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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.

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1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a sua emergência na formação superior de professores;  ênfase na EaD como solução para a democratização do acesso ao ensino superior e para a formação de professores para a educação básica.  formação dos intelectuais necessários à difusão de um novo modo de ser, pensar e agir, de acordo com os valores ético- morais, políticos e econômicos da contemporaneidade.

2 Compreender a EAD a partir de quatro aspectos distintos perspectiva didático-pedagógica; perspectiva econômica; no plano político; na perspectiva social

3 Histórico da EAD  EaD sempre esteve ligada à formação profissional.  caráter supletivo  forma de educação “menor”.  década de 1970  conceito de “educação permanente”  às mudanças que ocorriam no mundo do trabalho, assegurou novos espaços para a EaD.  indivíduo responsável pelo “seu próprio crescimento, através das várias formas de autodidatismo”

4  articulação da EaD com as exigências do modo de produção capitalista  metodologia de educação que melhor favorecia ao treinamento da mão-de-obra,  adaptação a técnicas fordistas de educação  “sociedade da informação”,  definição da mudança e do novo baseados na presença de dispositivos tecnológicos  máquinas inteligentes  novas formas de convívio social, dispensando a presença física; é a “cibercultura”  a educação para a modernidade, tornou-se urgente a integração das TIC,  o crescimento da educação virtual em todo o mundo deve movimentar U$50 bilhões até 2010  mercado extremamente promissor

5 Tipos de Universidades Virtuais:  campi tradicionais, que articulam ensino presencial com ensino a distância, tais como a Stanford University e Western Governors University;  instituições abertas, que oferecem EaD para grupos restritos de alunos, em tempo parcial, como a UK University;  universidades virtuais, que não possuem campus e utilizam a Internet como o principal veículo de atuação, tais como a African Virtual University e Jones International University  consórcios de educação on line, formados por redes de universidades e instituições não acadêmicas, como a Virtual Learning Consortium – University of Cambridge. A última forma seria a mais atraente para os investidores, já que permite a divisão de custos entre os consorciados, na maioria dos casos instituições públicas e privadas.

6 Referência: capítulo 4 da tese A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PARA A NOVA SOCIABILIDADE: Análise do “PROJETO VEREDAS” de Minas Gerais - Daniela Motta de Oliveira. – 2008.


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