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Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano COORDENADORIA DE GESTÃO Coordenadora: IARA ICÓ Bolsistas: DIJARA VIANA TATIANA ALBERTAZZI SIMAIA BARRETO.

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1 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano COORDENADORIA DE GESTÃO Coordenadora: IARA ICÓ Bolsistas: DIJARA VIANA TATIANA ALBERTAZZI SIMAIA BARRETO

2 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano Coordenadoria de Gestão Atividades realizadas: Sistematização das avaliações (equipe + comunidades); Apresentação do Marsol no SEMBIO; Confecção do relato de campo; Alimentação do site; Contato com o CPD para instalação de plugin; Confecção de relatos (campo e SEMBIO); Manutenção do fluxo de documentos; Participação nas reuniões das coordenação; Acompanhamento da nova bolsista de gestão.

3 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano PRODUTOS DA COORDENADORIA DE GESTÃO 1.Elaboração de Cronograma Mensal de Atividades; 2.Realização da Avaliação Mensal dos Produtores Agosto/2008; 3.Realização da Avaliação Mensal dos Equipe Agosto/2008; 4.Sistematização das avaliações: produtores, equipe e interna; 5.Ajustes no Relatório Petrobrás.

4 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS Incompatibilidade do relatório Financeiro com o da FADM; Demora da aceitação do relatório de avaliação da Petrobrás (atraso nos recursos); Adaptação ao novo programa de gestão de projetos da Petrobrás (organização por rubrica); Burocracia UFBA/CPD Atrasos e incoerências na aprovação do Relatório Petrobrás.

5 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano S E M A N A I Avaliação Interna (realização e sistematização) Organização da Avaliação Mensal da Equipe (05/09) Seleção e treinamento do(a) novo(a) bolsista Confecção do layout do barco de Galeão S E M A N A II Fechamento do Relatório Mensal de Atividades Agosto/2008 Leitura e sistematização da Avaliação da equipe Confecção do layout do barco de Barra dos Carvalhos Pesquisa sobre grupo focal PROCESSOS PERIODICOS: confecção de materiais de comunicação emergentes; lançamento de documentos fiscais; confecção de autorizações de despesas; alimentação do relatório financeiro; atividades de troca de conhecimentos; leitura e sistematização dos relatos de campo; reunião semanal; acompanhamento do site S E M A N A III Elaboração de proposta de avaliação com as comunidades (vide grupo focal) Confecção do Relatório Petrobrás (trimestral) Leitura e sistematização dos relatos de campo para avaliação dos produtores Orçamento e execução do layout dos barcos S E M A N A IV Leitura e sistematização dos relatos de campo para avaliação dos produtores Organização da Avaliação dos Produtores Confecção dos slides de apresentação para Avaliação Mensal da Equipe Fechamento do Relatório Financeiro COORDENADORIA DE GESTÃO CRONOGRAMA MENSAL DE ATIVIDADES - SETEMBRO

6 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano Objetivos EspecíficosAtividadesMeses Respon- sabilidade Secundária 1. Promover a expansão e consolidação dos empreendimentos solidários de cultivo de ostra e sururu existentes nas comunidades de Batateira, Taperoá e Barra dos Carvalhos 1.3) Compra de material02 X 2. Desenvolver e aplicar estratégias de cooperação entre os agentes da cadeia produtiva da maricultura solidária 2.1) Mobilizar agentes diretos (da comunidade) e sensibilizar agentes indiretos (institucionais) da cadeia produtiva dos cultivos 01 X 2.6) Estabelecer gestão democrática da cadeia produtiva02-12 X 2.7) Promover a interface do sistema com outras cadeias produtivas sustentáveis sócio-ambientalmente05-12 3. Formar profissionais de nível superior, e moradores das comunidades envolvidas, em técnicas de maricultura solidária e gestão social 3.2) Convocar e selecionar 10 estagiários (residentes sociais), de acordo com os perfis de competência definidos e com seu potencial de desenvolvimento de capacitações em maricultura e gestão social 01 3.3) Planejar contextos sócio-práticos e atividades a serem estimuladas para desenvolver as capacitações pretendidas, a partir das informações oriundas do projeto MarSol/CNPq, bem como em outras experiências de formação em gestão social e maricultura, implementando as ações. 01-03 compartilhado com outras coordenadorias 3.4) Planejar e implementar ações para promover articulação de saberes entre os estudantes, dos diferentes cursos, entre si, entre estudantes, professores, extensionistas e pesquisadores e desses com os agentes comunitários e as comunidades locais. 01-03 compartilhado com outras coordenadorias 3.5) Avaliar as capacitações desenvolvidas, redefinindo o perfil de competências01-02 compartilhado com R.I.

7 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano Objetivos EspecíficosAtividadesMeses Respon- sabilidade Secundária 4. Disseminar e intercambiar conhecimentos relativos ao desenvolvimento de cadeias produtivas, de maneira processual, para comunidades envolvidas indiretamente no projeto 4.4 Formar multiplicadores a fim de estimular os participantes a assumir um papel pró-ativo na disseminação de conhecimentos 03-12 X 4.5 Disseminar conhecimentos relativos às cadeias produtivas desenvolvidas05-12 compartilhado com R.I. 5. Realizar gestão interna (controles e instrumentos de gestão) 5.1 Estruturar ambiente de trabalho01-12 5.2 Confeccionar website e rede de relacionamentos01-12 5.3 Confeccionar materiais de comunicação01-12 5.4 Manter o fluxo de comunicação interna e externa do projeto01-12 5.5 Realizar relatórios bimestrais para Petrobrás 01-12 5.6 Elaborar Instrumentos de avaliação do trabalho interno01 5.7 Realizar processos periódicos de avaliação do trabalho interno01-12 5.8 Elaborar Instrumentos de avaliação do trabalho com as comunidades 01 5.9 Realizar processos periódicos de avaliação com as comunidades 01-12 5.10 Manter a estrutura inter-institucional e colaborativa entre os projetos (Keep / FINEP / MarSol)01-12X

8 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano De que forma o Marsol foi avaliado por sua equipe? Integração com a equipe Marsol Parte do grupo sente-se integrado totalmente. Os pontos positivos nesse sentido foram: o aumento da integração com a equipe de produção, envolvimento com as atividades de campo e capacitação sobre maricultura. Outros participantes estão integrados apenas intra-coordenadoria. Os demais se sentem de forma parcial, identificando alguns entraves para a integração: atraso de salário (distanciamento entre as equipes); poucas viagens a campo; poucas reuniões de coordenadores; pouca integração entre as coordenadorias; poucos encontros e viagens e; não realização de atividades em conjunto com as coordenadorias. Cumprimento das atividades A maioria do grupo está cumprindo todas as atividades, contudo, alguns problemas foram identificados em relação à realização das atividades: atrasos na entrega do relatório Petrobras (diante das inúmeras e incoerentes correções); atraso da bolsa (desorganiza todo o planejamento da coordenação, prejudica a orientação de bolsistas e interfere na motivação pessoal); poucas viagens de campo; atraso na verba e; problemas pessoais enfrentados por alguns integrantes.

9 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano De que forma o Marsol foi avaliado por sua equipe? Identificação com as atividades realizadas Grande parte do grupo está identificado com as atividades, mas existem atividades em que a identificação é parcial, mesmo assim, são realizadas com prazer por aumentarem conhecimentos. Liberdade, confiança e autonomia são elementos presentes e importantes. Sugestão: poderia haver maior ampliação das atividades em conjunto (inter coordenadorias) Satisfação com as atividades do projeto As atividades trazem satisfação, mas existem dificuldades devido à falta de verba, falta de coerência do financiador, atraso na liberação de recursos, organização em relação aos recursos financeiros (comunicação de forma geral, é preciso saber, antecipadamente, em qual técnica e materiais investiremos), dependência de outras coordenadorias, entraves burocráticos, montagem lenta dos cultivos, pouca interação com as comunidades e utilização do barco. Sugestão: a) as reuniões de coordenação deveriam priorizar o planejamento para que não se desperdice tempo e dinheiro; b) o projeto deve procurar interagir mais com as comunidades e não somente com os beneficiados através de um convidando toda a comunidade, um debate público, realizando capacitação em alguma atividade que atividade, maior contato direto, entrevista com a comunidade e avaliação da imagem do projeto.

10 Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano De que forma o Marsol foi avaliado por sua equipe? Satisfação com as atividades de campo Apenas parte do grupo está satisfeito com as atividades de campo. Muitos entraves precisam ser superados: conhecimentos na área de biologia; adiantamento dos cultivos; pouco recurso para viagens; mudança do período de avaliação; poucas atividades realizadas para serem avaliadas; dificuldades em desenvolver um trabalho interdisciplinar; desvalorização do trabalho por parte de membros da equipe; fortalecimento dos grupos nas comunidades (visando a autonomia); má imagem do projeto; dificuldades em estimular a participação de todos os agentes nas atividades propostas e; resolução dos conflitos internos (devem ser discutidos pela equipe). Integração com a comunidade A integração com as comunidades está comprometida. Há integração apenas com parte das comunidades por alguns (embora satisfatória quando ocorre), contato pontual com o campo, poucas viagens, falta de verbas para viagens, falta de integração aprofundada e ausência de contato com o campo, para outros.


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