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CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC MARCOS LAFFIN UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

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1 CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC MARCOS LAFFIN UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

2 EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL É preciso considerar que a função primeira da universidade se fundamenta na educação do ser humano, sujeito este que é ao mesmo tempo histórico, social, cultural, econômico, político e complexo em sua constituição. Educar o ser humano é simultaneamente educar o outro e educar-se a si mesmo pelo conjunto das construções históricas em seus avanços e suas contradições.

3 FORMAÇÃO E ENSINO Acesso a um saber que lhe permita, por um lado, conhecer as relações sociais que determinam seu modo de vida, sua concepção de mundo, sua consciência e, por outro, participar ativamente do processo de construção da sociedade através do trabalho e da participação política. (KUENZER, 1988, p. 105)

4 A PROPOSTA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC Buscar uma resposta possível a afirmações do gênero: Somente quem tem boas condições materiais tem acesso aos bens culturais e à universidade pública!? Responder a essa questão exigiria um estudo aprofundado do perfil socioeconômico e das relações sociais dos alunos. Mas esse estudo recairia sobre o aluno que já ingressou na universidade pública e este fato nos devolvia outra vez para o externo da instituição.

5 Era preciso delimitar o espaço de ação e buscar responder a questão com base nas demandas sociais / UFSC. Banco de dados e informações. Analisar o número de ingresso dos alunos que requerem isenção da taxa do vestibular. A PROPOSTA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC

6 A PROPOSTA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC De uma média de solicitações atendidas 2001 – 2002 – Aprovação reduzida 0,02% um candidato e que não permanecia na UFSC. Cursos procurados eram os de baixa demanda. Definiu-se então o universo de atuação.

7 Alunos que tiveram garantida a sua isenção na taxa do vestibular Estudantes de escola pública Critério socioeconômico Renda familiar < 2 sm Situações agravantes / moradia precária / questões de saúde A PROPOSTA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC

8 PRINCÍPIO ORIENTADOR Uma proposta de inclusão que superasse o assistencialismo e que colocasse o sujeito dessa ação no contexto central das intervenções para que se pudesse conferir a efetividade das ações. A PROPOSTA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC

9 JUSTIFICATIVA DO PROGRAMA Dificuldade de acesso dos estudantes de baixa renda na Universidade Pública. O percentual reduzido de ingresso de alunos isentos da taxa de inscrição do vestibular da UFSC. Ausência de um programa de educação popular. Inexistência de um fórum permanente de discussão da democratização do acesso de estudantes na universidade pública. Preocupação com a permanência dos alunos de baixa-renda na UFSC.

10 DADOS DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC CURSO INTENSIVOEXTENSIVOSEMI- EXTENSIVO EXTENSIVOSEMI- EXTENSIVO INÍCIO SETEMBROABRILAGOSTOABRILAGOSTO DURAÇÃO3 MESES9 MESES5 MESES9 MESES5 MESES Nº DE TURMAS21224 Nº DE ALUNOS TOTAL DE ALUNOS

11 Uma proposta de inclusão que superasse o assistencialismo e que colocasse o sujeito dessa ação no contexto central das intervenções para que se pudesse conferir a efetividade das ações. Para tanto: Um curso pré-vestibular popular; Acompanhamento pedagógico e psico-social visando trabalhar a auto- estima e desenvolver a consciência crítica, além de realizar a orientação e informação profissional; Acompanhar o estudante de forma a garantir a sua permanência na Universidade; Viabilizar atividades de extensão no projeto visando a sua integração curricular.

12 IMPLEMENTAÇÃO Curso Pré-Vestibular Popular nas Modalidades Extensivo e Semi-Extensivo; Propõe-se para este cursinho um modelo de gestão autônomo, transparente, sem voluntariado. Aulas ministradas por professores contratados e/ou alunos das licenciaturas que recebem bolsa. Utiliza-se material didático elaborado pela UFSC. Os alunos podem repetir o curso apenas uma vez e neste segundo ano é feito um levantamento do rendimento no vestibular. São formados grupos de estudos nas disciplinas de baixo desempenho e o material didático é diferenciado: listas de exercícios, estudos dirigidos e oficinas de redação.

13 IMPLEMENTAÇÃO Palestras de orientação profissional. Atividades extra-classe (Simulados, aulas de revisão, palestras, oficinas de redação, empréstimos dos livros do vestibular, atividades dinâmicas e confraternizações, como: churrascobol, vestibulando feliz, vestibulando em ação e festa vestibulina).

14 ACOMPANHAMENTO DA PROPOSTA: -O Curso Pré-Vestibular Popular da UFSC como objeto de estudos e pesquisas em Monografia, Dissertação e Tese. Psicologia, Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia) e Biblioteconomia. Acesso a Informação e Incentivo à Leitura ao estudante trabalhador e carente. Monografia (Kellyn Vieira) Fatos Sociais. Visibilidade dos Indicadores Sociais de Educação. Monografia (Otavio Auler)

15 ACOMPANHAMENTO DA PROPOSTA: Implantação de políticas públicas - desconstruindo a teoria da reprodução e inclusão social. Dissertação de Mestrado (Lidiane da Silva) Em Preto e Branco: estudo sobre representações da propaganda por afro- descendentes em Florianópolis, em fase de conclusão. Dissertação de Mestrado (Marina Melhado Gomes da Silva) Pré-vestibular popular : Limites e desafios da inclusão social. Tese (Otavio Auler)

16 POLÍTICA DE PERMANÊNCIA Ênfase pedagógica e psico-social: - Freqüência dos alunos nas aulas; - Participação nas atividades extra-classe; - Incentivo à não evasão do aluno no curso; - Elevação da auto-estima do estudante; - Aprovação do estudante no vestibular; - Permanência do aluno egresso na Universidade; - Aprendizagem significativa; - Acompanhamento da vida escolar e desenvolvimento profissional; - O curso com sentido de formação continuada; - Acompanhamento psico-pedagógico a alunos egressos e não egressos; - Assistência Social.

17 RESULTADOS Em 2003 ( duração de 3 meses) De 120 alunos concluíram o curso 117, dos quais 14 foram aprovados (12 na UFSC e 02 na UDESC). Em Extensivo e Semi-extensivo: De 200 alunos concluíram o curso 180, dos quais 38 alunos foram aprovados (34 na UFSC e 04 na UDESC).

18 RESULTADOS As aprovações foram nos cursos: UFSC: Biblioteconomia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Farmácia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, e Sistemas de Informação. UDESC: Administração, Artes Plásticas, Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica.

19 INVESTIMENTO NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UFSC Ano de 2003: R$ ,00 Ano de 2004: R$ ,00 Ano de 2005: R$ ,00

20 DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR A intencionalidade ético-política deve estar expressa em propostas pedagógicas de uma universidade que se manifesta em identidade cultural e coletiva, em condições de se cumprir a igualdade social.

21 DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR Quer a universidade uma sociedade solidária constituída por cidadãos cooperativos, ou deseja ela uma sociedade competitiva, onde os homens se atropelem uns aos outros em busca do êxito de suas pretensões particulares? (Mário Osório Marques 2000: 97)


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