A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como a química interfere na medicina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como a química interfere na medicina"— Transcrição da apresentação:

1 Como a química interfere na medicina
Prof.:Ana Carolina Química

2 Química Medicinal ou Química Farmacêutica e Medicinal é uma área de pesquisa que envolve a química, em especial a química orgânica, e a farmacologia. As contribuições da Química na saúde humana se fazem presentes sempre que algum material novo é produzido e aplicado na melhoria da qualidade de vida da população. Assim, o desenvolvimento de próteses menos agressivas ao corpo humano.

3 EXEMPLOS

4 Câncer O câncer é uma das doenças mais importantes na atualidade, constituindo a segunda maior causa de mortes nos países industrializados depois das doenças cardiovasculares. A introdução, a partir de 1978, do complexo cis-diaminodicloroplatina, de nome comercial "cisplatina", na quimioterapia do câncer, representou um marco na história da Química Inorgânica Medicinal, e constituiu um importante avanço no tratamento de diversos tipos de tumores. Desde então, desenvolveu-se uma intensa busca por novos complexos metálicos que também apresentassem atividade antitumoral, o que levou à descoberta de outros complexos de platina que atualmente são utilizados em clínica médica.

5 Hipertensão Diversas classes de drogas são usadas para o tratamento da hipertensão, e muitas delas interagem com metais, como os diuréticos, os bloqueadores de canais de cálcio e os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Esta enzima contém um átomo de zinco em sua estrutura e os anti-hipertensivos inibidores da ECA podem agir através da coordenação ao zinco. O nitroprussiato de sódio - um complexo de ferro com ligantes cianeto e nitrosila - é usado clinicamente nas emergências hipertensivas e provoca vaso dilatação pela liberação de óxido nítrico, NO.

6 Utilização do Elemento Tecnécio-99m
Radio fármacos são fármacos radioativos utilizados no diagnóstico ou tratamento de patologias e disfunções do organismo humano. Vários radioisótopos são utilizados na preparação de radio fármacos, entre os quais o tecnécio-99m (99mTc), que apresenta características físicas ideais para aplicação em Medicina Nuclear Diagnóstica. Uma vez administrado ao paciente, o radio fármaco deposita-se no órgão ou tecido alvo e imagens podem ser adquiridas a partir da detecção da radiação proveniente do paciente, utilizando-se equipamentos apropriados.

7

8 Conclusão A química é muito importante para a medicina, contribuindo para a criação de medicamentos e cura para doenças


Carregar ppt "Como a química interfere na medicina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google