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Copyright © www.josedornelas.com EP-029 - Empreendedorismo e Plano de Negócios Universidade de São Paulo MBA - Gestão e Engenharia de Produtos Prof. Dr.

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1 Copyright © EP Empreendedorismo e Plano de Negócios Universidade de São Paulo MBA - Gestão e Engenharia de Produtos Prof. Dr. José Dornelas

2 Copyright © Apresentação do curso Apresentação dos alunos –Nome, profissão –Empresa –Expectativa Professor –Expectativa quanto ao desempenho dos alunos e como será o curso Regras/avaliação –NF = (PN + TI)/2, onde: NF = nota final de aproveitamento; PN = nota do plano de negócios (em grupo); TI = média aritmética simples dos trabalhos individuais solicitados (respostas aos estudos de casos, dilemas do livro Empreendedorismo, jogo Dupla Empreendedora, outros.

3 Copyright © Material do curso Encontra-se na seção de download do site Após se cadastrar e acessar a página de download, busque pelos arquivos do MBA USP Analise ainda os arquivos do livro Plano de negócios, seu guia definitivo

4 Copyright © Trabalho em grupo 5 Grupos de 6 integrantes e 1 Grupo de 5 integrantes Relação FINAL de nomes e dos trabalhos deverá ser entregue ao final da Aula 01 (23/Fevereiro) O trabalho –Identificação e avaliação de uma oportunidade de negócio –Desenvolvimento de um business plan para um negócio hipotético que foque esta oportunidade –Recomendações do grupo quanto a implementação ou não do negócio e porquê –Elevator pitch – apresentação dos trabalhos (06/Abril)

5 Copyright © O Trabalho: Aspectos críticos do business plan Sumário Executivo O conceito / A oportunidade Potencial do mercado-alvo (tamanho, crescimento) Players atuais (concorrência) Possíveis estratégias de implementação Perfil da equipe necessária para implementar um negócio que capitalize sobre esta oportunidade Estimativa de investimento necessário e estratégia de busca de investimento (onde/como) Cronograma sugerido de implementação do negócio Expectativa de retorno sobre o investimento (justificada) Recomendações do grupo Todos deverão utilizar o exemplo do Tourbr.com como template para o desenvolvimento do PN. Além disso, devem entregar ANTES do dia da apresentação final uma cópia eletrônica do PN e da apresentação (arquivos finais em Word, Excel e PPT, incluindo todos os anexos)

6 Copyright © Você também pode estar aqui... o Vencedor do Prêmio Santander de Empreendedorismo 2010 o Mais de concorrentes o R$50mil para iniciar o projeto o Curso de 21 dias no Babson College Plano de negócios BrinqueLink

7 Copyright © Trabalhos Individuais 1) Análise e respostas às questões dos estudos de caso do livro Empreendedorismo –Todas as questões de 2 casos selecionados por aluno (vide os seus casos na planilha Trabalhos.xls) –Data LIMITE para concluir: aula 4, dia 16/Março –Não se esqueça de colocar seu nome completo ao final de cada resposta; Respostas devem ser feitas online no site: 2) Análise e respostas às questões do final de cada capítulo do livro Empreendedorismo –Todas as questões de 2 capítulos selecionados por aluno (vide os seus capítulos na planilha Trabalhos.xls) –Data LIMITE para concluir: aula 5, dia 23/Março –Não se esqueça de colocar seu nome completo ao final de cada resposta; Respostas devem ser feitas online no site: 3) Jogo Dupla Empreendedora –http://www.josedornelas.com.br/jogo-dupla-empreendedora/ –Jogar pelo menos UMA VEZ o Dupla Empreendedora –IMPORTANTE: Usar como do professor (o resultado será enviado ao professor apenas se este for cadastrado no início do jogo) –Data LIMITE para concluir: aula 5, dia 23/Março

8 Copyright © Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade

9 Copyright © O velho modelo econômico (a era da manufatura) X O novo modelo econômico (a era da inovação empreendedora)

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14 Atividade Empreendedora Inicial (até 3,5 anos)

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16 Novas Gazelas: quem espera criar + de 20 empregos em 5 anos

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18 Novos negócios inovadores

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22 Novos negócios que buscam a internacionalização

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25 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM) Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

26 Copyright © Peculiaridades Brasileiras 58% dos empreendedores investiram menos de R$10 mil 18% desembolsaram menos de R$2mil 19% conseguiram alocar valores mais robustos (acima de R$30 mil) 27% dos empreendedores iniciais e 20% dos negócios estabelecidos atuam no setor de alimentação. Outros destaques: vestuário e confecções 82,3% dos empreendedores iniciais não oferecem novidades 85,7% de empreendedores estabelecidos não oferecem novidades

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29 Doing Business in Brazil (World Bank, 2013) Total de países participantes do estudo Doing Business: 185

30 Copyright © Doing Business in Brazil (World Bank, 2013) Total de países participantes do estudo Doing Business: 185

31 Copyright © Doing Business in Brazil (World Bank, 2013) Total de países participantes do estudo Doing Business: 185

32 Copyright © Doing Business in Brazil (World Bank, 2013) Total de países participantes do estudo Doing Business: 185

33 Copyright © Razões para criar uma empresa (Pesquisa Sebrae-SP) 33% encontrou uma oportunidade 30% queriam ter a própria empresa (autonomia) 14% queria ganhar mais $$ 11% clientes pediram (legalização) 9% desemprego 3% outro

34 Copyright © De onde vem o $$? (Pesquisa Sebrae/GEM 2011) Capital de Risco? Angel? Por quê? Capital Próprio 36%Brasil 86%EUA 67%China 44%Russia 70,5%Família 22,3%Amigos ou vizinhos 3,8%Investidores 2,9%Colegas de trabalho 0,6%Outros

35 Copyright © Porque muitas empresas não sobrevivem?

36 Copyright © O que eles não sabiam… Uma equipe treinada/qualificada é importante Quem são seus clientes (e quantos) Número de competidores Localização é importante Questões legais Informações de fornecedores Valor do investimento inicial

37 Copyright © O que é importante para sobreviver* * Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 33% planejamento prévio 25% suporte do governo e leis específicas para as PMEs 19% melhorar desenvolvimento econômico do país 15% boa gestão desde o início 5% evitar misturar questões pessoais com a empresa 3% outro

38 Copyright © Porque eles quebraram… * Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 25% falta de capital 19% não tinha clientes ou tinha maus clientes (inadimplência) 11% problemas de planejamento ou falta dele 11% questões pessoais 9% problemas de sociedade 7% problemas legais 6% competidores fortes 6% não tinha lucros 2% altos impostos 10% outro

39 Copyright © O que poderia evitar o fechamento… * Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 31% menos impostos 31% ter acesso a suporte e consultoria 30% crescimento econômico 19% acesso a empréstimos bancários 10% outros tipos de ajuda 3% não sabe 17% nada

40 Copyright © Principais Recomendações 1. Trabalhar perfil empreendedor 2. Plano de negócios (antes, na abertura, e depois) 3. Gestão profissional 4. Suporte do governo / crescimento econômico 5. Criar condições para oferecer alternativas de investimento (angel investing, venture capital…)


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