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Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.

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Apresentação em tema: "Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 Revalidação de títulos por meio de acordos bilaterais e multilaterais O peso da avaliação e da acreditação na circulação de títulos universitários entre países e grupos de integração na América Latina. Adolpho Stubrin - CONEAU

2 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 A matriz histórica do ARCU SUL  A intenção de criar um campo regional de ação para os profissionais de cada país.  A tentativa de elaborar tabelas de equivalências e a ideia de uma agência centralizada de acreditação regional.  A experiência de que as revalidações tradicionais eram um obstáculo ou um freio ao intercâmbio dos profissionais.  A tentativa MEXA: a prova de que agências nacionais podiam administrar as acreditações internacionais.  A proposta: uma etapa na qual as acreditações regionais dariam aos títulos somente valor acadêmico

3 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 QUEM PODE DAR:  As universidades com suas duplas titulações?  Os ministérios da educação com os acordos bilaterais?  Os blocos de integração por meio de seus grupos educativos ou seus grupos comerciais? O Grande Passo Do intercâmbio acadêmico ao Profissional

4 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 QUANDO SE PODE DAR:  Quando a acreditação internacional de valor acadêmico amadurecer?  Quando o exigirem as necessidades de intercâmbio?  Quando ambas alcancem total coincidência? O Grande Passo Do intercâmbio acadêmico ao Profissional

5 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 COMO SE PODE DAR:  Por meio de uma teia de acordos bilaterais?  Através de pontes entre blocos regionais?  Recorrendo a tratados internacionais regionais específicos? O Grande Passo Do intercâmbio acadêmico ao Profissional

6 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 A Via Bilateral  O caso argentino: multilaterais, bilaterais gerais, bilaterais específicos, bilaterais de “mão única”.  Os bilaterais como cabeças de ponte entre subgrupos regionais de integração.  Os bilaterais como vantagem individual frente a blocos extrarregionais de integração. POTENCIAL E LIMITES

7 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 A Via Multilateral  Requer condições mais amplas de política internacional.  Implica em desenvolver com simetria a qualidade acadêmica dos países e a confiança em uma rede de agências nacionais de acreditação.  Requer maturidade na integração comercial regional. POTENCIAL E LIMITES

8 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 ESCALA REGIONAL: um desafio  Identificar um objetivo abrangente.  Estabelecer uma coincidência de metas.  Traçar uma estratégia de construção.  A acreditação como suporte.  A revalidação como passaporte.  A decisão nacional como impulso.  O direito internacional como regra.

9 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 Convênio Regional UNESCO 1974 Por que fracassou?  Estava avançado para seu tempo  Faltavam avaliação e acreditação  Permaneceu dissociado da produção e do comércio internacional  Não teve uma gestão contínua, intensa e eficaz.

10 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 Um novo Convênio Regional UNESCO poderia ter êxito? SIM, SEMPRE E QUANDO:  A qualidade acadêmica nacional e a cooperação regional sejam CONVERGENTES;  CONJUGUEM-SE avaliação e acreditação com confiança internacional;  A integração acadêmica e a integração comercial sejam CONFLUENTES;  O controle nacional sobre mercados de trabalho e um espaço regional de intercâmbio de pessoal qualificado SEJAM COORDENADOS.

11 Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho Brasília, 24 de agosto de 2009 MUITO OBRIGADO


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