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SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES E MÍDIAS SOCIAIS

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Apresentação em tema: "SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES E MÍDIAS SOCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES E MÍDIAS SOCIAIS
Aula 3 - Mídias Sociais: benefícios, riscos e prevenção Prof. Ivan Fontainha de Alvarenga

2 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais:
Redes sociais não está ligada a internet. Representa gente, interação social, troca social. Surgiram no início da civilização, onde homens se reunião em torno de fogueiras para compartilhar gostos e interesses.

3 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais:
Se deu na necessidade do ser humano de compartilhar um interesse em comum. Um ideal, uma preferência ou algo que tenham em comum. Podemos citar redes sociais em: pessoas que gostam de futebol Torcem por um mesmo time Estudam a mesma disciplina

4 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais:
Quando o compartilhamento destas informações, que é a interação social, parte para o modo online, temos as chamadas redes sociais digitais.

5 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Década de 90 – surgiu a internet com propósito inicial de compartilhamento de arquivos. foi a primeira forma de relacionamentos. traduzido foi para o português como correio eletrônico e é mantido até hoje como interação dos usuários.

6 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Com o passar do tempo os usuários da internet foram aumentando. Surgiu a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse o aumento da rede de contatos dos internautas.

7 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Esta necessidade (de criação da ferramenta) se deu pois as mensagens somente poderiam ser enviadas para os usuários que se tivesse os s (endereços eletrônicos). As mensagens recebidas não tinham como ser repassadas com facilidade.

8 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
A América Online foi a pioneira na categoria bate papo. AOL Messeger em 1997, as primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas.

9 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
No AOL Messeger os acessos eram limitados aos assinantes do provedor da America Online. Teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.

10 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Também em 1997 foi criada a Sixdegress, a primeira rede social que permitiu a criação de um perfil virtual e publicação e listagem de contatos. Neste novo modelo passou a permitir a visualização de perfis de terceiros. Abriu o caminho.

11 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Entre e 200º foram criadas várias redes sociais. A que mais se aproxima do formato atual foi a Friendster. Conquistou muitos usuários. Pesquisas revelam que 1 a cada 126 usuários usavam esta rede social.

12 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Tinha o conceito de circulo da amizade, o que encorajava laços de relacionamento entre pessoas de interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegress ela também permitia a divulgação de perfis e listas de contatos.

13 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Em 2003 surgiu a rede social My Space, que foi concebida como um “clone” da Friendster porém em uma nova versão.

14 Mídias Sociais Surgimento das redes sociais - Evolução:
Daí em diante tivemos a criação das redes sociais que conhecemos e utilizamos hoje em dia:

15 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
Social Media em inglês, traduzindo para o português, mídia social, que significa interação entre pessoas por um meio eletrônico.

16 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
Podemos definir mídias sociais como um grupo de aplicações para internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0 . Estas aplicações permitem a criação e troca de conteúdo gerado pelo utilizador.

17 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
A produção de conteúdo nestas ferramentas são: de forma descentralizada, sem o controle editorial de grades grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

18 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
As ferramentas de mídias sociais são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir: do compartilhamento da informação, da criação colaborativa desta informação, Esta informação pode vir em diversos formatos (não se tem um padrão).

19 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
As ferramentas de mídias sociais possibilitam a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição.

20 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
O conceito de mídias sociais e redes sociais se misturam, dando a impressão de mesma coisa. Redes sociais são grupos de pessoas que tem algum nível de relação ou um interesse mútuo. Mídias sociais significa o uso do meio eletrônico para interação entre pessoas.

21 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
Nos dias de hoje temos vários sites de relacionamento que estão usando este poder de difundir mensagens e estão sendo chamados de sites de mídias sociais.

22 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
Alguns exemplos de mídias sociais: Blogs – publicações editoriais independentes. Google Groups – referências e redes sociais. Wikipedia – referencias. MySpace e Facebook – redes sociais. YouTube – rede social e compartilhamento de vídeos.

23 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
Alguns exemplos de mídias sociais: Second Live – realidade virtual. Flickr – rede social e compartilhamento de fotos. Wikis – compartilhamento de conhecimento. Twitter – rede social e Microblogging.

24 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
As mídias sociais e redes sociais ( que é um exemplo de mídia social ) tem várias características que as diferem da mídias tradicionais (jornais, rádio, televisão). As mídias sociais dependem da interação entre pessoas, porque a discussão e a integração entre elas constroem conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor.

25 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
Mídias sociais não são finitas, isto é, não existe um número determinado de páginas ou horas. A audiência de uma mídia social pode ser um comentário, uma edição de uma história.

26 Mídias Sociais Conceito de Mídias Sociais:
O conteúdo de uma mídia social pode ser em texto, em gráficos, em fotos, em audio, em vídeo e também podem ser misturados. Em mídias sociais usuários podem optar por serem avisados através de mensagens quando usuários de sua rede fizerem alguma atualização.

27 Principais ferramentas e suas aplicações:
Mídias Sociais Principais ferramentas e suas aplicações:

28 Mídias Sociais O Orkut é uma rede social filiada ao Google.
Foi criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos.

29 Mídias Sociais Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia.

30 Mídias Sociais No Brasil foi a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Na Índia é o segundo mais visitado.

31 Mídias Sociais A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil. Esta mudança devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

32 Mídias Sociais Facebook é um site de serviço de rede social lançado em fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook. A composição do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford.

33 Mídias Sociais O site gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer pessoa com 13 anos ou mais. Um estudo de janeiro de 2009 classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários ativos mensais.

34 Mídias Sociais No facebook usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.

35 Mídias Sociais YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005. O site utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo.

36 Mídias Sociais É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros.

37 Mídias Sociais O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo site. Interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeo e se consolidar em um dos maiores serviços de internet do mundo, foi vendido ao Google em outubro de 2006.

38 Mídias Sociais O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

39 Mídias Sociais O Twitter foi fundado em março de 2006.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.

40 Mídias Sociais LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003. Seu principal propósito é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam e em quem confiem em empresas.

41 Mídias Sociais As pessoas nessa lista são chamadas de conexões.
Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão.

42 Mídias Sociais Esta lista de conexões pode então ser usada como uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro grau e assim por diante. Este tipo de contato facilita o conhecimento de profissionais através de seus contatos mútuos.

43 Mídias Sociais Também pode ser usado para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos. Podem também ser listados trabalhos e buscar por candidatos em potenciais.

44 Mídias Sociais Google+ (às vezes abreviado G+, pronunciado Google Plus) é uma rede social da Google. O serviço foi lançado em 28 de junho de 2011, em uma fase de testes por convite. Construída para agregar serviços sociais do Google, como Google Profiles, Google Buzz e Picasa Web.

45 Mídias Sociais O google+ possui muitas características novas, como permitir uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade, utilizando ferramentas como Sparks que são sugestões de conteúdo, Hangouts onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários.

46 Mídias Sociais É uma tentativa da Google para tentar combater o Facebook, que é a maior rede social na atualidade.

47 Pilares das mídias sociais e redes sociais na internet

48 Pilares das mídias sociais e redes sociais na internet – GESTÃO
Trabalhar com mídias sociais exige: planejamento, estratégia, gestão de processos.

49 Mídias Sociais Planejamento:
planejar o que queremos alcançar com as mídias sociais, traçar uma estratégia para alcançar nosso objetivo, definir bem nossos processos para podermos administrá-los.

50 Mídias Sociais Monitoramento.
O monitoramento é muito importante para que possamos levantar os dados sobre a situação ocorrida. Para depois processar estes dados transformando-os em informações que como vimos vai ser a base do nosso conhecimento para tomada de decisões.

51 Mídias Sociais Marketing.
As Mídias Sociais são ambientes propícios para ações mercadológicas. Temos que justificar a obtenção de tantos dados e informações pelo monitoramento convertendo em conhecimento para desenvolver campanhas.

52 Mídias Sociais Marketing.
Monitorando e analisando as citações dos usuários nas mídias sociais construímos um banco de dados repleto de informações de consumo, tendências e comportamento .

53 Mídias Sociais Atendimento.
Usuários não ligam mais para 0800 , eles não usam os canais de comunicação oficiais das empresas, eles usam as Mídias Sociais. Encontrar reclamações sobre um produto ou serviços nas Mídias Sociais tornou-se comum e responder esta reclamação e resolver estes problemas pelas mídias sociais tornou-se obrigação das empresas.

54 Mídias Sociais Métricas.
Devemos consolidar os dados apresentando informações e conhecimento em forma de gráficos, tabelas e indicadores, de acordo com a necessidade da empresa. Além de relatórios tradicionais devemos implantar portais de inteligência (conhecimento obtido através das nossas informações) para ajudar nas tomadas de decisões das empresas.

55 Dúvidas e perguntas:

56 Mídias Sociais - perigos
Perigo das mídias sociais para as empresas

57 Mídias Sociais - perigos
As empresas estão utilizando as plataformas sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn para aprimorar a comunicação com seus clientes, envolvê-los e também para reforçar a sua marca.

58 Mídias Sociais - perigos
Quando esses portais são utilizados em um contexto corporativo, não é só uma questão de colecionar amigos, avaliações positivas ou sinais de curtir.

59 Mídias Sociais - perigos
Quando mal elaborada ou mal gerenciada, a estratégia social pode virar-se contra a empresa, seja devido a danos causados à sua reputação, seja por causa de informações confidenciais vazadas.

60 Mídias Sociais - perigos
A Panda Security divulgou em março o 1º Índice Anual de Risco em Redes Sociais e identificou que 78% das companhias pesquisadas utilizam ferramentas como Facebook, Twitter e LinkedIn para apoiar a estratégia dos negócios.

61 Mídias Sociais - perigos
Porém nestas empresas muitas delas ignoram a necessidade de um plano específico de gestão de crises (provocadas pelas redes sociais), que abrigam três grandes focos de riscos: segurança, privacidade, legitimidade ( de caráter legal).

62 Mídias Sociais - perigos
Os resultados deste levantamento mostram que: O Facebook é o maior responsável pelas infecções de malware (71,6%) e violações de privacidade, com 73,2%. O YouTube ocupa a segunda colocação, respondendo por 41,2% . O Twitter em terceiro com 51%.

63 Mídias Sociais O termo malware é proveniente do inglês malicious software;

64 Mídias Sociais - perigos
As empresas que relataram perda econômica por causa de violações de privacidade por parte dos funcionários, o Facebook foi o maior responsável, apontado por 62% dos causadores.

65 Mídias Sociais - perigos
Os principais riscos das mídias sociais, conforme o estudo: roubo de identidade. infecção das maquinas dos usuários. vulnerabilidade da própria ferramenta.

66 Mídias Sociais - perigos
Uma das ações que podem evitar que esses problemas afetem a companhia é seguir práticas recomendadas de gestão de senhas com alteração regular e combinação de caracteres alfanuméricos.

67 Mídias Sociais - perigos
A Panda identificou ainda que 77% dos colaboradores utilizam redes sociais durante o horário comercial. Situação que pode gerar o compartilhamento de informações confidenciais.

68 Mídias Sociais - perigos
Imaginem por exemplo se um funcionário posta no twitter “Estou morto hoje, trabalhando até agora com objetivo do lançamento da próxima semana”. Este funcionário sem perceber revelou que sua empresa fará um lançamento na semana que vem, uma informação confidencial que não poderia de maneira alguma chegar ao concorrente.

69 Mídias Sociais - perigos
Dentre os fatores que as empresas devem se preocupar, temos os aplicativos para smartphones (muitos aplicativos foram colocados no mercado e de graça). Normalmente os funcionários baixam estes aplicativos e instalam em seus telefones particulares e até da empresas, alguns destes programas podem prometer uma coisa e entregar outra.

70 Mídias Sociais - perigos
No começo de março, a Google removeu de seu Android Market mais de 60 aplicativos que carregavam códigos maliciosos. Alguns deles eram programados para roubar dados pessoais e repassá-los a um terceiro ou mesmo para destruí-los.

71 Mídias Sociais - perigos
A engenharia social é outro fator preocupante. Redes sociais facilitam a busca de pessoas de coração mole que possam se concientizar por problemas mundiais como “ A fome na África”.

72 Mídias Sociais - perigos
Achar estas pessoas fica fácil pela busca de assuntos que elas compartilham. O golpe fica mais fácil pois redes sociais encorajam as pessoas a confiarem em desconhecidos .

73 Mídias Sociais - perigos
Após acharem a pessoa e fazerem que ela confie no link (por exemplo) fica fácil o funcionário cair em um golpe, ter suas senhas roubadas, e conseqüentemente, perder s confidenciais enviados pela empresa.

74 Mídias Sociais Comentário feito por funcionários em redes sociais podem trazer riscos a empresa também. Funcionário em um momento de indignação faz um comentário em uma rede social de um certo produto. A empresa que trabalha irá fechar um contrato de negócio com o fabricante deste produto. O comentário pode atrapalhar.

75 Mídias Sociais - perigo
Uma importante prevenção de riscos para a empresa é a criação de uma política para as mídias sociais. Sem esta política, a empresa está sujeita a enfrentar uma crise a qualquer momento.

76 Mídias Sociais - perigo
Não se pode pedir aos funcionários, simplesmente, que eles representem dignamente a companhia na Internet. É preciso detalhar objetivos, parâmetros e limites do funcionário na rede social.

77 Mídias Sociais Dois principais pontos devem ser ressaltados:
Especifique quem está autorizado a agir em nome da empresa e o que se pode dizer. Seja claro, e evite que funcionários decidam por conta própria (é aí que coisas ruins acontecem) Treine os empregados para que eles tenham conhecimento da política utilizada para as redes sociais.

78 Mídias Sociais Uma pessoa para coordenar a atuação da empresas nesses portais também é recomendada: um gerente de mídia sociais.

79 Mídias Sociais - perigos
As redes sociais permitem que os usuários forneçam informações sobre sua vida, seus costumes, seus gostos, que se agrupem de acordo com afinidades, interesses, características e objetivos em comum. Permite que estes usuários visualizem informações sobre os demais usuários, se comuniquem com eles por s disponíveis em seu perfil e por chats.

80 Mídias Sociais - perigos
Este conteúdo (que é totalmente gerado pelo próprio usuário) tem uma rápida disseminação ficando impossível de ser excluída ou seu acesso controlado pois são acessíveis de várias maneiras como em websites, celulatres, smartphones e etc.

81 Mídias Sociais - perigos
A disseminação deste conteúdo e acesso fácil a esta informação deixa o proprietário vulnerável trazendo vários riscos.

82 Mídias Sociais - perigos
Furto de identidade é um deles pois quanto maior a quantidade de informações estiver disponível, mais fácil fica de se furtar a identidade desta pessoa. Estas informações disponibilizadas podem ser usadas para criação de contas de , perfis em outras redes sociais, responder questões de segurança, realizar ataques de força bruta e até emitir documentos falsos.

83 Mídias Sociais - perigos
A criação de perfis falsos é muito fácil. Criar perfil em uma rede social é feita em segundos e como todas as informações podem ser copiadas das já disponíveis no perfil pesquisado ela se passa como verdadeiro sem nenhuma desconfiança. Retirar estes perfis falsos do ar pode ser demorado e trabalhoso para o real usuário.

84 Mídias Sociais - perigos
Usuários ainda tem o péssimo habito de colocar suas senhas ligadas a nomes de parentes, objetos que possuem, datas comemorativas e caso estas informações estejam disponíveis em seu perfil os ataques de força bruta ficam mais fáceis, pois as respostas a perguntas de segurança ou senhas podem estar disponíveis no perfil do usuário a ser atacado.

85 Mídias Sociais - perigos
Envios de códigos maliciosos (malware) e links para paginas falsas (phishing) é um outro risco. Os atacantes aproveitam do tamanho das mensagens e da confiança dos seguidores de usuários e de participantes dos grupos para poder mandar pequenos links de paginas falsas ou aplicações desenvolvidas por terceiros.

86 Mídias Sociais Envios de códigos maliciosos (malware) e links para paginas falsas (phishing) tem o intuito de roubar senhas e outras informações confidenciais do usuário.

87 Mídias Sociais - perigos
Invasão de privacidade é outro risco. Quanto mais seguidores ou amigos um usuário tem em sua rede social, mais pessoas terão acessos as informações disponíveis. Pequenos pedaços de informações podem nada significar até serem juntados, mas após serem garimpados e unidos podem significar muito.

88 Mídias Sociais Imagine postagens separadas de um usuário como bens que possui, bairro onde mora, local e hora do trabalho. Se unidos podemos saber quais bens ele tem em sua casa, qual horário ele não estará em casa e quanto tempo ele estará em transito entre sua casa e o local de trabalho.

89 Mídias Sociais - perigos
A privacidade deste usuário não depende somente dele. Uma informação restrita somente a amigos deste usuário pode se tornar pública se seus amigos a passarem adiante, isto é, não adianta termos postagens restritas se meus amigos comentam minha postagem, ela ficará publica a todos os amigos dos meus amigos.

90 Mídias Sociais - perigos
Estas informações divulgadas estão sendo usadas para: processos seletivos. investigações criminais. processos de divórcio. processos de união estável.

91 Mídias Sociais - perigos
Danos a imagem e reputação dos usuários seria um risco também. Frases sem contexto podem se tornar ofensivas caso sejam inseridas em contextos errados.

92 Mídias Sociais - perigos
Assuntos pessoais podem se misturar com assuntos profissionais como opiniões sobre produtos, imagens compartilhadas e até a linguagem utilizada. Opiniões de satisfação ou insatisfação devem ser contidas pois podem trazer prejuízos financeiros na empresa e até trazer riscos de insegurança no emprego.

93 Mídias Sociais - perigos
Riscos físicos ao usuário também devem ser levados em consideração, isto é, se um seqüestrador ou ladrão souber os hábitos de um usuário, seus bens e seus horários, este usuário torna-se um alvo fácil.

94 Mídias Sociais - perigos
Outros riscos a serem levados em conta: uso excessivo das redes sociais levando o usuário a perda de produtividade. recebimento de spam. acesso a conteúdos impróprios ou indevidos e plágio. violação de direitos autorais.

95 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais:

96 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Os usuários devem tomar algumas precauções para evitar riscos nas redes sociais. Algumas delas são: Manter a privacidade, isto é, devem considerar que estão em local público, não devem divulgar informações pessoais como nome completo, número de telefone, endereço, numero de documentos pessoais e etc.

97 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Não devem ser divulgadas informações profissionais completas, como o que este usuário executa na empresa e como executa. Ser muito criterioso em aceitar amigos e seguidores, associar a comunidades e divulgar opiniões pessoais também são cuidados importantes.

98 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Ao criar seu perfil deve-se utilizar o máximo as opções de privacidades disponíveis na rede social como restringir o acesso a perfil, mensagens, fotos e vídeos. O fornecimento de localizações geográficas também devem ser evitadas.

99 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Além de manter a privacidade, o usuário deve respeitar a privacidade dos outros usuários não fornecendo informações de outros usuário. Ele deve tomar os seguintes cuidados: Não repassar mensagens de outros usuários sem sua autorização.

100 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Não divulgar fotos, vídeos e documentos que outros usuários estão envolvidos (principalmente crianças) sem a sua autorização Não disponibilizar dados copiados de outros perfis que restrinjam o acesso.

101 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Cuidados com a imagem também são importantes, estes tanto com a imagem pessoal quanto com a empresa que trabalha ou que tem a rede social. Em âmbito pessoal deve-se usar redes diferentes para cada fins (uma rede para assuntos pessoais e outra para assuntos profissionais por exemplo).

102 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Deve-se avaliar muito bem o impacto de uma mensagem postada sobre sua própria imagem, sobre a imagem de onde trabalha ou estuda e sobre a imagem de outras pessoas.

103 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Deve-se tomar cuidado com os Phishings e códigos maliciosos, isto é, tomar cuidado ao abrir links ou acessar sites recebidos através de mensagens eletrônicas ou obtidos em páginas sobre as quais não se saiba a procedência.

104 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Aconcelha-se desabilitar o recebimento de notificações por para evitar a disseminação de códigos maliciosos e recebimento de mensagens falsas.

105 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Não deve considerar que todas as mensagens vinda de usuários conhecidos sejam confiáveis, elas podem ter sido enviadas sem serem checadas ou através de perfis falsos, contas invadidas ou computadores infectados.

106 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Os usuários devem ser cuidadosos ao instalar aplicações de terceiros, isto é, aplicativos que não saibam a real necessidade ou funcionalidade. Devem ser cuidadosos ao utilizar mídias removíveis e computadores de outros usuários (principalmente públicos como lan houses).

107 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: A senha nunca se deve compartilha-la e devem ser utilizadas senhas diferentes para os sites e serviços, nunca uma única (exemplo: mesma senha para o pessoal, da empresa e rede social).

108 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Sobre senha devemos tomar os cuidados já vistos anteriormente, como não colocar nome de parentes, datas comemorativas, números ou caracteres repetidos, informações disponíveis no perfil, palavras que façam parte de dicionário ou bens que possuem.

109 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Telefones e smartphones também devem ser protegidos por senha (importante no caso de furto, perda ou até uso não autorizado do aparelho).

110 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: O computador que será usado para estes acessos deve sempre estar atualizado, com versões mais recentes dos softwares e atualizações aplicáveis. Ferramentas como antivírus, firewall pessoais e antispam devem ser utilizadas.

111 Prevenção para utilização de redes sociais:
Mídias Sociais Prevenção para utilização de redes sociais: Usuário de administrador devem ser evitados pois tem acesso total ao sistema operacional da máquina. Cada pessoa que utiliza a máquina deve ter seu usuário com permissões normais, não administradores.

112 Mídias Sociais Reflexões........!
As redes sociais são veículos de comunicação muito veloz e eficiente, mas devem ser utilizadas de maneira correta e com o devido cuidado. Para as empresas esta exposição de informações pode trazer muitos prejuízos, pois como vimos a informação da empresa é dada como um ativo. Utilizem este ótimo recurso para o desenvolvimento intelectual, tendo cuidado com os possíveis prejuízos que ela pode nos trazer.

113 Dúvidas e perguntas:


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