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Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,

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Apresentação em tema: "Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,"— Transcrição da apresentação:

1 Vera Lucia Reis, Inciativa MAP, vlreis.ac@uol.com.br
O ENSINO BÁSICO COMO MECANISMO DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: O CASO DO PROJETO FLORESTA DAS CRIANÇAS, ACRE, BRASIL. Vera Lucia Reis, Inciativa MAP, Irving Foster Brown, Woods Hole Research Center-WHRC, Universidade Federal do Acre – UFAC, Renata Gomes de Abreu, Universidade Federal do Acre, INTRODUÇÃO As Secretarias Municipais de Educação aderiram ao processo de formação continuada de professores que, de forma participativa, elaboraram os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, colaborando para a reestruturação curricular, que incorporam temas de relevância local, associados ao manejo e conservação dos recursos naturais. Estes projetos são referências para a elaboração das unidades didáticas (planos de trabalho), integrando conteúdos das diversas disciplinas (interdisciplinaridade). As últimas décadas foram marcadas por profundas mudanças econômicas, com reflexos ambientais e socioculturais na Amazônia Sul-ocidental, cuja fronteira agropecuária vem se expandindo com a conversão de florestas em sistemas agrários, colocando em risco a biodiversidade local. Cenários de futuro para a Amazônia demonstram que o desmatamento, associado às grandes mudanças ambientais globais deverá provocar elevação da temperatura com processos de savanização de extensas áreas, se não houver mudanças radicais no uso da terra e no uso de combustíveis fósseis (Malhi et al., Science 2008). Fonte: COSTA 2000 DESMATE QUEIMA RESULTADOS - Foram doados 231 hectares de florestas distribuídos em 12 escolas em Assis Brasil, 01 em Brasiléia e 02 em Epitaciolândia utilizadas como unidade de ensino-aprendizagem; - O Projeto foi adotado como política pública no município de Assis Brasil, onde a proposta é trabalhada na íntegra (teoria e prática) em 37 escolas rurais, envolvendo 440 alunos e 156 ha de florestas. Os demais municípios adotaram apenas a metodologia. Em Brasiléia são 79 escolas e Epitaciolândia são 23, envolvendo um total de 102 professores e alunos; - Elaboração de material didático em conjunto com a comunidade (fichas de aprendizagem sobre espécies arbóreas mais comuns nas florestas); No Acre, as unidades de conservação que funcionam como barreiras contra o desmatamento, também estão sofrendo pressão interna, a exemplo da RESEX Chico Mendes que possuía, em 2000, 1% da sua área antropizada (Costa 2000), passou a apresentar 6,3% em 2008, segundo estimativas do SIPAM. RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES Um exemplo de ações que visa evitar estes cenários, promovendo conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais da região é o Projeto Floresta das Crianças – FLOC. APRESENTAÇÃO O Projeto Floresta das Crianças – FLOC desenvolve atividades de pesquisa participativa voltadas para conservação e manejo dos recursos naturais no ensino básico rural nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, incluindo a RESEX Chico Mendes. - Implantação de viveiros e dois experimentos de agroflorestas, de forma participativa com as comunidades rurais para potencializar áreas degradadas; - Implementação de cinco hortas comunitárias nas escolas, visando diversificar a merenda escolar; FLOC Escola 100 m As escolas recebem da comunidade uma área de floresta que é usada como laboratório natural. As atividades de ensino-aprendizagem contam com a participação dos pais e representantes comunitários, com o objetivo principal de promover a interação entre a comunidade, escola e floresta, mostrando a importância da conservação da biodiversidade, pela redução de práticas de desmatamento e queima. - Formação do comitê de Gestão das Crianças. O comitê de gestão das crianças é uma mini-associação de alunos formada para execução da Agenda 21 escolar. METODOLOGIA As ações buscam a interação da comunidade com a escola para construção de valores essenciais à manutenção e conservação da floresta. A proposta metodológica permite um trabalho contextualizado e interdisciplinar, onde são respeitados os aspectos sócio-histórico e cultural da região, com a participação das comunidades locais. PESQUISA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: aprimorando conhecimentos sobre a floresta As florestas doadas pelas comunidades foram mapeadas com o levantamento das suas potencialidades, de forma participativa, envolvendo professores, alunos e pais. O estudo da biodiversidade, do solo e das bacias hidrográficas, dentre outros oportunizaram o desenvolvimento da pesquisa nos FLOCs, bem como, o exercício da interdisciplinaridade e contextualização a cerca de problemas ambientais locais. Nesse sentido, é possível verificar que as estratégias de ensino propostas pelo projeto vêm colaborando para a aproximação da comunidade à escola, na participação das atividades de ensino-aprendizagem, permitindo a integração entre os conhecimentos tradicional e universal e a elaboração de novas ferramentas que valorizam as ações de conservação da floresta, como as fichas de aprendizagem, o mapeamento das áreas e a identificação de suas potencialidades, de forma participativa. Apoio:


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