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PublicouFelipe Parra Alterado mais de 9 anos atrás
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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior; destaque para a sua emergência na formação superior de professores; ênfase na EaD como solução para a democratização do acesso ao ensino superior e para a formação de professores para a educação básica. formação dos intelectuais necessários à difusão de um novo modo de ser, pensar e agir, de acordo com os valores ético- morais, políticos e econômicos da contemporaneidade.
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Compreender a EAD a partir de quatro aspectos distintos perspectiva didático-pedagógica; perspectiva econômica; no plano político; na perspectiva social
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Histórico da EAD EaD sempre esteve ligada à formação profissional. caráter supletivo forma de educação “menor”. década de 1970 conceito de “educação permanente” às mudanças que ocorriam no mundo do trabalho, assegurou novos espaços para a EaD. indivíduo responsável pelo “seu próprio crescimento, através das várias formas de autodidatismo”
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articulação da EaD com as exigências do modo de produção capitalista metodologia de educação que melhor favorecia ao treinamento da mão-de-obra, adaptação a técnicas fordistas de educação “sociedade da informação”, definição da mudança e do novo baseados na presença de dispositivos tecnológicos máquinas inteligentes novas formas de convívio social, dispensando a presença física; é a “cibercultura” a educação para a modernidade, tornou-se urgente a integração das TIC, o crescimento da educação virtual em todo o mundo deve movimentar U$50 bilhões até 2010 mercado extremamente promissor
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Tipos de Universidades Virtuais: campi tradicionais, que articulam ensino presencial com ensino a distância, tais como a Stanford University e Western Governors University; instituições abertas, que oferecem EaD para grupos restritos de alunos, em tempo parcial, como a UK University; universidades virtuais, que não possuem campus e utilizam a Internet como o principal veículo de atuação, tais como a African Virtual University e Jones International University consórcios de educação on line, formados por redes de universidades e instituições não acadêmicas, como a Virtual Learning Consortium – University of Cambridge. A última forma seria a mais atraente para os investidores, já que permite a divisão de custos entre os consorciados, na maioria dos casos instituições públicas e privadas.
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Referência: capítulo 4 da tese A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PARA A NOVA SOCIABILIDADE: Análise do “PROJETO VEREDAS” de Minas Gerais - Daniela Motta de Oliveira. – 2008.
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