A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Curso de Teologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Curso de Teologia"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Curso de Teologia Junho de 2011

2 Sacramento é um sinal visível da graça invisível.
SACRAMENTOS Sacramento é um sinal visível da graça invisível. Sacramentum fazer um juramento acompanhado de um gesto particular. Etimologia = origem Sacr - (sacrum, sacrare, consecrare) – aponta para uma relação com o “divino”; Mentum - é o meio pelo qual, ou o instrumento pelo qual se realiza a relação.

3 É o meio através do qual uma pessoa ou uma coisa se torna sagrada.
b) Jurídico – era a soma de dinheiro que duas pessoas em litígio (brigadas), depositavam num lugar sagrado; c) Militar – era o juramento de fidelidade (tatuagem) – “signum fidei”;

4 É aquilo que o sinal quer dizer.
É algo que se vê e quer informar, ajudar a compreender e a explicar (objeto, gesto, imagem, palavra, pessoa). SINAL SIMBÓLICO É aquilo que o sinal quer dizer. SINAL LITÚRGICO É o sinal simbólico que é capaz de ocultar, conter, revelar e comunicar os mistérios de Deus. O sinal litúrgico terá sempre um conteúdo sagrado.

5 GRAÇA

6

7

8 É a relação (realidade) do amor de Deus que se dá.
GRAÇA É o amor benevolente de Deus. Não é uma coisa, um objeto, mas uma relação. É a relação (realidade) do amor de Deus que se dá. “É o gesto divino que, quando acolhido pelo ser humano, o resgata da escravidão do pecado e da morte, e lhe comunica uma nova forma de vida, participação do próprio ser de Deus”. É a nova maneira transformada de existir – vida em plenitude divina. (RUIZ DE LA PEÑA)

9 GRAÇA ☻ Falar da graça de Deus é, antes de tudo, descobrir o seu amor pela humanidade. ☻ Diante da oferta gratuita desse dom de amor, o ser humano se sente impulsionado a amar.. ☻ A resposta humana à graça divina não pode ser em outro nível senão o do próprio amor. ☻ Só amando nós podemos dialogar com esse Deus-Amor. ☻ E o amor pressupõe gratuidade e liberdade: não se pode obrigar ninguém a amar.

10 SÍMBOLO Symbolon = juntar, colocar junto, confrontar, unir, recompor elementos separados, diferentes, para que daí surja sua unidade, seu sentido; Bállo = balanço, balança, embalo, baliza, balão, bala, balística, ballet, (baile), bola, bolo... (movimento = ação).

11 O símbolo não se resume naquilo que é, mas faz o movimento a uma outra realidade e nos remete a ela.

12 “Sinal presente de uma felicidade ausente.” (Rubem Alves)

13 O símbolo indica uma parte, que precisa ser completada por outra parte, para formar uma realidade completa e funcional.

14 Os Sacramentos e a Trindade
PAI É quem toma a iniciativa da comunicação do amor, do perdão e da salvação; É encontro dos filhos(as) com o Pai.

15 Os Sacramentos e a Trindade
FILHO É o Sacramento vivo do Pai; É o Sacramento do encontro com o Pai = mediador; Sacramentos = momentos celebrativos que atualizam a Páscoa de Cristo;

16 Os Sacramentos e a Trindade
FILHO Centralidade na liturgia = J.Cristo; Igreja = Cristo como sinal maior = Cristo como ponto de ref. Ele é o Sacramento “fontal”;

17 Os Sacramentos e a Trindade
ESPÍRITO SANTO Prepara cdd p/ encontro c/ Jesus; Torna presente a obra de Jesus; Une a Igreja à vida de Jesus; Impulsiona a cdd a vivenciar o espírito do Ressuscitado; O efeito dos Sacramentos se dá pelo Espírito Santo.

18 Os Sacramentos têm sua centralidade e protagonismo na Santíssima Trindade.
Ela é a fonte da graça.

19 Os Sacramentos e a Igreja
Ajuda as pessoas a acolherem e responderem aos dons de Deus; Ajuda as pessoas a acolherem e aceitarem a Salvação oferecida por Deus.

20 Sacramentos Batismo Crisma Eucaristia Iniciação Cura Serviço
Reconciliação Unção Sacramentos Ordem Matrimônio

21 Sacramentos de Iniciação Cristã
Iniciação = in-ter (latim) = ingresso no caminho; incorporação do iniciado(a) à comunidade religiosa com suas crenças e práticas sacramentais; é o processo que os candidatos(as) seguem para conhecer e participar na vida da comunidade cristã que é a Igreja; (catequese)

22 Sacramentos de Iniciação Cristã
se celebram no processo seguido para que o ser humano, movido pela palavra, professe publicamente sua fé e participe da vida da comunidade dos fiéis; Pela catequese são lançados os fundamentos de toda vida cristã.

23 Sacramentos de Cura é oferecida a força, o remédio, a misericórdia, o perdão de Deus àquelas pessoas que necessitam.

24 Sacramentos de Serviço
as pessoas são convidadas a assumirem concretamente a vivência cristã através da constituição e vivência familiar ou do ministério ordenado.

25 Deus Deus Deus Deus Conselhos Past.Juventude Cáritas Past. Criança
Past. Litúrgica Past. Sociais Past. Acolhida Past. 3ª Idade Grupos Oração Past. Dízimo Past.Enfermos A pos to la do Past. Batismo Movimentos Deus Deus Past. Saúde

26 BATISMO Bapto = Homero = caldeirão Baptizo = imergir, afundar, afogar e, simultaneamente, purificar, destruir, lavar. Babtizein = Bíblia = mergulhar

27 Sinais do Batismo Cruz – marca indelével Óleo – força e perfume
Vela – luz Água – purificação Veste – vestir-se da graça Sal – gosto e conservação Éfeta – “abre-te” – ouvir e falar

28 CRISMA ou Confirmação chriô (criw) = “Cristo” = “ungido”
“crisma” quer dizer “unção” Crismado = ungido Distinção = “a crisma” = Sacramento “o crisma” = óleo Crisma = confirmação = confirma + ação Confirmação do batismo = não incompleto, mas amadurecimento, consolidação, agora da própria pessoa

29 Sinais da Crisma Imposição das mãos b) Unção c) Abraço da paz

30 EUCARISTIA Eú = ação (boa ação) Cháris = graça
É uma (boa) ação de graças.

31 Mt 26,26-29 Mc 14,22-25 Lc 22,14-20 1Cor 11,23-26

32 Com a instituição da Eucaristia, Cristo inaugurou um novo modo de estar presente na Igreja, no mundo e em cada um de nós.

33 Eucaristia A Eucaristia é o próprio Cristo. Eucaristia é a celebração da páscoa de Cristo, da vida em plenitude. A Eucaristia expressa a unidade. A Eucaristia alimenta a vida e unidade da Igreja... A Eucaristia é o sacramento do Pão dividido, compartilhado.

34 Fonte e ápice da vida cristã.
Eucaristia Sacramento da Aliança. Fonte e ápice da vida cristã. Sacramento do Amor. Ceia sagrada. Banquete festivo. Sinal de comunhão com Deus, com as pessoas, com a natureza, com o meio ambiente.

35 Características das primeiras comunidades
● Celebravam nas casas; ● Tudo era colocado em comum; ● Traziam alimentos para partilhar; ● Todos sentavam ao redor da mesa; ● Sentido forte de ceia = comida; ● Tornavam presente o memorial da morte e ressurreição de Jesus; ● Jesus era o centro e o sentido maior;

36 Eucaristia = vivência A Eucaristia expressa a unidade da Igreja;
A Eucaristia alimenta a vida e unidade da Igreja; A Eucaristia educa para a unidade. A Eucaristia é o sacramento do Pão dividido, compartilhado. Implica o compromisso com a construção de uma sociedade, onde o “pão”, isto é, tudo aquilo que é fundamental para a vida – alimento, veste, saúde, educação, habitação – não falte a ninguém.

37 Eucaristia = vivência Eucaristia é a celebração da páscoa de Cristo, da vida em plenitude. Quem participa da Eucaristia deve assumir a responsabilidade para com a vida humana desde sua origem, no ventre materno, até o seu fim natural. A Eucaristia condensa e expressa o amor de Cristo levado ao extremo. Participar, pois, da Eucaristia implica o compromisso de gastar a própria vida no serviço e na dedicação aos irmãos.

38 Sinais da Eucaristia a) Assembleia reunida b) Palavra de Deus
c) Pão e vinho


Carregar ppt "Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Curso de Teologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google