNESCO poderia ter êxito? SIM, SEMPRE E QUANDO: A qualidade acadêmica nacional e a cooperação regional sejam CONVERGENTES; CONJUGUEM-SE avaliação e acreditação com confiança internacional; A integração acadêmica e a integração comercial sejam CONFLUENTES; O controle nacional sobre mercados de trabalho e um espaço regional de intercâmbio de pessoal qualificado SEJAM COORDENADOS.
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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 MUITO OBRIGADO
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