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Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó 5 + 1.

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1 Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó 5 + 1

2 A ideia que pretendemos transmitir é que cuidar do ambiente depende de todos e se cada um tiver consciência da parte que lhe toca é mais fácil termos um mundo melhor. O nosso carro pretende transmitir a mensagem de que Reutilizar, Reciclar e promover o uso das energias renováveis é possível e todos temos que assumir esse compromisso.

3 Ensaios da Intensidade e Diferença de potencial para as células.

4 Ensaios do circuito eléctrico Ensaios da tracção – preparar as rodas dentadas

5 Montagem das células Ensaios de tracção

6 Aprendizagens, conceitos adquiridos; Integração no curriculum -As forças aplicadas em corpos que podem mover-se em torno de um ponto ou eixo fixo produzem movimento de rotação. -O efeito de rotação de uma força pode ser medido pelo momento da força cujo valor se calcula pelo produto M F= F×d -Corrente eléctrica é um movimento orientado de partículas ou corpúsculos com carga eléctrica. -Num circuito em série, existe só um caminho para a corrente eléctrica, enquanto que num circuito em paralelo existe mais que um caminho. -A diferença de potencial nos circuitos em série, os terminais do conjunto dos receptores é igual á soma das diferenças de potencial nos terminais de cada receptor….U série =U 1 +U 2 +…; A diferença de potencial nos receptores instalados em paralelo é igual nos terminais de todos os receptores …U paralelo =U 1 =U 2 =…;

7 Aprendizagens, conceitos adquiridos; Integração no curriculum (cont.) -A intensidade da corrente nos circuitos instalados em série é igual em todos os receptores: I 1 =I 2 =…; A intensidade da corrente nos receptores instalados em paralelo é igual à soma das intensidades da corrente que percorre as várias ramificações: I ramopríncipal =I 1 +I 2 +… -A potencia de um receptor mede a energia eléctrica consumida pelo receptor e transformada noutra ou noutras energias, por unidade de tempo. Calcula-se dividindo a energia eléctrica consumida pelo tempo de funcionamento. O projecto insere-se no âmbito do curriculum da disciplina de Físico- Química – 9ºano, nomeadamente nos temas “forças e movimento” e “circuitos eléctricos e electrónicos”


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