A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula."— Transcrição da apresentação:

1 HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula

2 Todas as pessoas que trabalham em hospitais ou em instituições que mantêm os pacientes internados deve-se familiarizar com o funcionamento do hospital e as conseqüências da hospitalização para um indivíduo.

3

4 Hospital (Definição) Segundo a Organização Mundial da Saúde (O.M.S.), o "hospital é elemento de uma organização de caráter médico e social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva à população e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial".

5 Funções do HOSPITAL Preventivas Educativa Pesquisa Reabilitação
Curativa

6 1 - Preventiva - principalmente através de orientações e controles ambulatoriais.
2 -Educativa - através de educação sanitária e prática de saúde pública visando o paciente, família e a comunidade formando e aperfeiçoando profissionais de saúde, pois é onde se colocam em prática os conhecimentos teóricos e inovações relacionadas à saúde.

7 3 - Pesquisa - serve como campo de pesquisa científica relacionada à saúde.
4 - Reabilitação - visa proporcionar condições de retomar ao seu meio e às suas atividades. 5 - Curativa - dotada de tendência curativa, quase sempre possuindo um serviço de emergência, bem como de diagnóstico e tratamento às diversas moléstias.

8 Classificação dos Hospitais
Hospital Geral Hospital Especializado

9 Classificação dos Hospitais
1 -Hospital Geral: é aquele destinado a internar pacientes de várias especialidades, podendo, porém ter sua ação limitada a um grupo etário (Hospital infantil); a um determinado grupo da comunidade, (hospital militar, hospital previdenciário) ou ter finalidade específica (hospital de ensino).

10 2-Hospital Especializado: destinado a internar pacientes predominantemente de uma especialidade.
Ex. Hospital do Coração, Hospital do Câncer e outros.

11 localização O hospital deve estar instalado em local de fácil acesso e livre da agitação e do barulho.

12 HOSPITALIZAÇÃO Tem sido descrito muito sobre os efeitos psicológicos que uma internação exerce sobre o paciente.

13 Internação Segundo Wanda Horta (1976), a enfermagem
caracteriza-se por uma profissão onde existe “gente cuidando de gente”.

14 Internação: - Na internação, o paciente é interrogado por um desconhecido sobre assuntos pessoais, daí passa a ser um número, é levado para a enfermaria, nessa ocasião tem que retirar suas roupas e muitos objetos de uso que o ajudam a distinguí-lo como pessoa.

15 Adaptação Dificuldade para o paciente devido à: Sua doença e baixa condição de atuar sobre seu equilíbrio emocional, tornando a experiência irritante e assustadora; Estar em um ambiente não familiar, deixando-o angustiado e Inseguro. Por encontrar-se dependente de outras pessoas, levando-o a um sentimento de perda de auto controle. doença, que para ele pode significar a morte, aumenta os níveis de ansiedade e estresse.

16 Equipe de Saúde - Estão envolvidos em fornecer serviços de assistência à saúde; como especialidades de medicina, enfermagem, odontologia, farmácia, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em exames diagnósticos e de manutenção e outros.

17

18 Organização Conselho Diretivo Direção Corpo Clínico
Serviços de Apoio: Serviços de Diagnostico e Tratamento Serviços Técnicos: Enfermagem, Nutrição e Dietética, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Serviços de Arquivo Médico e Estatísticas (SAME), etc.; Serviço de Apoio Administrativo, Finanças, Contabilidade, Manutenção, Lavanderia, Zeladoria, Transporte, etc.

19 Unidade do Paciente

20

21


Carregar ppt "HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google