A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de avaliação de cargos Escalonamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de avaliação de cargos Escalonamento."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de avaliação de cargos Escalonamento

2 Job Ranking Também denominado como método de comparação simples, o método de escalonamento consiste em dispor os cargos em rol (Crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação.

3 Cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referência. Trata-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargos.

4 Etapas A primeira etapa é a análise dos cargos para proporcionar a informação básica sobre eles. A informação deve ser criteriosamente prepara, a fim de que o avaliado possa trabalhar com dados objetivos.

5 Há duas maneiras de aplicar o método de escalonamento,
a saber:

6 Definição prévia dos limites superior e inferior do escalonamento: essa alternativa pressupõe as seguintes etapas: 1)

7 Definição do critério de comparação entre os cargos (como a complexidade do cargo em relação aos objetivos da empresa) Definição dos dois extremos do escalonamento: Limite superior: isto é, o cargo mais complexo ou o mais importante de todos. Limite Inferior: isto é, o cargo menos complexo de todos ou o menos importante. Após esta definição, todos os demais cargos irão se situando dentro dessa amplitude de variação definida por eles.

8 Definição prévia dos cargos referência (amostrais) para representar o critério escolhido: essa alternativa pressupõe as seguintes etapas: 2)

9 Definição do critério de comparação entre os cargos.
Definição dos cargos de referências, que é considerado o cargo-chave, será usado como um marco ou padrão ou ponto de localização com o qual os demais cargos serão comparados, a partir daí a hierarquia dos cargos vai se delineando.

10 Comparação dos cargos com cada um dos cargos de referência e seu enquadramento no rol de acordo com o resultado dessa comparação. Definição do rol ou escalonamento dos cargos: constitui a própria classificação dos cargos comparados entre si.

11

12 Considerações finais É o sistema mais simples de avaliação de cargos, hierarquizados de acordo com as dificuldades, responsabilidades e/ou requisitos. Os cargos são analisados por um comitê de avaliação, isoladamente à partir de cargos amostrais (chaves) em análise e chegam juntos a um consenso. Método rápido, porém bastante impreciso que aplica-se para organizações com poucos empregados e cargos.

13 Obrigada pela atenção!

14 Referências (14/03 às 23hrs) (15/03 às 00:15hrs) (20/03 às 20:50hrs) (22/03 às 23:25hrs)


Carregar ppt "Métodos de avaliação de cargos Escalonamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google