A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escassez hídrica – um problema de todos Valongo do Vouga –Águeda 20 março 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escassez hídrica – um problema de todos Valongo do Vouga –Águeda 20 março 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Escassez hídrica – um problema de todos Valongo do Vouga –Águeda 20 março 2015

2 Água em estado Líquido no Sistema Solar

3 Só perto de 3% da água do planeta é doce Aproximadamente 97% da água do planeta Terra está contida nos Oceanos 75% do Planeta Terra encontra-se coberto por água

4 Água total Água doce, estado sólido, líquido e gasoso Rios e Lagos (USGS) / www.hidrologiasostenible.com Diâmetro de 1385 km Diâmetro de 272,8 km Diâmetro de 56,2 km

5 Avião comercial

6 Órbita baixa Terrestre Estação Espacial Internacional

7

8 Um mundo em que as zonas húmidas vão lentamente desaparecendo… De acordo com o Índice Planeta Vivo da WWF, as espécies ocorrentes em zonas húmidas diminuíram em 76%, entre 1970 e 2010. 64% das zonas húmidas desapareceram desde 1900, segundo recentes estimativas; Dificuldade no acesso a água potável por parte de 1 a 2 mil milhões de pessoas Deterioração de serviços ecossistémicos (controlo de cheias, armazenamento de carbono, purificação da água, etc.) …um mundo sedento e mais pobre

9 Diminuição de zonas húmidas a nível global Índice de Declínio de Zonas Húmidas. Mede a redução num amostragem global de mais de 1000 zonas húmidas, tendo reduzido em média 40% durante o período de 1970 a 2008 (patrocinado pela Convenção de Ramsar).

10 Águas subterrâneas: Água localizada na zona de infiltração do solo, onde os aquíferos subterrâneos ganham relevância. Águas subterrâneas Infiltração Zona Não Saturada Nível de Água Zona Saturada Água Ár Partículas de Solo Água Subterrânea Partículas de Solo Aquíferos livres: Formação geológica permeável, parcialmente saturada, limitada por camada geológica impermeável, a pressão atmosférica. Aquíferos confinados: formação geológica permeável, limitada (topo e base) por camadas geológicas impermeáveis, recarga lateral, taxa de recarga variável Adaptado de: http://biogeoart.blogspot.pt/2010/06/reservatorio-de-aguas-subterraneas.html Aquíferos porosos: Muito permeáveis, areias limpas, arenitos, conglomerados. Aquíferos fraturados ou fissurados: a água circula por fendas ou microfissuras, granitos, gabros, quarzo, etc. Aquíferos cársicos: a água circula por alargamento de diáclasses resultante da dissolução de dolomites e calcários..

11 Águas subterrâneas: Aquíferos 20% já em sobrexploração!!!

12 AdRA – As nossas Fontes As Águas da Região de Aveiro, S.A. é a empresa que fornece o serviço de abastecimento de água de qualidade aos munícipes do concelho de Águeda. Como entidade gestora controla a qualidade da água que consumimos, determina os locais de captação e assegura infraestruturas para tratamento e fornecimento do bem. Mais de metade da água utilizada para consumo doméstico e agrícola na região de Aveiro provém da exploração de aquíferos subterrâneos.

13 Onde é que gastamos a nossa água? Rega Doméstico Pecuária IndústriaEletricidade Despesa hídrica global, por área geográfica e setor de atividade cenário base, 2000 e 2050 Fonte: UN WWD Report 2014 Consumo hídrico, por setor de atividade, Portugal. Fonte: http://www.ecocasa.pt/userfiles/file/documentacao/relatorios_projectos/Relatorio_EcoFam

14 Consumos de Água em Portugal Consumo de água por NUT II em Portugal, ano de 2005, segundo dados do INE, 2011 (in Relatório final programa Eco Famílias, 2011)

15 Segundo o PNEUA, o custo para tratar a água para consumo doméstico corresponde a quase metade do valor total aplicado no tratamento de águas para consumo na rede pública. Consumos de Água em Portugal

16 O desenvolvimento de atividade implica consumo direto e indireto de recursos (hídricos e energéticos) Água Virtual O QUE É? A Água Virtual é a quantidade de água que é consumida para elaborar bens ou desenvolver serviços. É água que estando envolvida no processo não é percetível no imediato. A carne de bovino é das mais exigentes em termos hídricos. A água virtual requerida para gerar um quilo de carne em média implica gastos aproximados de 15.500 litros de água. Fonte: Infografia da National geographic magazine.

17 Fluxo de Água Virtual

18 Balanço virtual do fluxo de água, por paises e direção do fluxo hídrico neto relacionadao com coméricio em produtos agrícolas e industrial no período avaliado, 1996–2005. Só os fluxos mais volumosos (>15 Gm 3 /ano) são mostrados. (Hoekstra e Mekkonen, 2011) Nota: um Giga é 10 9, ou seja, 1.000.000.000 !!! Nota bem: 1 m 3 é equivalente a 1.000 litros

19 Água azul: É a agua que é captada a partir de águas superficiais e extraída de lençóis subterrâneos Água verde: Água utilizada resultante da precipitação pluvial e evapotranspiração Água cinzenta: Água necessária para diluir poluição resultante de ações humanas Água azul: É a agua que é captada a partir de águas superficiais e extraída de lençóis subterrâneos Água verde: Água utilizada resultante da precipitação pluvial e evapotranspiração Água cinzenta: Água necessária para diluir poluição resultante de ações humanas De que cor é a água? México e Espanha são os dois países que mais quantidade de água azul poupam, devido a transações comerciais.

20 De que cor é a água que tu usas? Total: 2500 litros/ l

21 De que cor é a água que tu usas? Total: 1800 litros/ kg

22 De que cor é a água que tu usas? Total: 1000 litros/ l

23 De que cor é a água que tu usas? Total: 300 litros/ l

24 De que cor é a água que tu usas? Total: 1600 litros/ kg

25 Pegada Hídrica O interesse na Pegada Hídrica está enraizado no reconhecimento de que os impactos humanos nos sistemas de água doce podem estar ligados ao consumo humano, e que questões como a escassez de água e a poluição podem ser melhores compreendidas e tratadas, considerando a produção e cadeias de suprimento como um todo," diz o professor Arjen Y. Hoekstra, criador do conceito da Pegada Hídrica. "Os problemas da água normalmente estão intimamente ligados à estrutura da economia global. Muitos países externalizarão significativamente sua Pegada Hídrica, pela importação de bens intensivos em água de outro lugar. Isso coloca pressão sobre os recursos hídricos nas regiões de exportação, onde muitas vezes os mecanismos para a sábia governança e conservação da água são escassos. Não só os governos, mas também os consumidores, as empresas e comunidades da sociedade civil podem desempenhar um papel na obtenção de uma melhor gestão dos recursos hídricos.

26 Pegada hídrica A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas. Calculando a pegada: Calculador rápido da pegada hídricaCalculador rápido da pegada hídrica: http://www.waterfootprint.org/?page=cal/waterfootprintcalculator_indv Calculador extenso da pegada hídricaCalculador extenso da pegada hídrica: http://www.waterfootprint.org/?page=cal/WaterFootprintCalculator

27 Pegada hídrica, consumos nacionais por paises com população superior a 5.000.000 de habitantes, por categorias de produtos (m 3 /ano/per capita) (1996-2005) (http://www.waterfootprint.org/Reports/Report50-NationalWaterFootprints-Vol1.pdf)

28 Pegada hídrica: uma curiosidade Portugal, com uma pegada de 2505 metros cúbicos per capita, por ano, tem cerca de 60% da sua Pegada Hídrica total fora das fronteiras do país; Brasil, com uma pegada de 2027 metros cúbicos per capita, por ano, tem cerca de 9% da sua Pegada Hídrica total fora das fronteiras do país; A Pegada Hídrica dos cidadãos dos EUA é 2840 metros cúbicos per capita, por ano. Cerca de 20% dessa Pegada Hídrica é externa. A pegada maior de água externa do consumo nos EUA encontra-se na bacia do rio Yangtze, na China; A Pegada Hídrica do consumo chinês é cerca de 1070 metros cúbicos per capita, por ano. Cerca de 10% da Pegada Hídrica chinesa cai fora da China.

29 Segundo o relatório da ONU (WWDR – World Water Development Report de 2014) existem mais de 768.000.000 de pessoas sem acesso a fontes melhoradas de água potável. Dados indicam que a quantidade de pessoas cujo direito à água se encontram insatisfeitas, seria da ordem dos 3,5x10 9 ! Quase metade da população global!!! Mar de Aral em 1960 Mar de Aral hoje Segundo o Grupo de Alto Nível acerca da Agenda de Desenvolvimento Post-2015 (ONU), 2.000 milhões de pessoas carecem de água potável.

30 Fonte: World Water Development Report 4. World Water Assessment Programme (WWAP), March 2012, in www.un.org Baixo stresse hídrico Stresse hídrico Físico Área em vias de desenvolver stresse hídrico Stresse hídrico Económico Não estimado Stresse Hídrico Físico e Económico Global

31 Alterações Climáticas Globais Aumento da temperatura global prevista é de 0,9ºC a 2,3ºC, para um cenário de baixas emissões e de 3,2ºC a 5,4ºC para um cenário com elevadas emissões. Que impactos noutros recursos? Subida do nmm, eventos disruptivos, diminuição da produtividade agrícola, aumento do número e intensidade de incêndios, diminuição da biodiversidade, diminuição da produção de energia elétrica. Que efeitos na água? Diminuição das precipitações, maiores períodos de seca, ocorrência de eventos de precipitação pluvial extrema, provocando cheias e erosão costeira, decréscimo da água disponível, tornando-se mais cara e inacessível. Que efeitos esperados em Portugal? Aumento de incêndios, aumento de periodos de seca e intensidade dos mesmos, decréscimo de produtividade agrícola, ocorrência de ondas de calor, diminuição de água disponível, enxurradas e cheias, diminuição da disponibilidade e qualidade de água em aquíferos, etc Que medidas preventivas? Reflorestar fazendo uso de espécies autóctones adaptadas ao clima mediterrânico, adoção de técnicas agrícolas adequadas a escassez hídrica. Fonte: Relatório do 2º Grupo de Trabalho do IPCC: Impacts, Adaptations and Vulnerability: in Alterações Climáticas: Preparar Portugal, LPN, 2014) Previsão de subidas de temperaturas

32 Quê fazer? Trabalhar para atingir a eficiência hídrica: Poupar* Sensibilização das pessoas com as quais convivemos Escolher bens que impliquem menor gasto de água na sua confeção Ter em atenção a origem dos bens, evitando o consumo dos que provêm de zonas que sofrem de escassez hídrica Existe uma ligação entre produção de energia e consumo hídrico, diminuir o consumo energético diminui a nossa pegada hídrica A reciclagem é um processo mais eficiente no que à despesa de água diz respeito *https://eficienciahidrica.wordpress.com/2012/06/29/guia-de-boas-praticas-uso-sustentavel-da-agua/

33 Plastic Ocean É uma organização internacional que visa estudar e tem como objetivo final contribuir ativamente para o desaparecimento deste autêntico monstro do oceano Pacífico

34 The UN World Water Development Report 2015, Water for a Sustainable WorldSustainable World The 2015 edition of the United Nations World Water Development Report (WWDR 2015), titled Water for a Sustainable World, will be launched at the official celebration of the World Water Day, on March 20. The WWDR 2015 demonstrates how water resources and services are essential to achieving global sustainability. Taking account of economic growth, social equity and environmental sustainability, the report’s forward-looking narrative describes how major challenges and change factors in the modern world will affect – and can be affected by – water resources, services and related benefits. The report provides a comprehensive overview of major and emerging trends from around the world, with examples of how some of the trend‐related challenges have been addressed, their implications for policy‐makers, and further actions that can be taken by stakeholders and the international community. Lançamento de volume de estudo hoje! http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/wwap/wwdr/2015- water-for-a-sustainable-world/

35 Bibliografia e Webgrafia http://www.slideshare.net/carlosgomes/guas-subterrneashttp://www.slideshare.net/carlosgomes/guas-subterrneas, acedido a 12 março de 2015 http://www.cm-agueda.pt/pages/526#.VQrA747oep0http://www.cm-agueda.pt/pages/526#.VQrA747oep0 acedido a 19 março de 2015 http://www.unep.org/dewa/vitalwater/article77.htmlhttp://www.unep.org/dewa/vitalwater/article77.html acedido a 10 de março de 2015 http://www.waterfootprint.org/?page=files/homehttp://www.waterfootprint.org/?page=files/home acedido a 10 março de 2015 http://www.unwater.org/publications/publications-detail/pt/c/202716/http://www.unwater.org/publications/publications-detail/pt/c/202716/ acedido a 10 de março de 2015 http://www.zaragoza.es/ciudad/medioambiente/onu/en/detallePer_Onu?id=71 http://www.zaragoza.es/ciudad/medioambiente/onu/en/detallePer_Onu?id=71 acedido a 18 de março de 2015 http://www.hidrojing.com/http://www.hidrojing.com/ acedido a 9 de março de 2015 www.hidrologiasostenible.com/www.hidrologiasostenible.com/ acedido a 9 março de 2015 http://www.ecocasa.pt/userfiles/file/documentacao/relatorios_projectos/Relatorio _EcoFam%C3%ADlias_AdC.pdfhttp://www.ecocasa.pt/userfiles/file/documentacao/relatorios_projectos/Relatorio _EcoFam%C3%ADlias_AdC.pdf acedido a 19 de março de 2015 http://www.apambiente.pt/ acedido a 19 de março de 2015 http://www.regiaosustentavel.pt/agencia/http://www.regiaosustentavel.pt/agencia/ acedido a 12 de março de 2015 http://escolasustentavel.regiaosustentavel.pt/http://escolasustentavel.regiaosustentavel.pt/ acedido a 13 de março http://www.agua.org.mxhttp://www.agua.org.mx acedido a 19 de março


Carregar ppt "Escassez hídrica – um problema de todos Valongo do Vouga –Águeda 20 março 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google