A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questão de comportamento O ator Fernando Ceylão, de 29 anos, visivelmente acima do peso ideal, não encara a balança muito menos faz dieta. Estima estar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questão de comportamento O ator Fernando Ceylão, de 29 anos, visivelmente acima do peso ideal, não encara a balança muito menos faz dieta. Estima estar."— Transcrição da apresentação:

1 Questão de comportamento O ator Fernando Ceylão, de 29 anos, visivelmente acima do peso ideal, não encara a balança muito menos faz dieta. Estima estar na faixa dos 140 quilos. ''Quem não acompanha o culto ao corpo é uma espécie de alienígena'', diz. ''Outro dia estava na fila do banco e um menino perguntou ao pai por que eu era gordo. O pai respondeu que devia ser alguma doença'', conta. O ator Fernando Ceylão, de 29 anos, visivelmente acima do peso ideal, não encara a balança muito menos faz dieta. Estima estar na faixa dos 140 quilos. ''Quem não acompanha o culto ao corpo é uma espécie de alienígena'', diz. ''Outro dia estava na fila do banco e um menino perguntou ao pai por que eu era gordo. O pai respondeu que devia ser alguma doença'', conta. A professora universitária paulista Ana Teresa Oliveira, de 56 anos, não faz nada além de seguir sua natureza. Aos 17, espantou-se ao ver os primeiros fios de cabelo branco. Aos 30 anos, era grisalha e já enfrentava a pressão das amigas para usar tintura. Pintou uma só vez. ''Nunca mais. Não me reconheci no espelho'', diz. As cobranças nunca cessaram. ''Costumo dizer que elas têm medo de que meus cabelos denunciem a idade do grupo'', brinca A professora universitária paulista Ana Teresa Oliveira, de 56 anos, não faz nada além de seguir sua natureza. Aos 17, espantou-se ao ver os primeiros fios de cabelo branco. Aos 30 anos, era grisalha e já enfrentava a pressão das amigas para usar tintura. Pintou uma só vez. ''Nunca mais. Não me reconheci no espelho'', diz. As cobranças nunca cessaram. ''Costumo dizer que elas têm medo de que meus cabelos denunciem a idade do grupo'', brinca

2 Questão de comportamento o jornal. Um promotor do estado da Flórida foi detido após correr nu e bêbado em um estacionamento e entrar no carro de uma mulher, acreditando que fosse o de um amigo seu. O promotor Albert Tasker, disse à polícia que estava bebendo com amigos e achou divertido tirar a roupa e correr pelo estacionamento até o carro de um amigo, segundo o jornal Florida Keys Citizen. O promotor foi acusado de distúrbio da ordem e exposição desonesta e foi suspenso do trabalho sem remuneração, acrescentou o jornal.

3 Para toda norma há sanções Espontânea Espontânea Legal Legal

4 REFLEXÕES Somos nós que fazemos a hora? Somos nós que fazemos a hora? Ou a hora já vem marcada pela sociedade em que vivemos? O que, afinal, o sistema nos obriga a fazer em nossa vida? Ou a hora já vem marcada pela sociedade em que vivemos? O que, afinal, o sistema nos obriga a fazer em nossa vida? Qual o tamanho de nossa liberdade? Qual o tamanho de nossa liberdade?

5 Homem usar saia: CERTO OU ERRADO?

6 Desobedecer sinais de trânsito: CERTO OU ERRADO?

7 Fumar em locais públicos: CERTO OU ERRADO?

8 Utilizar computador: CERTO OU ERRADO?

9 Estacionar em vaga destinada a portador de deficiência física: CERTO OU ERRADO?

10 Poligamia: CERTO OU ERRADO? Poliginia Poliginia Poliandria Poliandria

11 Dominar os códigos de leitura e escrita: CERTO OU ERRADO?

12 Peculato: CERTO OU ERRADO?

13 FATOS SOCIAIS > Coerção social

14 EMILE DURKHEIM ( )

15 O Referencial teórico de Emile Durkheim HIPERARQUIPÉLAGO

16 Correções

17 Questão 1 -Principais temas abordados pelo referencial teórico de Durkheim: A importância da Sociologia como uma ciência empírica (relacionado às questões do método científico); A importância da Sociologia como uma ciência empírica (relacionado às questões do método científico); A ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social (tratado pela teoria da solidariedade social A ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social (tratado pela teoria da solidariedade social As fontes e o caráter moral na sociedade (conceitos de anomia e consciência coletiva). As fontes e o caráter moral na sociedade (conceitos de anomia e consciência coletiva).

18 Questão 2 - Para Emile Durkheim o objeto da Sociologia consiste na divisão do trabalho social, que torna possível a união e a solidariedade entre as pessoas de uma mesma sociedade. Como características deste fenômeno podem ser observadas a coercitividade, a exterioridade e a generalidade expressadas pelas normas sociais. - Para Emile Durkheim o objeto da Sociologia consiste na divisão do trabalho social, que torna possível a união e a solidariedade entre as pessoas de uma mesma sociedade. Como características deste fenômeno podem ser observadas a coercitividade, a exterioridade e a generalidade expressadas pelas normas sociais.

19 Fato social

20 Principais características do fato social Coercitividade – pressão que o grupo exerce sobre o comportamento individual; Coercitividade – pressão que o grupo exerce sobre o comportamento individual; Exterioridade – regra dotada de existência exterior às consciências individuais e passível de análise objetiva; Exterioridade – regra dotada de existência exterior às consciências individuais e passível de análise objetiva; Generalidade – padrão seguido pela maioria. Generalidade – padrão seguido pela maioria.

21 Coercitividade do fato social O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. Neste sentido é possível perceber sanções espontâneas e sanções legais O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. Neste sentido é possível perceber sanções espontâneas e sanções legais

22 Comportamento o ator Fernando Ceylão, de 29 anos. Visivelmente acima do peso ideal, ele não encara a balança, muito menos faz dieta. Estima estar na faixa dos 140 quilos. ''Quem não acompanha o culto ao corpo é uma espécie de alienígena'', diz. ''Outro dia estava na fila do banco e um menino perguntou ao pai por que eu era gordo. O pai respondeu que devia ser alguma doença'', conta. o ator Fernando Ceylão, de 29 anos. Visivelmente acima do peso ideal, ele não encara a balança, muito menos faz dieta. Estima estar na faixa dos 140 quilos. ''Quem não acompanha o culto ao corpo é uma espécie de alienígena'', diz. ''Outro dia estava na fila do banco e um menino perguntou ao pai por que eu era gordo. O pai respondeu que devia ser alguma doença'', conta. o jornal. Um promotor do estado da Flórida foi detido após correr nu e bêbado em um estacionamento e entrar no carro de uma mulher, acreditando que fosse o de um amigo seu. O promotor Albert Tasker, disse à polícia que estava bebendo com amigos e achou divertido tirar a roupa e correr pelo estacionamento até o carro de um amigo, segundo o jornal Florida Keys Citizen. O promotor foi acusado de distúrbio da ordem e exposição desonesta e foi suspenso do trabalho sem remuneração, acrescentou o jornal.

23 Questão 3 Para o pensador Emile Durkheim os Fatos Sociais seriam maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares. Desta forma estes tipos de fenômenos sociais deveriam ser observados como coisas externas à vontade e à consciência individual por resultarem de uma coerção social e possuírem caráter coletivo. A partir do exposto demonstre compreensão de um dos principais conceitos do referencial teórico de Emile Durkheim a partir das seguintes ações: a) Descreva, de forma objetiva, o Fato Social comum às reportagens; b) Explique por que o Fato Social identificado é coercitivo, exterior e geral. CASAMENTO COLETIVO REÚNE 235 CASAIS NO JARDIM DO MUSEU OSCAR NIEMEYER O CASAMENTO DO HOMEM MAIS ALTO DO MUNDO

24

25

26 Questão 4 Com base no referencial teórico de Durkheim é correto afirmar que a vida social poderia se analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza. Neste sentido, para alcançar a objetividade e a neutralidade científica é fundamental que o cientista se envolva com o objeto de estudo e delimite suas observações de acordo com seus valores e sentimentos pessoais. Com base no referencial teórico de Durkheim é correto afirmar que a vida social poderia se analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza. Neste sentido, para alcançar a objetividade e a neutralidade científica é fundamental que o cientista se envolva com o objeto de estudo e delimite suas observações de acordo com seus valores e sentimentos pessoais.

27 A realidade dos sentidos

28

29

30 Questão 5 Para Durkheim a sociedade possui uma realidade própria. Algo maior do que a simples soma das ações e dos interesses de seus membros individuais que pode representar certo obstáculo ao estudo sociológico. No entanto, a partir da análise dos efeitos e tentativas de expressão dos fatos sociais, pode- se estabelecer um método científico para estudar a sociedade. Para Durkheim a sociedade possui uma realidade própria. Algo maior do que a simples soma das ações e dos interesses de seus membros individuais que pode representar certo obstáculo ao estudo sociológico. No entanto, a partir da análise dos efeitos e tentativas de expressão dos fatos sociais, pode- se estabelecer um método científico para estudar a sociedade.

31

32 Questão 6 - Princípios do método positivista: Produção de conhecimento baseado em evidência empírica tiradas a partir da observação, da comparação e da experimentação; Produção de conhecimento baseado em evidência empírica tiradas a partir da observação, da comparação e da experimentação; Neutralidade do investigador em relação aos fatos sociais; Neutralidade do investigador em relação aos fatos sociais; Modelo experimental baseado nos princípios das ciências naturais; Modelo experimental baseado nos princípios das ciências naturais;

33 Método experimental Método que consiste em seis passos: Método indutivo que consiste em seis passos: Observação - acumula informações sobre os acontecimentos; Observação - acumula informações sobre os acontecimentos; Organização - das informações recolhidas; Organização - das informações recolhidas; Procura - de regularidades; Procura - de regularidades; Hipótese - tentativa de explicação das regularidades encontradas; Hipótese - tentativa de explicação das regularidades encontradas; Experimentação - verifica a hipótese colocada; Experimentação - verifica a hipótese colocada; Conclusão. Conclusão.

34 O MÉTODO CIENTÍFICO

35 O suicídio como fato social Observação (de evidência empírica) = suicídio enquanto fenômeno social, presente em várias sociedades e diferentes contextos históricos Observação (de evidência empírica) = suicídio enquanto fenômeno social, presente em várias sociedades e diferentes contextos históricos Organização (dos dados) = registro oficial de suicídios na FRA Organização (dos dados) = registro oficial de suicídios na FRA Procura (de regularidades nos registros) = predisposição diferenciada entre categorias de indivíduos : homens > mulheres, protestantes > católicos, ricos > pobres, solteiros > casados, paz > períodos guerra, crise econômica > Estabilidade econômica Procura (de regularidades nos registros) = predisposição diferenciada entre categorias de indivíduos : homens > mulheres, protestantes > católicos, ricos > pobres, solteiros > casados, paz > períodos guerra, crise econômica > Estabilidade econômica Hipótese (explicação para as regularidades encontradas) = pessoas fortemente integradas em grupos sociais, e cujos desejos e aspirações são regulados por normas sociais apresentam menor predisposição para o suicídio. Hipótese (explicação para as regularidades encontradas) = pessoas fortemente integradas em grupos sociais, e cujos desejos e aspirações são regulados por normas sociais apresentam menor predisposição para o suicídio. Experimentação (verificação da hipótese) = comparação de indicadores entre contextos diversos (outros países, diferentes épocas e culturas) Experimentação (verificação da hipótese) = comparação de indicadores entre contextos diversos (outros países, diferentes épocas e culturas) Conclusão = a integração e a regulação social demonstram a existência de fatores externos ao suicídio que caracterizam tal fenômeno em quatro modalidades. Conclusão = a integração e a regulação social demonstram a existência de fatores externos ao suicídio que caracterizam tal fenômeno em quatro modalidades.

36 Questão 7 - Pelo processo de socialização o indivíduo internaliza regras que condicionam seu comportamento a um padrão imposto pela sociedade. Ao exercer todo seu poder de coerção, o grupo manifesta o caráter objetivo da sociedade que se impõe aos desejos individuais. Neste sentido, para Durkheim, o suicídio é conseqüência de fatores sociais, hipótese corroborada pela análise de documentação oficial sobre o tema, na Europa do século XIX. - Pelo processo de socialização o indivíduo internaliza regras que condicionam seu comportamento a um padrão imposto pela sociedade. Ao exercer todo seu poder de coerção, o grupo manifesta o caráter objetivo da sociedade que se impõe aos desejos individuais. Neste sentido, para Durkheim, o suicídio é conseqüência de fatores sociais, hipótese corroborada pela análise de documentação oficial sobre o tema, na Europa do século XIX. De acordo com o exposto analise o texto que segue com base no referencial teórico de Durkheim executando as seguintes ações: a) Descreva os tipos de suicídio classificados pelo sociólogo; b) Defina o tipo de suicídio evidenciado e justifique a resposta. SUPOSTO ATENTADO DA AL QAEDA MATA AO MENOS 9 NO IÊMEN SUPOSTO ATENTADO DA AL QAEDA MATA AO MENOS 9 NO IÊMEN

37 Suicídio Egoísta:consequência do individualismo gerado pela fraca integração social

38 Suicídio Egoísta SUICÍDIO: DESPERDÍCIO DE VIDAS Olhando para os fatores culturais e religiosos relacionados com o suicídio, temos dados interessantíssimos. Nos países islâmicos (exemplo: Kuwait), em que cometer suicídio é estritamente proibido, a taxa geral é quase zero (0,1 por 100 mil habitantes) Nos países hinduístas (exemplo: Índia) e cristãos (exemplo: Itália), a taxa total de suicídio é em torno de 10 por 100 mil habitantes (hinduístas: 9,6 e cristãos: 11,2). Nos países budistas (exemplo: Japão), o total de suicídios é muito mais alto, com uma taxa de 17,9 por 100 mil habitantes. Nos países que oficialmente foram declarados "ateus" por seus regimes políticos, tais como a China, o antigo bloco da URSS e a Albânia, temos uma taxa extremamente alta, de 25,6 suicídios por 100 mil habitantes. Olhando para os fatores culturais e religiosos relacionados com o suicídio, temos dados interessantíssimos. Nos países islâmicos (exemplo: Kuwait), em que cometer suicídio é estritamente proibido, a taxa geral é quase zero (0,1 por 100 mil habitantes) Nos países hinduístas (exemplo: Índia) e cristãos (exemplo: Itália), a taxa total de suicídio é em torno de 10 por 100 mil habitantes (hinduístas: 9,6 e cristãos: 11,2). Nos países budistas (exemplo: Japão), o total de suicídios é muito mais alto, com uma taxa de 17,9 por 100 mil habitantes. Nos países que oficialmente foram declarados "ateus" por seus regimes políticos, tais como a China, o antigo bloco da URSS e a Albânia, temos uma taxa extremamente alta, de 25,6 suicídios por 100 mil habitantes.Fonte:

39 Suicídio Anômico: consequência do abalo no equilíbrio entre as circunstâncias das pessoas e seus desejos.

40 Suicídio Altruístico: decorrente de forte integração social

41 Suicídio fatalista: excesso de regulação social

42 Questão 8 Segundo Durkheim o caos social é evitado pela solidariedade social e moral que integra os indivíduos a partir de valores e costumes compartilhados. Neste sentido é possível observar dois tipos de solidariedade social de acordo com o grau da divisão de trabalho identificado: a mecânica nas sociedades menos complexas e a orgânica nas com maior diferenciação social. Segundo Durkheim o caos social é evitado pela solidariedade social e moral que integra os indivíduos a partir de valores e costumes compartilhados. Neste sentido é possível observar dois tipos de solidariedade social de acordo com o grau da divisão de trabalho identificado: a mecânica nas sociedades menos complexas e a orgânica nas com maior diferenciação social.

43 SOLIDARIEDADE MECÂNICA

44

45 SOLIDARIEDADE ORGÂNICA

46 DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL Solidariedade mecânica (coesão social a partir de semelhanças na religião, tradição, laços afetivos)– semelhança – coletividade – direito repressivo Solidariedade mecânica (coesão social a partir de semelhanças na religião, tradição, laços afetivos)– semelhança – coletividade – direito repressivo Solidariedade orgânica (coesão a partir da interdependência de funções) – diferenciação – individualidade – direito reparador Solidariedade orgânica (coesão a partir da interdependência de funções) – diferenciação – individualidade – direito reparador

47 Consciência coletiva Para Durkheim os sentimentos humanos são fruto da coerção social pois sua origem se dá a partir do convívio em grupo. Para que um sentimento fosse considerado inato seria necessário que o indivíduo nascesse com valores pré- determinados. Para Durkheim os sentimentos humanos são fruto da coerção social pois sua origem se dá a partir do convívio em grupo. Para que um sentimento fosse considerado inato seria necessário que o indivíduo nascesse com valores pré- determinados.

48 Questão 9 Segundo a ótica de Durkheim podemos perceber que a coesão em nossa sociedade decorre da solidariedade mecânica, nova forma de solidariedade social gerada da divisão crescente de trabalho ocorrida a partir da revolução industrial. Segundo a ótica de Durkheim podemos perceber que a coesão em nossa sociedade decorre da solidariedade mecânica, nova forma de solidariedade social gerada da divisão crescente de trabalho ocorrida a partir da revolução industrial.

49 SOLIDARIEDADE ORGÂNICA

50 Questão 10 Fundamentado no referencial teórico de Emile Durkheim some as alternativas corretas: Fundamentado no referencial teórico de Emile Durkheim some as alternativas corretas: (01)- A solidariedade social divide-se em solidariedade mecânica, característica das sociedades mais complexas devido a crescente divisão do trabalho, e solidariedade orgânica, na qual os indivíduos partilham de valores e sentimentos comuns. (01)- A solidariedade social divide-se em solidariedade mecânica, característica das sociedades mais complexas devido a crescente divisão do trabalho, e solidariedade orgânica, na qual os indivíduos partilham de valores e sentimentos comuns. (02)- A união a partir da semelhança na religião, tradição ou sentimento é o que Durkheim chama de solidariedade mecânica. (02)- A união a partir da semelhança na religião, tradição ou sentimento é o que Durkheim chama de solidariedade mecânica. (04)- O objeto de estudo da Sociologia, de acordo com Durkheim, é a divisão do trabalho social que torna possível a união e a solidariedade entre as pessoas de uma mesma sociedade. (04)- O objeto de estudo da Sociologia, de acordo com Durkheim, é a divisão do trabalho social que torna possível a união e a solidariedade entre as pessoas de uma mesma sociedade. (08)- Exemplos de sociedades mecânicas: Europa medieval, tribo ianomâmi do Planalto das Guianas e grupo aborígene do sul da Austrália. (08)- Exemplos de sociedades mecânicas: Europa medieval, tribo ianomâmi do Planalto das Guianas e grupo aborígene do sul da Austrália.

51 Para Durkheim... (02)- A união a partir da semelhança na religião, tradição ou sentimento é o que Durkheim chama de solidariedade mecânica. (02)- A união a partir da semelhança na religião, tradição ou sentimento é o que Durkheim chama de solidariedade mecânica. (08)- Exemplos de sociedades mecânicas: Europa medieval, tribo ianomâmi do Planalto das Guianas e grupo aborígene do sul da Austrália. (08)- Exemplos de sociedades mecânicas: Europa medieval, tribo ianomâmi do Planalto das Guianas e grupo aborígene do sul da Austrália. Somatório: 10 Somatório: 10

52 FIM


Carregar ppt "Questão de comportamento O ator Fernando Ceylão, de 29 anos, visivelmente acima do peso ideal, não encara a balança muito menos faz dieta. Estima estar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google