A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lipídeos Características Funções Patologias (doenças)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lipídeos Características Funções Patologias (doenças)"— Transcrição da apresentação:

1 Lipídeos Características Funções Patologias (doenças)
Duas regiões: Hidrofílica (Polar) e Hidrofóbica (Apolar) Relativamente insolúveis em água Solúveis em solventes orgânicos Bicamadas: Membrana Plasmática Cabeça Polar Cauda Apolar Grupo Fosfato Glicerol Molécula Fosfolipídio Funções Reserva energética Estrutura de membranas Impermeabilizante Hormonal Controle da temperatura corporal Patologias (doenças) Doenças Cardiovasculares Obesidade Patológica

2 Lipídeos Tipos Principais: Glicerídeos: São os óleos e gorduras
Simples: ácidos graxos + álcool (glicerol) Principais: Glicerídeos: São os óleos e gorduras Tem função energética b) Cerídeos: São as ceras Tem função impermeabilizante c) Esterídeos: São os hormônios esteróides (sexuais) Ex: estrógeno, testosterona e progesterona

3 Lipídeos Tipos Complexos: Lipídio simples + “X” Ex: Fosfolipide
Glicolípide Lipoproteína Esfingomielina

4 Carboidratos

5 Carboidratos Características Patologia
Principal fonte de energia celular Importantes constituintes estruturais Sinais de reconhecimento: Função informacional Patologia Diabetes Mellitus Obesidade Patológica

6 Carboidratos

7 Fórmula geral: CN(H2O)N
Monossacarídeos Fórmula geral: CN(H2O)N Pentoses Ribose (RNA) – C5H10O5 Desoxirribose (DNA) – C5H10O4 Hexoses Glicose – C6H12O6 Frutose – C6H12O6 Galactose – C6H12O6

8 Pentoses Fórmula geral: C5(H2O)5

9 Hexoses fórmula geral: C6(H2O)6

10 Açúcares formados pela união de dois até dez monossacarídeos
Oligossacarídeos Açúcares formados pela união de dois até dez monossacarídeos

11 Dissacarídeos Oligossacarídeos mais comuns

12 Polissacarídeos Polissacarídeos são macromoléculas formadas pela união de vários monossacarídeos. Ao contrário da glicose, os polissacarídeos dela derivados não possuem sabor doce, nem são solúveis em água.

13 Polissacarídeos mais comuns
Amido Glicogênio Celulose Quitina Heparina

14 Amido Polímero de glicose (+ de 1400 moléculas de glicose).
Produzido nas folhas através da fotossíntese. Armazenado em frutos, sementes, caules e raízes. Constitui de 50% a 65% do peso das sementes de cereais secos, e até 80% da substância seca dos tubérculos. Reserva energética vegetal. Detectado pelo corante à base de iodo denominado Lugol.

15 Amido

16 Glicogênio Formado por cerca de 30.000 moléculas de glicose.
Polissacarídeo de reserva energética animal e de fungos. Em animais é encontrado principalmente no fígado e nos músculos.

17 Glicogênio Hepático A função do glicogênio hepático é a manutenção da glicemia entre as refeições, ou seja, é uma reserva de glicose que pode ser exportada para outros órgãos (como o cérebro, cuja energia é exclusivamente derivada da glicose,) quando necessário.

18 Celulose Formada por 4.000 moléculas de glicose
Reforço esquelético de vegetais Digerida por Metazoários que apresentam microrganismos no trato digestório. Não é digerida pelo organismo humano. Constitui as fibras vegetais de nossa dieta.

19 Quitina Polissacarídeo que apresenta nitrogênio em sua composição.
É encontrado no exoesqueleto de artrópodes, nas cerdas dos anelídeos poliquetas, na rádula de certos moluscos e parede celular de fungos.

20 the images for the full size originals.
Quitina A quitina é responsável pelo crescimento descontínuo dos artrópodos, com paradas, para a ocorrência de ecdises ou mudas, trocas de exoesqueletos enrijecidos que impedem o aumento volumétrico desses animais.

21 Heparina Carboidratos de utilização médica.
Ação anticoagulante e antitrombótica (reduz a formação de coágulos fixos – trombos – no interior dos vasos sangüíneos).

22 Funções dos glicídeos Energética Glicose Estrutural Celulose Quitina
Glicocálix Reserva Amido Glicogênio Anticoagulante Heparina

23 Relação entre carboidratos e metabolismo energético

24 Para refletir A indústria de papel tem grande interesse no aumento da produção de celulose, uma vez que esse polissacarídeo constitui sua matéria-prima. Para alcançar essa meta, que estruturas celulares estão sendo intensamente pesquisadas? a) Vacúolo. b) Cloroplasto. c) Parede celular. d) Glicocálix. RESPOSTA: A celulose é o glicídio mais abundante na natureza. Ela e o amido, correspondem a quase toda a biomassa vegetal. Possui função estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular.

25 Para refletir Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado. Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo. a) Que resultados foram obtidos nesse experimento? Por quê? a) Nesse experimento, deveria ser observado que a parte descoberta da folha ficou corada pela solução de iodo porque ficou exposta à luz e realizou fotossíntese, produzindo glicose que foi convertida em amido. A parte coberta, como não fez fotossíntese, não ficou corada.

26 Para refletir b) A que classe de macromoléculas pertence o amido? b) O amido é um polissacarídeo. Forma-se pela desidratação de muitas moléculas de glicose que não foram utilizadas na respiração vegetal e também não foram utilizadas para a síntese de componentes da parede celular.

27 Para refletir c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada? c) É estocado em raízes tuberosas, caules tuberosos ou tubérculos, nos cotilédones e/ou endosperma das sementes e frutos.


Carregar ppt "Lipídeos Características Funções Patologias (doenças)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google