A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastoral da Comunicação Vicariato Olinda Reunião de trabalho, planejamento e articulação de agentes de Pascom. Centro Pastoral São Francisco de Assis,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastoral da Comunicação Vicariato Olinda Reunião de trabalho, planejamento e articulação de agentes de Pascom. Centro Pastoral São Francisco de Assis,"— Transcrição da apresentação:

1 Pastoral da Comunicação Vicariato Olinda Reunião de trabalho, planejamento e articulação de agentes de Pascom. Centro Pastoral São Francisco de Assis, Torres Galvão, Paulista. Paulista, 8 de junho de 2013.

2 Vicariato Olinda (dados gerais)  Criado em 2010 a fim de descentralizar o atendimento da Arquidiocese e promover integração de paróquias;  Possui 23 paróquias, localizadas em 7 municípios;  Possui cerca de 1 milhão de habitantes (25% da população residente na Arquidiocese);  Possui 963 km² de um total de 4.161 km² da Arquidiocese (cerca de 23% do total).

3 Vicariato Olinda (dados populacionais) MUNICÍPIOS ÁREA Km² POPULAÇÃO Habitantes Nº PARÓQUIAS Olinda 38398 mil11 Abreu e Lima 12997 mil2 Araçoiaba 25627 mil1 Igarassu 306100 mil2 Itamaracá 6619 mil1 Itapissuma 7425 mil1 Paulista 94320 mil5 TOTAL 963986 mil23

4 Vicariato Olinda (particularidades)  Com exceção de Araçoiaba e Abreu e Lima, todos os municípios são litorâneos (turismo, comércio específico, avanço do mar, colônias de pescadores e de marisqueiras)  Patrimônio histórico e cultural importante (Igrejas, fortes, monumentos);  Presença marcante de congregações religiosas (sobretudo em Olinda)  Possui seis (6) unidades prisionais para adultos e uma (1) para ressocialização de adolescentes (Funase);  Rica diversidade ambiental (manguezais e estuários, estações ecológicas, rios, Coroa do Avião).

5 Comunicação no Vicariato (o que existe)  Blog do Vicariato Olinda ( www.vicariatoolinda.org ) ; www.vicariatoolinda.org  Redes Sociais (Facebook)  Estagiário para produção de notícias;  Listas de e-mail;  Veículos de Comunicação da Arquidiocese (jornal, site, Rádio Olinda);  Reuniões e encontros das Comissões;  Programa Caminhos da Fé (segundas-feiras);  Etc.

6 Comunicação no Vicariato (a realidade)  Experiências de Pascom : Isoladas; Frágeis e não-perenes; Pouco estruturadas; Falta apoio e prioridade.  Ausência de encontros de formação e capacitação;  Comunidades e paróquias: comunicação insipiente;  Vicariato pouco presente nos espaços da Arquidiocese, quantitativa e qualitativamente.  Jornal da Arquidiocese não chega ao público alvo (encalha).

7 Comunicação no Vicariato (o que queremos)  Promover a articulação entre os agentes de Pascom atuantes nas paróquias e comunidades do Vicariato Olinda;  Favorecer o formação de uma espiritualidade/identidade comum entre os agentes de Pascom;  Implementar processo de capacitação continuada para agentes da Pascom já atuantes (motivar e alimentar para a missão);  Organizar cursos e capacitações voltados à formação de novos agentes da Pascom.

8 Como promover o fortalecimento da Pascom no Vicariato Olinda?  Como podemos trabalhar juntos para favorecer a articulação dos agentes de Pascom já atuantes nas paróquias e comunidades do Vicariato?  Como favorecer o amadurecimento da espiritualidade/identidade da Pastoral da Comunicação?  Como desenvolver estratégias voltadas à formação permanente dos agentes da Pascom no atual contexto, da chamada cultura midiática?  Como pensar a formação de novas lideranças e agentes de Pascom?

9 Pascom Vicariato Olinda pascom.vicariatoolinda@gmail.com


Carregar ppt "Pastoral da Comunicação Vicariato Olinda Reunião de trabalho, planejamento e articulação de agentes de Pascom. Centro Pastoral São Francisco de Assis,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google