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Introdução Em contraponto aos instrumentos e aos procedimentos altamente controlados e objetivos utilizados pela metodologia quantitativa, surge um arsenal.

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1 Introdução Em contraponto aos instrumentos e aos procedimentos altamente controlados e objetivos utilizados pela metodologia quantitativa, surge um arsenal metodológico vinculado as ciências sociais, ou seja, mais pertinentes aos estudos científicos que abordam o homem como sujeito central. Sob a crítica de que não se podem mensurar dados subjetivos, a pesquisa qualitativa tem seu foco nos significados atribuídos pelos indivíduos às experiências por eles vivenciadas, segundo suas próprias perspectivas (DEMO, 1998; DODD, 2008). Considerando suas distintas abordagens, as pesquisas quantitativas e qualitativas diferem também no modo como são desenvolvidos seus estudos, em especial, no que diz respeito aos processos de coleta e análise dos dados. Dessa forma, estas pesquisas devem apresentar critérios distintos para sua avaliação. Para a pesquisa quantitativa a confiabilidade é considerada o principal critério para a investigação de sua qualidade (POLIT, BECKER, HUNGLER, 2004). Consiste na habilidade de um instrumento de mensurar de forma consistente e acurada aquilo que ela pretende medir (COUGHLAN, CRONIN, RYAN, 2007). São três aspectos que interessam aos pesquisadores quantitativos (POLIT, BECKER, HUNGLER, 2004) 1)Estabilidade 2)Consistência interna 3)Equivalência Para a pesquisa qualitativa consiste no critério que avalia se os resultados obtidos na pesquisa são consistentes ao longo do tempo e em diferentes condições (LÜDKE e MEDA, 1986) Garantir a confiabilidade de um estudo, não implica necessariamente que “os observadores totalmente isentos cheguem às mesmas representações dos mesmos eventos, mas sim que haja alguma concordância, pelo menos de que essa forma de representação da realidade é aceitável, embora possam existir outras formas igualmente aceitáveis” (WEIL, 2008). Percurso Metodológico Trata-se de uma pesquisa de atualização, realizado através da busca por artigos científicos na base de dados “Fórum Qualitative Social Research”, por tratar-se de uma base que tem como foco a pesquisa qualitativa e outros artigos metodológicos que tratavam dos critérios de avaliação da qualidade de pesquisas quantitativas, bem como das divergências entre ambas as abordagens, indexados no Lilacs e na biblioteca eletrônica do Scielo. Utilizou como descritores “validity” e “reliability” combinados à “qualitative research”. Os critérios utilizados para seleção dos artigos foram: 1)Apresentação de breve revisão acerca dos critérios de avaliação das pesquisas qualitativas; 2)Discussão dos critérios de validade e/ou confiabilidade nas pesquisas qualitativas; 3)Apresentação de novas propostas para avaliação de qualidade das pesquisas qualitativas. Resultados e Discussão É importante ressaltar que toda pesquisa, seja ela qualitativa ou quantitativa, independente do método utilizado para coleta e análise dos dados, deve ter sua qualidade julgada e orientada por critérios bem definidos (POLIT, BECKER, HUNGLER, 2004). Considerações finais Não há consenso entre os autores sobre quais os critérios ou como utilizá-los para avaliar a qualidade das pesquisas qualitativas. As opiniões divergem em geral em dois pontos de vistas:  Aqueles que sugerem empregar os mesmos critérios da pesquisa quantitativa para avaliar a pesquisa qualitativa;  Outro grupo que não acredita nesta aplicabilidade e preferem elaborar critérios específicos e mais coerentes com a pesquisa qualitativa. Referências Bibliográficas 1)Alves-Mazzotti AJ, Gewandsznajder F. O método nas ciências naturais e sociais: Pesquisa qualitativa e quantitativa, 2ªed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 2)Coughlan M, Cronin P, Ryan F. Step-by-step guide to critiquing research. Part 1: quantitative research. British Journal of Nursing, 2007; 16(11): 658-63. 3)Demo P. Pesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Rev Latino-am. Enferm, 1998; 6(2): 89-104. 4)Dodd T. Quantitative and qualitative research data and their relevance to policy and practice. Nurse Researcher, 2008; 15(4): 7-13. 5)Fade AS. Communicating and judging the quality of qualitative research: the need for a new language. J Hum Nutr Dietet, 2003; (16): 139–149. 6)Gomez, C.C. Evaluación de la calidad de la investigación cualitativa en salud: critérios, proceso y escritura. Forum: Qualitative Social Research, 2009; 10(2) Art 17. 7)Lincoln, Y.S. Emerging criteria for quality in qualitative and interpretative research. Qualitative Inquiry, 1995; 1(3): 275-289. 8)Lüdke M, MEDA, A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 9)McCabe, J.L.; Holmes, D. Reflexivity, critical qualitative research and emancipation: a Foulcaudian perspective. Journal of Advanced Nursing, 2009; 65(7): 1518-26 10)Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização, 5ªed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 11)Sparkes, A.C.; Smith, B. Judging the quality of qualitative inquiry: Criteriology and relativism in action. Psychology of Sport and Exercise, 2009; 10: 491-497. 12)Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 3ª Edição. Petropolis (RJ): Vozes; 2008. 13)Weil, S. Is there a “legitimation Crisis” in qualitative methods? Forum: Qualitative Social Research, 2008; 9(2) Art 6. VALIDADE E CONFIABILIDADE NAS PESQUISAS QUALITATIVAS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO Objetivo Geral Explorar as questões apresentadas na literatura sobre a validade e confiabilidade da pesquisa qualitativa. Objetivos Específicos Comparar os critérios utilizados na avaliação da validade e da confiabilidade da pesquisa quantitativa com os da pesquisa qualitativa; Identificar na literatura critérios específicos utilizados para avaliar a pesquisa qualitativa. Para a pesquisa quantitativa a validade pode ser definida como a habilidade do instrumento de mensurar aquilo que pretende mensurar (COUGHLAN, CRONIN, RYAN, 2007). Este critério remete à consistência dos resultados que se pretende obter empregando um determinado método de investigação. Pode ser dividida em (POLIT, BECKER, HUNGLER, 2004): a) Validade interna: capacidade da pesquisa medir o que se pretende medir; b) Validade externa:capacidade de generalização das descobertas da pesquisa a outros locais ou amostras. Na pesquisa qualitativa utiliza o pesquisador como instrumento a quem cabe avaliar se seus dados “mensuram”, ou melhor, se os dados que ele ouviu nas entrevistas, condizem com os aspectos observados durante sua imersão no campo. Turato (2008) acredita que pode ser realizada de duas maneiras: a) Validação interna: relacionada à experiência do pesquisador e à coleta de dados realizada com técnica, sensibilidade e planejamento adequado da entrevista; b) Validação externa: consiste no momento em que o autor está em posse dos dados e irá analisá-lo e debatê-lo com outros pesquisadores que irão sugerir considerações favoráveis ou adversas ao trabalho. Alguns autores consideram inapropriado usar termos ou procedimentos quantitativos como medidas de credibilidade para avaliar as pesquisas qualitativas (POLIT, BECKER, HUNGLER, 2004; MCCABE e HOLMES, 2009). Porém, não há consenso entre os autores sobre quais os critérios ou como utilizá-los para avaliar a qualidade das pesquisas qualitativas, uma vez que estes ainda estão emergindo e sendo definidos (LINCOLN,1995; SPARKES, 2009). No entanto, autores ressaltam que, para que a pesquisa qualitativa constitua um paradigma “alternativo” ao positivista, é necessário o desenvolvimento e adoção de um critério único de avaliação (LINCOLN, 1995). Para outros, como Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2002), a preocupação com o rigor implica na “tradução” dos critérios das pesquisas quantitativas para as pesquisas qualitativas. Apresento dois autores com sugestões mais atuais de critérios para avaliação da pesquisa qualitativa: CONFIABILIDADE Giselli Cristina Redígolo Villela (gvillela@fcm.unicamp.br) Claudinei José Gomes Campos, Larissa Ferreira Trigueros, Silmara Cunha Rigoletto Faculdade de Ciências Médicas - Departamento de Enfermagem VALIDADE Porém, não há consenso entre os autores sobre quais os critérios ou como utilizá-los para avaliar a qualidade das pesquisas qualitativas, uma vez que estes ainda estão emergindo e sendo definidos 20-21. No entanto, autores ressaltam que, para que a pesquisa qualitativa constitua um paradigma “alternativo” ao positivista, é necessário o desenvolvimento e adoção de um critério único de avaliação 21. Para outros 5, a preocupação com o rigor implica na “tradução” dos critérios das pesquisas quantitativas para as pesquisas qualitativas. Gomes (2009)  Adequação epistemológica e metodológica  Relevância  Validade  Reflexividade Fade (2003)  Credibilidade  Criticidade  Integridade  Autencidade


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