A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas O Iluminismo / A luz, a forma e o volume

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas O Iluminismo / A luz, a forma e o volume"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas O Iluminismo / A luz, a forma e o volume
Tecnologias - Arte Ensino Médio, 2° Ano O Iluminismo / A luz, a forma e o volume

2 ILUMINISMO ARTE, 2º Ano do Ensino Médio
O Iluminismo: a luz, a forma e o volume ILUMINISMO Imagem: Ferdinand-Victor-Eugène Delacroix / Comemora a Revolução Francesa de 1830 / Musée du Louvre / domínio público.

3 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Em meados do século XVIII, a Europa passou por uma importante transformação cultural, marcando a decadência do pensamento barroco. A burguesia inglesa e francesa, impulsionada pelo controle do comércio ultramarino, cresceu dominando a economia do Estado. Em contrapartida, a nobreza e o clero, com seus ideais retrógrados, caíram em descrédito. Imagem: Jean-Pierre Houël / A Queda da Bastilha, 1789 / domínio público.

4 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
A Era do Iluminismo (ou simplesmente Iluminismo ou Era da Razão) foi um movimento cultural de elite de intelectuais  do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Imagem: Adolph Menzel / Voltaire (esquerda) na corte de Frederico II da Prússia, 1850 / domínio público.

5 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza ( ), John Locke ( ), Pierre Bayle ( ) e pelo matemático Isaac Newton ( ). Príncipes reinantes, muitas vezes, apoiaram e fomentaram figuras do Iluminismo e até mesmo tentaram aplicar as suas ideias de governo. Imagem: Pierre Bayle, 1774 / Bibliothèque Nationale de Paris / disponibilizado por Phrood / domínio público. Imagem: Sir Godfrey Kneller / Isaac Newton, 1689 / domínio público. Imagem: Autor desconhecido / Baruch de Spinoza, 1665 / dispoinibilizado por Tholme / domínio público. Imagem: Sir Godfrey Kneller / Retrato de John Locke, 1697 / domínio público.

6 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
O Iluminismo floresceu até cerca de , após o qual a ênfase na razão deu lugar a ênfase do romantismo na emoção. Imagem: D'Alembert e Denis Diderot / Capa da enciclopedia, 1751 e 1772 / Domínio nos EUA / domínio público. Imagem: Jean-Jacques-François Le Barbier / Representação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 / domínio público.

7 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um lugar melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social. Imagem: Demeter Görög / A decapitação do Rei Francês, 1791 / public domain.

8 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Immanuel Kant, um dos mais conhecidos expoentes do pensamento iluminista, num texto escrito precisamente como resposta à questão O que é o Iluminismo?, descreveu de maneira lapidar a mencionada atitude: "O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem... ...Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo". Imagem: Autor desconhecido / Immanuel Kant, filósofo alemão /disponibilizado por Tischbeinahe / domínio público.

9 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes ( ), considerado o pai do racionalismo. Em sua obra “Discurso do método”, ele recomenda, para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional, pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus. Fonte/ texto: Imagem: Frans Hals / René Descartes ( ) / Museu do Louvre / domínio público.

10 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Muitos artistas colocaram-se contrários ao ornamentalismo dos estilos anteriores e buscaram a arte anterior, mais simples, do Renascimento, formando o que ficou conhecido por neoclassicismo. Imagem: Anselm Feuerbach / Gastmahl des Plato / Staatliche Kunsthalle Karlsruhe / Public Domain

11 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
O neoclássico foi o componente artístico do movimento intelectual conhecido por Iluminismo, o qual era igualmente idealista. Ingres, Canova e Jacques-Louis David estão entre os mais conhecidos neoclássicos. Imagem: Jean-Auguste Dominique Ingres / Auto-retrato aos 24 anos, 1804 / Musée Condé / domínio público. Imagem: Rudolph Suhrlandt / Antonio Canova, 1812 / domínio público. Imagem: Jacques-Louis David / Auto-retrato, 1794 / Musée du Louvre / domínio público.

12 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
A pintura neoclássica é uma pintura descritiva de forte realismo, em que o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor(ao contrário da expressividade pictórica do Romantismo). As cenas vivem da composição formal, são harmoniosas, os elementos possuem contornos bem definidos e são dispostos em planos ortogonais equilibrados. Imagem: Jean Auguste Dominique Ingres / A banhista, 1807 / Musée Bonnat / public domain.

13 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
De um modo geral, as figuras assumem uma postura rígida, em que a luz artificial direcionada (em foco) ajuda a criação de um ambiente teatral, resultando numa imagem sólida e monumental. Esta frieza, conseguida pelo artificialismo da composição, distancia o observador, tornando a pintura uma imagem simbólica. Imagem: David, Jacques-Louis / O Juramento dos Horácios, 1784 / Musée du Louvre / public domain

14 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Imagem: Autor desconhecido / O Louvre, as Tulherias e a Grande Galeria, 1615 / domínio público.

15 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Após a Revolução Francesa, a concepção que a sociedade tem da arte transforma-se progressivamente. As peças de arte, até então mantidas sob o domínio do monarca francês, são tornadas públicas, e um dos primeiros espaços a se metamorfosear em museu é o palácio do Louvre. A arte passa, cada vez mais, a ser uma atividade pública exposta aos olhos de todos. Imagem: Nitit / Palácio Louvre / GNU Free Documentation License.

16 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Também a figura do artista ganha mais liberdade. Não é mais obrigado a seguir um repertório iconográfico pré-definido, e de onde todas as obras se originam. Ele próprio tem o poder de escolher o objeto da sua pintura e ordená-lo como mais lhe aprouver de modo a transmitir a sua ideia. Imagem: Jacques-Louis David / Pierre Sériziat, 1795 / Musée du Louvre / public domain.

17 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Em finais do século XVIII, os estilos pictóricos evoluem antes para momentos, em que é cada vez mais difícil apontar com precisão as diretrizes condutoras de cada um. Vários estilos desenvolvem-se em paralelo, e dentro de cada estilo, cada artista segue o seu próprio caminho. Finaliza-se a unidade na arte e abre-se o caminho à arte moderna. Imagem: Jean Auguste Dominique Ingres / Venus Anadyomene, 1825 a 1850 / Musée du Louvre / Disponibilizado por Juanpdp / public domain.

18 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Principais características: retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos; academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinados nas escolas ou academias de belas-artes; arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles. Imagem: Glaneuses Julien Dupre / sem título, 1880 / domínio público. Imagem: José Maria de Medeiros / Iracema, 1881 / Museu Nacional de Belas Artes / Scanned from MNBA catalogue (Safra, 1985) / domínio público.

19 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Características da pintura: formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante; exatidão nos contornos; harmonia do colorido. Imagem: Jacques-Louis David / A morte de Sócrates, 1787 / Metropolitan Museum of Art / / domínio público.

20 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Imagem: Jean Auguste Dominique Ingres / A Grande Odalisca, 1814 / Montauban / wartburg.edu / public domain.

21 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Imagem: Jean Auguste Dominique Ingres / Romulus, 1812 / École des Beaux Arts / domínio público.

22 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Imagem: Jacques-Louis David / Pátroclo, 1780 / disponibilizado por Tarawneh / public domain

23 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Imagem: Jacques-Louis David / Belisário pedindo esmolas, 1781 / Palais des Beaux-Arts de Lille / Remi Jouan / domínio público.

24 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Imagem: Antonio Canova / Náiade / Disponibilizado por sailko / GNU Free Documentation License.

25 ARTE, 2º Ano do Ensino Médio O Iluminismo: a luz, a forma e o volume
Fontes de pesquisa CALDEIRA, Jorge; CARVALHO, Flavio; MARCONDES, Claudio, GOES, Sergio. Viagem pela história do Brasil. 2ª Ed. São Paulo:Cia das Letras, GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994. Sites

26 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Ferdinand-Victor-Eugène Delacroix / Comemora a Revolução Francesa de 1830 / Musée du Louvre / domínio público. 10/12/2012 3 Jean-Pierre Houël / A Queda da Bastilha, 1789 / domínio público. 4 Adolph Menzel / Voltaire (esquerda) na corte de Frederico II da Prússia, 1850 / domínio público. 5a Autor desconhecido / Baruch de Spinoza, 1665 / dispoinibilizado por Tholme / domínio público. 5b Sir Godfrey Kneller / Retrato de John Locke, 1697 / domínio público. 5c Pierre Bayle, 1774 / Bibliothèque Nationale de Paris / disponibilizado por Phrood / domínio público. 5d Sir Godfrey Kneller / Isaac Newton, 1689 / domínio público.

27 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 6a Jean-Jacques-François Le Barbier / Representação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 / domínio público. 10/12/2012 6b D'Alembert e Denis Diderot / Capa da enciclopedia, 1751 e 1772 / Domínio nos EUA / domínio público. 7 Demeter Görög / A decapitação do Rei Francês, 1791 / public domain. 8 Autor desconhecido / Immanuel Kant, filósofo alemão /disponibilizado por Tischbeinahe / domínio público. 9 Frans Hals / René Descartes ( ) / Museu do Louvre / domínio público. 10 Anselm Feuerbach / Gastmahl des Plato / Staatliche Kunsthalle Karlsruhe / Public Domain 11a Jean-Auguste Dominique Ingres / Auto-retrato aos 24 anos, 1804 / Musée Condé / domínio público.

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 11b Rudolph Suhrlandt / Antonio Canova, 1812 / domínio público. 10/12/2012 11c Jacques-Louis David / Auto-retrato, 1794 / Musée du Louvre / domínio público. 12 Jean Auguste Dominique Ingres / A banhista, 1807 / Musée Bonnat / public domain. 13 David, Jacques-Louis / O Juramento dos Horácios, 1784 / Musée du Louvre / public domain 14 Autor desconhecido / O Louvre, as Tulherias e a Grande Galeria, 1615 / domínio público. 15 Nitit / Palácio Louvre / GNU Free Documentation License. 16 Jacques-Louis David / Pierre Sériziat, 1795 / Musée du Louvre / public domain. 17 Jean Auguste Dominique Ingres / Venus Anadyomene, 1825 a 1850 / Musée du Louvre / Disponibilizado por Juanpdp / public domain.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 18a Glaneuses Julien Dupre / sem título, 1880 / domínio público. 10/12/2012 18b José Maria de Medeiros / Iracema, 1881 / Museu Nacional de Belas Artes / Scanned from MNBA catalogue (Safra, 1985) / domínio público. 19 Jacques-Louis David / A morte de Sócrates, 1787 / Metropolitan Museum of Art / / domínio público. 20 Jean Auguste Dominique Ingres / A Grande Odalisca, 1814 / Montauban / wartburg.edu / public domain. 21 Jean Auguste Dominique Ingres / Romulus, 1812 / École des Beaux Arts / domínio público. 22 Jacques-Louis David / Pátroclo, 1780 / disponibilizado por Tarawneh / public domain

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 23 Jacques-Louis David / Belisário pedindo esmolas, 1781 / Palais des Beaux-Arts de Lille / Remi Jouan / domínio público. 10/12/2012 24 Antonio Canova / Náiade / Disponibilizado por sailko / GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas O Iluminismo / A luz, a forma e o volume"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google