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ECONOMIA Aula 7 – 29/09/2014 António Albano Baptista Moreira.

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1 ECONOMIA Aula 7 – 29/09/2014 António Albano Baptista Moreira

2 Aula 7 – 29/09/2014 OBJETIVOS Oferta e procura; Demanda; Equilíbrio, preços, consumidor.

3 Correção da prova

4 INTRODUÇÃO À ECONOMIA Diariamente nos deparamos com questões econômicas, tais como: Aumentos de preços; Períodos de crises econômicas ou de crescimento; Desemprego; Diferenças salariais; Crises no balanço de pagamentos; Valorização ou desvalorização a taxa de câmbio; Ociosidade em alguns setores de atividade; Comportamento das taxas de juros Déficit governamental; Elevação de impostos e tarifas públicas;

5 necessidade de obter conhecimentos teóricos;
Motivos pelos quais devemos estudar economia necessidade de se conhecer os assuntos econômicos nas sociedades modernas; necessidade de obter conhecimentos teóricos; proporcionar um conjunto de conhecimentos que nos ajudará a formar opiniões a respeito dos grandes problemas econômicos do nosso tempo. O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

6 Conceito de Economia A palavra economia deriva do grego oikonomia (de oikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado. Regras para os Negócios Domésticos, ou “Administração da casa”! Lionel Robbins, 1935 – “a ciência da escassez”. Os recursos em geral têm estoques baixos. Economia, o estudo de como mercadorias e serviços são produzidos, distribuídos e consumidos pela sociedade.

7 Economia Centralizada
Agência ou Órgão Central de Planejamento decide a forma como resolver os problemas econômicos fundamentais. Meios de produção Estado Matéria-prima, residência, capital. Meios de sobrevivência Indivíduos Carros, roupas, televisores, etc.

8 Economia Centralizada
Características: Processo Produtivo: os preços representam apenas recursos contábeis que permitem o controle da efi- ciência das empresas (não há desembolso monetário); Distribuição do Produto: os preços dos bens de consumo são determinados pelo governo Repartição do lucro: Governo, investimento da empresa e o restante dividido entre os adminis- tradores e os trabalhadores.

9 Os Fatores de Produção ou recursos produtivos da economia são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia. Cada fator de produção corresponde uma remuneração: Fator de Produção Tipo de Remuneração Trabalho Salário Capital Juro Terra Aluguel Tecnologia Royalty Capacidade empresarial Lucro

10 MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
(onde se formam os preços dos bens) Demanda de bens e serviços (demanda de calçados, alimentos serviços de transporte etc.) Oferta de bens e serviços (oferta de calçados, alimentos, serviços de transportes etc.) O quê e quanto produzir COMO CONSUMIDORES DE BENS E SERVIÇOS COMO VENDEDORES DE BENS E SERVIÇOS FAMÍLIA Como produzir Empresas COMO PROPRIETÁRIOS DOS FATORES DE PRODUÇÃO COMO COMPRADORES E FATORES DE PRODUÇÃO Demanda de serviços dos fatores de produção (Mão-de-obra, terra, capital) Oferta dos serviços de produção (Mão-de-obra, terra, capital) Para quem produzir MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO (onde se formam os preços dos fatores) Fluxo monetário Fluxo real (bens e serviços )

11 DESLOCAMENTO DA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
(a)Deslocamentos positivos decorrentes da expansão ou melhoria dos recursos disponíveis – situação normal (b) Decorrentes da diminuição ou desqualificação dos recursos disponíveis – situação anormal.

12 Fronteira de Possibilidades de Produção
A – Capacidade Ociosa (Ineficiência) A B C D 250 200 150 750 450 Neste ponto o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo, dois bens.

13 Fronteira de Possibilidades de Produção
C D 250 200 150 750 450 B,C – Não há como produzir mais, sem reduzir a produção do outro. - Combinações de produto - (Nível de produto Eficiente / Pleno Emprego) D – Nível impossível de produção. Posição inalcançável no período imediato.

14 Conceitos Pleno desemprego; Capacidade ociosa; Pleno emprego;
Nível impossível de produção.

15 Matéria

16 Fundamentos de Microeconomia
Microeconomia (Teoria de Preços) – estuda o comportamento das famílias e (Consumidores) das empresas e (Firmas) os mercados (Mercados específicos) nos quais operam. - Preocupa-se mais com uma análise parcial.

17 dos fatores de produção
Fundamentos de Microeconomia Microeconomia analisa a formação de preços no mercado. Os preços formam-se com base em dois mercados: mercado de bens e serviços preços dos bens e serviços mercado dos serviços dos fatores de produção salários, juros, aluguéis e lucros Remuneração

18 Fundamentos de Microeconomia
Ceteris Paribus Expressão latina traduzida como “ outras coisas sendo iguais ”, é usada para lembrar que todas as variáveis, que não aquela que está sendo estudada, são mantidas constantes. - “tudo o mais constante”.

19 Fundamentos de Microeconomia
Ceteris Paribus Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes - O mercado em estudo não afeta e não é afetado pelos demais. - Verifica o efeito de variáveis isoladas, independente- mente dos efeitos de outras variáveis. Ex.: Preço sobre a procura de determinado bem Independente Outras variáveis: renda do consumidor, gostos, preferências, etc.

20 Análise da Demanda de Mercado
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço.

21 Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.
Análise da Demanda de Mercado Fundamentos da Teoria da Demanda Baseia-se na teoria do Valor Utilidade. Dada uma Renda Ao demandar um bem ou serviço Consumidor Dados os preços de mercado Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.

22 Análise da Demanda de Mercado
Utilidade Total e Utilidade Marginal Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem Satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem É decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

23 O mercado de concorrência perfeita
Mercado - Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado de concorrência perfeita – existem muitos compradores e vendedores logo nenhum individualmente tem influência sobre o preço.

24 A Curva da Procura Variáveis que afectam a quantidade procurada por um consumidor. O preço do produto O rendimento do consumidor O preço dos bens substitutos O preço dos bens complementares Os gostos dos consumidor e a publicidade As expectativas sobre os preços futuros …..

25 A Procura individual e a Lei da Procura
Procura do João por pizzas Preço Quantidade de pizzas por mês 2 13 4 10 6 7 8 1 Lei da procura – o preço e a quantidade procurada variam em sentidos opostos, ceteris paribus (tudo o resto constante).

26 A procura individual e a sua representação gráfica
A procura individual é normalmente representada por uma recta de inclinação negativa.

27 Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços
No exemplo ao lado vemos variações na quantidade procurada quando o preço varia .

28 Existem dois efeitos O efeito substituição – devido à variação do preço. O efeito rendimento – devido à variação do rendimento real resultante da variação do preço.

29 Da procura individual à procura no mercado
A procura de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade procurada no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

30 Passagem da procura individual à procura de mercado

31 A curva da oferta Variáveis que afectam a quantidade oferecida:
O preço do produto O preço dos factores de produção usados, como os salários, o preço da electricidade, entre outros. O estado da tecnologia. Impostos e subsídios Expectativas ….

32 A análise custo-benefício em acção
A decisão de produzir de mais uma unidade está baseada no raciocínio marginal Raciocínio marginal Aumento a produção se o benefício marginal é superior ao custo marginal. Diminuo no caso contrário. Se possível escolho um nível de produção onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

33 Análise gráfica O benefício marginal é igual ao preço.
A escolha é onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

34 O que acontece quando o preço aumenta?
A quantidade oferecida aumenta.

35 Oferta individual e lei da oferta
Nora’s Schedule for Pizza Price ($) Quantity of pizzas per month 4 100 6 200 8 300 10 400 12 500 A quantidade oferecida e o preço variam no mesmo sentido, ceteris paribus (tudo o resto constante).

36 A oferta individual e a sua representação gráfica
A oferta individual é normalmente representada por uma recta de inclinação positiva.

37 Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços
O que acontece à quantidade oferecida quando o preço aumenta, aparece na figura

38 Da oferta individual à oferta no mercado
A oferta de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade oferecida no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

39 Da oferta individual à oferta de mercado
Se houver 100 firmas idênticas, a quantidade oferecida no mercado é 100 a quantidade individual.

40 O Equilíbrio de Mercado
O equilíbrio no mercado mercado é uma situação em que a quantidade procurada é igual à oferecida não se alterando o preço.

41 Excesso da Procura O preço tende a subir.
As variações das quantidades são ao longo das curvas.

42 Excesso da oferta O preço tende a descer.

43 Efeitos no mercado de uma variação da Procura - aumento
Uma variação da procura resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da procura desloca-se para a direita e para cima.

44 Causas de um aumento da procura
Um aumento de rendimento no caso dos bens normais. Aumento de preço dos bens substitutos. Aumento de população Expectativas de aumentos futuros de preço

45 Efeitos no mercado de um aumento de procura
Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de procura. O preço sob. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais alto e maior quantidade.

46 Efeitos no mercado de uma variação da Oferta - aumento
Uma variação da oferta resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da oferta desloca-se para a direita e para baixo.

47 Causas de um aumento de oferta
O custo de um factor de produção diminui. Um avanço tecnológico diminui os custos. O número de firmas aumenta. Os produtores esperam um preço mais baixo no futuro. Subsídios.

48 Efeitos de um aumento de oferta
Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de oferta. O preço desce. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais baixo e maior quantidade.

49 Efeitos no mercado de variações na oferta e procura
O resultado depende da magnitudes das variações.

50 Os efeitos no mercado de variações da oferta e da procura
Neste caso o preço desce e a quantidade aumenta. Represente um caso onde o preço aumente e a quantidade aumente.

51 Revisão dos efeitos de variações da Procura e da Oferta
Variações na Procura ou na Oferta Variação no preço Variação na quantidade Aumento na procura Aumenta Diminuição na procura Diminui Aumento na oferta Diminuição na oferta

52 Quantidade que o consumidor
Análise da Demanda de Mercado Utilidade Total e Utilidade Marginal Ut Umg = Quantidade que o consumidor deseja consumir. q Utilidade total Utilidade marginal Qtd. consumida Qtd. consumida

53 Análise da Demanda de Mercado
Ex: Utilidade Marginal Paradoxo da Água e do Diamante Por que a água, sendo mais necessária, é tão barata, e o diamante supérfluo, tem preço tão elevado ? Grande Utilidade Total Baixa Utilidade Marginal (encontrada em abundância) Água Grande Utilidade Marginal (escasso) Diamante

54 Análise da Demanda de Mercado
Variáveis que afetam a Demanda Riqueza (e sua distribuição) Renda (e sua distribuição) Preço do bem Preço dos outros bens Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

55 Análise da Demanda de Mercado
Variáveis que afetam a Demanda qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Função Geral da Demanda qdi = quantidade procurada (demandada) do bem i pi = preço do bem i ps = preço dos bens substitutos ou concorrentes pc = preço dos bens complementares R = renda do consumidor G = gostos, hábitos e preferências do consumidor Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variáveis, deve-se recorrer à hipótese ceteris paribus

56 Relação entre a quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Função Convencional qdi = f( pi ) Supondo ps , pc , R e G constantes Lei Geral da Demanda qdi < 0 Tudo o mais constante (ceteris paribus), a quantidade demandada de um bem ou serviço varia na relação inversa de seu preço. pi Por que ?

57 Relação entre a quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Efeito preço total: O bem fica mais barato relativamente aos concorrentes, fazendo com que a qtd. demandada aumente. Efeito substituição Com a queda do preço, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a qtd. demandada do bem deve aumentar. Efeito renda

58 Análise da Demanda de Mercado
Ex.: Gráfico - Curva de Demanda – Função Linear Representa o efeito do preço de um bem sobre a quantidade do bem que os consumidores estão dispostos a comprar e não a compra efetiva (ceteris paribus). Como o preço e a quantidade demandada têm relação nega- tiva, a curva de demanda se inclina para baixo. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade adquirida de livros Ex.Renda de R$ 2 mil qdi = 25 – 0,25pi qdi = a – b.pi

59 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bem substituto = o consumo de um bem substitui o consumo ou concorrente do outro. qdi = f( ps ) Supondo pi , pc , R e G constantes Dois bens para os quais, tudo o mais man- tido constante (ceteris paribus), um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex.: Manteiga e margarina. qdi > 0 ps

60 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Preço da Coca-cola(R$) 80 60 40 20 Qtd. consumida de Coca-cola (Supondo um aumento no preço do guaraná) D0 D1 Bem substituto ou concorrente Ex.: 1- Carne de vaca, frango e peixe. 2- Cerveja Antarctica e Brahma. 3- Coca-cola e Guaraná.

61 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bens complementares = são bens consumidos em conjunto. qdi = f( pc ) Supondo pi , ps , R e G constantes Bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem. Ex.: Computador e software. qdi < 0 pc

62 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Preço do litro de gasolina (R$) 8 6 4 2 Qtd. de litros de gasolina (Supondo um aumento no preço dos automóveis) D0 D1 Bens complementares Ex.: 1- Camisa social e gravata; 2- Pneu e câmara. 3- Pão e manteiga. 4- Sapato e meia. 5- Litro de gasoli- na e automóvel.

63 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) qdi = f( R ) Supondo pi , ps , pc e G constantes Em relação à renda dos consumidores, há três situações distintas: qdi Bem Normal = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem. > 0 R

64 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Bem Inferior = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca uma diminuição na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de ônibus, carne de segunda. qdi < 0 R Bem de consumo saciado = se aumentar a renda do consumidor, não aumentará a demanda do bem. Caso da demanda de alimentos básicos, como o açucar, sal, arroz. qdi = 0 R

65 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Essa classificação depende da classe de renda dos Consumidores. Para consumidores de baixa renda não existem muitos bens inferiores. Com a renda mais elevada, maior nº de produtos passa a ser classificado como bem inferior.

66 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Preço da carne de 1ª (R$) Qtd. de carne de 1ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D0 D1 BEM NORMAL

67 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Preço da carne de 2ª (R$) Qtd. de carne de 2ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D1 D0 BEM INFERIOR

68 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) BEM SACIADO Preço do arroz (R$) Qtd. de arroz (Supondo um aumento na renda do consumidor)

69 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G) qdi = f(G ) Supondo pi , ps , pc e R constantes Hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados, “manipulados”por propaganda e campanhas promocionais, incentivando ou reduzindo o consumo de bens.

70 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G) Preço do Bem (R$) Quantidade adquirida do bem 80 60 40 20 Redução Aumento D1-Cigarro D0 D1-Leite Campanha do tipo “beba mais leite” Campanha do tipo “o fumo é prejudicial à saúde” Desloca p/ direita Desloca p/ esquerda

71 Análise da Demanda de Mercado
Resumo Principais variáveis determinantes da função de demanda, bem como as relações entre essas variáveis e a demanda do consumidor, podem ser assim resumidas: qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Função Geral da Demanda qdi qdi qdi qdi qdi < 0 > 0 < 0 e > < = 0 pi ps pc R G

72 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço A demanda de Mercado é igual ao somatório das demandas individuais. n Dmercado = dconsumidores individuais i = 0 i = 1,2,...,n consumidores. A cada preço, a demanda de mercado é a soma das demandas dos consumidores individuais.

73 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Qtd - Consumidor A Preço do Bem R$) Qtd - Consumidor B

74 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem R$) Total do Mercado 80 60 40 20

75 variações na quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Observações adicionais sobre a demanda Variações na Demanda e variações na quantidade demandada Variações na demanda = Dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alterações em ps , pc , R, G (ou seja, mudança na condição ceteris paribus). Variações na quantidade demandada = refere-se ao movi- mento ao longo da própria curva de demanda, em virtude da variação do preço do próprio bem pi , mantendo as demais variáveis constantes (ceteris paribus).

76 Variações na Quantidade Demandada
Análise da Demanda de Mercado Variações na Quantidade Demandada Movimento ao longo da curva de demanda Preço do próprio bem Variações na Demanda Renda Preços de bens relacionados Gostos Expectativas Número de compradores Desloca a curva de demanda

77 Análise da Demanda de Mercado
Variação na quantidade demandada Demanda Movimento ao longo da curva Deslocamento da curva Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Imposto que aumenta o preço do cigarro. D Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Política de combate ao fumo. D D’

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